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dc.contributor.advisorRibeiro, Alice Melo-
dc.contributor.authorSilva, Helena Barroso da-
dc.date.accessioned2021-06-28T16:26:40Z-
dc.date.available2021-06-28T16:26:40Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.date.submitted2021-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Helena Barroso da. Meu querido diário de aula...: uma proposta de pesquisa narrativa para uma prática reflexiva. 2021. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41290-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNa certeza de que temos uma vida cheia de história e são essas histórias que nos define nesse mundo. Também nós educadoras e educadores usamos as nossas experiências para dá significação a nossa prática docente não tão somente para achar sentido, mais para refletir sobre o trabalho que realizo em sala de aula. A prática reflexiva, que relaciona a experiência, prática e a teoria, fortalece e transforma as ações em sala de aula na escola e possivelmente na sociedade. Nesse sentido, para guarda todas as experiências cheias de emoções, sentimentos e situações vivenciada em sala de aula que o uso dos diários se faz necessário. Pois não são apenas fatos, são memórias cheias de afeto que uso para entender minha trajetória como docente. Assim o objetivo dessa pesquisa é analisar os diários de aula numa perspectiva reflexiva das situações do cotidiano do docente. Dado o nosso interesse em analisar o diário de aula, escolhi como delineamento de pesquisa a pesquisa narrativa, mais precisamente a narrativa autobiográfica, por permitir interpretar o mundo de uma forma bastante particular e subjetiva. Os diários de aula foi a técnica utilizada para produzir as narrativas, já que a presente pesquisa pretendeu discutir algumas possibilidades de abordagem dessa técnica como portadora e construtora de sensibilidade, considerando as diferentes situações que envolve a prática docente e as justificando de acordo com a minha trajetória levando em consideração a afetividade dessas situações que foi problematizada como objeto dessa pesquisa. Participou dessa pesquisa uma professora temporária da secretária do Distrito Federal. Foram escolhidos 10 momentos charneiras, diante desses momentos que refletir o meu trabalho como professora, que surgiram muitas inquietações e foram momentos de descobertas pessoais, que me descobrir como ser professora e busquei minha própria identidade. E esses momentos serão analisados em forma de autorreflexão. Neste contexto, o objetivo dessa análise de dados é da significação aos fragmentos encontrados nos diários e uma proposta viável ao professor de ciências. Para não somente me compreender, mas compreender também minhas escolhas, a análise se ocorreu em quatro momentos:1) Foram feitos recortes dos diários, esses recortes são meus momentos charneiras, foi feito uma descrição da situação vivenciada e a autorreflexão.2) Posteriormente a autorreflexão ligada esses momentos com a minha trajetória de vida e a tomada de decisão em cada caso.3) Por último a reflexão dessa ação, suas consequências e uma proposta de perspectiva de atitude mais coerente e desejada para o professor no Ensino de Ciências. Assim cada recorte é um fragmento de um momento vivenciado, esses momentos são a preservação da minha memória que trago descobertas e reflexões do meu dia a dia, para dá significação a cada recorde eles foram renomeados com título de acordo com o conteúdo que possui dentro do fragmento. 4) Por fim foi feito a análise temática dialógica das autorreflexões de maneira a construir o mapa de significados. Foram encontrados nos diários duas novas competências para reflexão diferentes das teorias de Dewey (1953) e Schon (2000) o que pode apresentar um novo caminho para análises das reflexões. Essas competências são características que poderá ser muito importante para mudanças nas ações de professores reflexivo em sala de aula. Assim escrever diários poderá ser muito significativo e valorosa para educação, pois são inúmeras as contribuições que essa técnica poderá apresentar na vida do docente, para a sociedade e para as Ciências.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMeu querido diário de aula... : uma proposta de pesquisa narrativa para uma prática reflexivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiários de aulapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordPesquisa autobiográficapt_BR
dc.subject.keywordProfessores reflexivospt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In the certainty that we have a life full of history and these are the stories that define us in this world. We educators and educators also use our experiences to give meaning to our teaching practice not only to find meaning, but also to reflect on the work I do in the classroom. Reflective practice, which relates experience, practice and theory, strengthens and transforms actions in the classroom at school and possibly in society. In this sense, to keep all experiences full of emotions, feelings and situations experienced in the classroom that the use of diaries is necessary. Because they are not just facts, they are memories full of affection that I use to understand my trajectory as a teacher. Thus, the objective of this research is to analyze the class diaries in a reflexive perspective of the teacher's daily situations. Given our interest in analyzing the class diary, I chose narrative research as the research design, more precisely the autobiographical narrative, because it allows to interpret the world in a very particular and subjective way. The class diaries was the technique used to produce the narratives, since the present research intended to discuss some possibilities of approaching this technique as a carrier and builder of sensitivity, considering the different situations that involve teaching practice and justifying them according to my own trajectory taking into account the affectivity of these situations that was problematized as the object of this research. A temporary professor at the Federal District secretary participated in this research. 10 hinge moments were chosen, in view of those moments that reflect my work as a teacher, that arose many concerns and were moments of personal discoveries, that I discover how to be a teacher and I sought my own identity. And these moments will be analyzed in the form of self-reflection. In this context, the objective of this data analysis is to signify the fragments found in the diaries and a viable proposal for the science teacher. In order not only to understand me, but also to understand my choices, the analysis took place in four moments: 1) Clippings were made from the diaries, these clippings are my hinge moments, a description of the situation was experienced and self-reflection.2) Subsequently, the self-reflection linked these moments with my life trajectory and decision making in each case.3) Finally, the reflection of this action, its consequences and a perspective proposal of a more coherent and desired attitude for the teacher in Science Teaching. So each cut is a fragment of a moment experienced, those moments are the preservation of my memory that I bring discoveries and reflections from my day to day, to give meaning to each record they were renamed with title according to the content they have within the fragment. 4) Finally, the thematic dialogic analysis of self-reflections was made in order to construct the map of meanings. Two new competences for reflection were found in the diaries, different from the theories of Dewery (1953) and Schon (2000), which may present a new path for the analysis of reflections. These skills are characteristics that can be very important for changes in the actions of reflective teachers in the classroom. Thus writing diaries can be very significant and valuable for education, as there are countless contributions that this technique can present in the teacher's life, for the society and the scien.pt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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