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dc.contributor.advisorDalcastagnè, Regina-
dc.contributor.authorSilva, Andressa Marques da-
dc.date.accessioned2021-06-29T16:05:56Z-
dc.date.available2021-06-29T16:05:56Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.date.submitted2021-02-10-
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Marques da. Autoras de seus dias: escritoras negras e o ensino de Literatura. 2021. 297 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41311-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA literatura, uma das formas em que o conhecimento é elaborado, é capaz de possibilitar experiências que nos colocam em contato com a nossa humanidade, o que também está no horizonte de expectativas da práxis educativa. Meu objetivo neste trabalho é pensar sobre as obras literárias das autoras negras brasileiras, inseridas no continuum criativo do povo negro, e sua reflexão sobre a herança cultural brasileira como ponto inegociável na transmissão dos saberes eleitos pela escola. Para isso, parto de uma crítica à formação do conhecimento e ao epistemicídio que funda a modernidade. Em um segundo momento, relaciono a história da educação brasileira, o ensino de literatura e a agência dos negros na articulação histórica em prol da educação, argumentando sempre ter havido um interesse, por parte da imprensa negra, das associações negras e dos coletivos literários, em uma revisão do conhecimento escolar a respeito das narrativas sobre a herança cultural negra no país como condição para a construção da formação humana e cidadã. No último capítulo do trabalho, reflito sobre a abordagem, no ensino de literatura, de contos de Maria Firmina dos Reis (1822-1917), Ruth Guimarães (1920-2014), Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Marilene Felinto (1957-) e Conceição Evaristo (1946-). O intuito é avançar pelas barreiras impostas pelo historicismo nos estudos literários, que bebem da noção moderna de literatura, ressignificando, então, a escolha do repertório que fazemos como professores e professoras de literatura, mas de maneira articulada, e não apenas ilustrando tais obras como casos isolados. Dessa maneira, discuto a reinserção do conhecimento elaborado pelas mulheres negras, a partir de suas literaturas e seus ethos de escritora, nos estudos literários na sala de aula.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAutoras de seus dias : escritoras negras e o ensino de Literaturapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAutoras negraspt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEpistemicídiopt_BR
dc.subject.keywordHistória da Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcpt_BR
dc.subject.keywordLiteratura negrapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Literature, one of the means through which knowledge is developed, is capable of enabling experiences that put us in touch with our humanity, which is also within the scope of educational praxis. The aim of this thesis is to reflect on the literary works of black Brazilian authors, inscribed in black people’s creative continuum, and their thoughts on the Brazilian cultural heritage as a non-negotiable aspect of the knowledge transmitted by schools. To that end, I start criticizing knowledge formation and the epistemicide that established modernity. Afterwards, I relate the history of education in Brazil, literature teaching and the historic articulation of black social agents in favor of education, arguing that there has always been an interest, on the part of the black press, black associations and literary collectives, in reviewing school knowledge on the narratives about the black cultural heritage as a condition for human and citizen formation in the country. In the last chapter, I approach some short stories by Maria Firmina dos Reis (1822-1917), Ruth Guimarães (1920-2014), Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Marilene Felinto (1957-) and Conceição Evaristo (1946-) as a resource in literature teaching. The aim is to break through the barriers imposed by historicism in literary studies, based on the modern notion of literature, thus re signifying the repertoire we choose as literature teachers, articulating these short stories instead of only portraying them as isolated cases. Therefore, I discuss the reinsertion of knowledge elaborated by black women, based on their literary work and writer’s ethos, in literature teaching.pt_BR
dc.description.abstract2La literatura, una de las formas en que el conocimiento es construido, es capaz de generar experiencias que nos ponen en contacto con nuestra humanidad, algo que también se integra en el horizonte de expectativas de la praxis educativa. El objetivo de este trabajo es reflexionar sobre las obras literarias de las autoras negras brasileñas, insertadas en el continuum creativo del pueblo negro, y su reflexión sobre la herencia cultural brasileña cómo punto ineludible en la transmisión de los saberes elegidos por la escuela. Para ello, parto de una crítica a la formación del conocimiento y al epistemicidio fundante de la modernidad. Seguidamente, hago un repaso de la historia de la educación brasileña, la enseñanza de la literatura y la agencia de los actores sociales negros en la articulación histórica por la educación, argumentando que siempre hubo un interés por parte de la prensa negra, de las asociaciones negras y de los colectivos literarios por una revisión del conocimiento en las escuelas respecto a las narrativas sobre la herencia cultural negra en el país, como condición para la construcción de la formación humana y ciudadana. En el último capítulo del trabajo, reflexiono sobre el abordaje, en la enseñanza de la literatura, de cuentos de Maria Firmina dos Reis (1822-1917), Ruth Guimarães (1920-2014), Carolina Maria de Jesus (1914-1977), Marilene Felinto (1957-) e Conceição Evaristo (1946-) con el fin de avanzar sobre las barreras impuestas por el historicismo en los estudios literarios, que se apoyan en la noción moderna de literatura, resignificando, así, la elección del repertorio que hacemos como profesores y profesoras de literatura, pero de manera articulada, y no solo ilustrando tales obras como casos aislados. De esta manera, en las aulas de estudios literarios discuto la reinserción del conocimiento elaborado por las mujeres negras, a partir de su literatura y su ethos de escritora.pt_BR
dc.contributor.emailaandressammarques@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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