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Título : Prospecção de competências em informação na gestão do setor de transporte hidroviário brasileiro
Autor : Moreira, André Cavalcante
Orientador(es):: Araújo Júnior, Rogério Henrique de
Assunto:: Competência informacional
Transporte hidroviário
Política pública
Fecha de publicación : 29-jun-2021
Citación : MOREIRA, André Cavalcante. Prospecção de competências em informação na gestão do setor de transporte hidroviário brasileiro. 2021. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília 2021.
Resumen : Aborda o estudo da prospecção de competências em informação na gestão do setor de transporte hidroviário brasileiro. Tem por objetivo prospectar quais competências em informação são requeridas aos gestores que cuidam da política do setor de transporte hidroviário brasileiro no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Busca identificar e avaliar as fontes de informação no setor analisado, com proposta adicional de mapear a situação atual das competências em informação e analisar o perfil dos profissionais da gestão estratégica e tática do setor de transporte hidroviário no Brasil no âmbito do DNIT. Por meio de abordagem teórica identifica, no estudo de prospecção de competências em informação, as capacidades e habilidades que devem ser aprimoradas nos servidores públicos federais da área estudada. Permite assim, analisar e avaliar de forma crítica as informações obtidas, uma vez que as informações relevantes, precisas e originárias de fontes de informação confiáveis possibilitam planejar e auxiliar as tomadas de decisões e definições de políticas para o setor. Com tal propósito, foi realizado como modalidade de pesquisa um estudo de caso de natureza qualitativa, entendido como um método ou como a escolha de um objeto de estudo definido pelo interesse em casos individuais. A escolha desse tipo se deu em função do número reduzido de gestores existentes na amostra, oito servidores públicos federais, que representam todos os setores de gestão do setor de transporte hidroviário no Brasil. A metodologia utilizou o método de coleta de dados por meio da técnica de entrevista estruturada. A aplicação de questionário, composto de questões abertas e fechadas, serviu como roteiro para condução das entrevistas propostas, e priorizou os métodos qualitativos concomitantes subordinada aos pressupostos que orientam e possibilitam o estudo do problema de pesquisa. Essa definição busca elaborar cenários prospectivos das competências em informação necessárias ao profissional enquanto gestor do setor de transporte hidroviário brasileiro. O resultado final é a proposta de uma prospecção de competências em informação para preencher as lacunas informacionais existentes no rol de competências do setor e contribuir para a melhoria contínua na gestão de transporte hidroviário brasileiro, a fim de alcançar maiores investimentos e otimização de gastos com operações, manutenção e infraestrutura da área.
Abstract: It addresses the study of prospecting for information skills in the management of the Brazilian waterway transport sector. It aims to explore what information skills are required for managers who take care of the Brazilian inland waterway transport sector policy at the National Department of Transport Infrastructure (DNIT), seeking to identify and assess the information sources in the sector, with an additional proposal to map the current situation of information skills and analyze the profile of professionals in the strategic and tactical management of the inland waterway transport sector in Brazil under the DNIT. Through a theoretical approach, it identifies, in the study of prospecting for information skills, the capacities and skills that must be improved in the federal officials of the researched area, thus allowing to analyze and critically evaluate the information obtained, since the relevant, accurate and originating information from reliable information sources, make it possible to plan and assist in decision making and sectoral policy definitions. For this purpose, a qualitative case study was carried out as a research modality, understood as a method or as the choice of a study object defined by the interest in individual cases. The choice for this type is due to the small number of participants in the sample, eight federal officials, who represent the management sectors of waterway transport in Brazil. The methodology used the data collection method, through the technique of structured interviews with the application of a questionnaire composed of open and closed questions in order to serve as a guide for conducting the proposed interviews. Qualitative methods were prioritized concomitant to the assumptions that guide and enable the study of the research problem. This definition seeks to elaborate prospective scenarios of the information skills necessary for the professional, as a manager of Brazilian inland waterway transport. The result is the proposal for prospecting information skills to fill the informational gaps in the skills list of the sector, contributing to the continuous improvement in Brazilian inland waterway transport management, in order to achieve greater investments and optimization of infrastructure operating and maintenance expenses.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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