Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nunes, André | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Karla Marisa Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T14:11:17Z | - |
dc.date.available | 2021-06-23T14:11:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA , Karla Marisa Fernandes. Estudo comparativo da eficiência dos Colégios Militares e das Escolas de Aplicação: uma análise de benchmark no contexto de implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. 2021. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41266 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em 2019, o Governo Federal lançou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). Esse
programa é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Defesa para alterar a gestão didático pedagógica e administrativa de escolas públicas, com o auxílio de militares e usando como modelo
Colégios Militares. Este trabalho busca, considerando esse contexto de implementação do PECIM,
comparar a eficiência dos Colégios Militares com a das Escolas de aplicação. As Escolas de Aplicação
foram selecionadas para essa comparação, pois apresentam características em comum com o modelo
dos Colégios Militares: ambos são federais e apresentam bons resultados educacionais quando são
cotejados com as demais escolas públicas. Nesta pesquisa, o método utilizado para comparação é a
Data Envelopment Analysis (DEA). O período de tempo adotado para se acolher e comparar os dados
foi de 2016 a 2019. Nesse quatriênio, tanto as escolas federais de Aplicação quanto os Colégios
Militares apresentaram resultados superiores quando comparadas às demais escolas nos municípios
onde estavam localizadas, confirmando os resultados satisfatórios dessas instituições de ensino
obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes (PISA), divulgados em 2018 e 2019. Para o cálculo da DEA, foram
selecionados dois insumos, a despesa por aluno e a renda média. As escolas de Aplicação tiveram um
gasto mais elevado, em média, em todos os anos avaliados do supracitado quatriênio. A renda média
familiar mensal também é considerada, e nesse quesito, os maiores valores médios foram
apresentados pelos Colégios Militares. O output usado na DEA é a nota médias das provas objetiva e
de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): as notas médias do ENEM dos Colégios
Militares foram mais elevadas. Os resultados da DEA, nos quatro períodos analisados, indicam que
10% dos Colégios Militares foram considerados como eficientes. Os resultados de eficiência para as
Escolas de Aplicação variaram no intervalo de 21,4 a 28,5% de unidades consideradas eficientes. Com
isso, constata-se que os resultados apontam para uma eficiência mais elevada das Escolas de
Aplicação quando comparados aos Colégios Militares. Embora a avaliação de eficiência mensurada
pela DEA possa produzir alguns apontamentos relevantes sobre a efetividade da alocação de recursos
em processos educacionais – fator relevante em cenários de escassez de recursos – deve-se ressalvar
que a maioria dos especialistas em educação indica que os fatores externos ao ambiente escolar –
como a condição socioeconômica, a bagagem cultural familiar, os conhecimentos prévios do educando,
dentre outros – são fatores que impactam o desempenho dos estudantes e, consequentemente, os
resultados mensurados na escola, seja esta pública ou privada, civil ou militar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo da eficiência dos Colégios Militares e das Escolas de Aplicação : uma análise de benchmark no contexto de implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colégios militares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In 2019, the Federal Government launched the National Civic-Military Schools Program (PECIM). This
program is an initiative of the Ministries of Education and Defense to change the didactic-pedagogical
and administrative management of public schools, with the help of the military and using Military Schools
as a model. This work seeks, considering this context of PECIM implementation, to compare the
efficiency of Military Schools with that of Escolas de Aplicação. That last type of school is selected for
this comparison, as they have characteristics in common with the Military Schools model: both are
federal and have good educational results when compared with other public schools. In this research,
the method used for comparison is the Data Envelopment Analysis (DEA). The period of time adopted
to receive and compare the data was from 2016 to 2019. In this four-year period, both the Escolas de
Aplicação and the Military Schools presented superior results when compared to the other schools in
the municipalities where they were located, confirming the satisfactory results of these educational
institutions obtained in the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) and in the
International Student Assessment Program (PISA), released in 2018 and 2019. As for the inputs
considered for the calculation of the DEA, the Application schools had a higher expenditure, on average,
in all the evaluated years of the aforementioned four-year period. In the calculation of the DEA, the
average monthly family income is also considered, and in this regard, the highest average values were
presented by the Military Schools. The output used in the DEA is the average grade of the objective and essay exams of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): the average grades of the ENEM of the
Military Schools were higher. The DEA results, in the four periods analyzed, indicate that 10% of Military
Schools were considered to be efficient. The efficiency results for the Escolas de Aplicação ranged from
21.4 to 28.5% of units considered efficient. Thus, it appears that the results point to a higher efficiency
of the Escolas de Aplicação when compared to the Military Schools. Although the efficiency assessment
measured by the DEA can produce some relevant notes on the effectiveness of resource allocation in
educational processes - a relevant factor in resource scarcity scenarios - it should be noted that most
education specialists indicate that factors external to the school environment - such as socioeconomic
status, family cultural background, the student's prior knowledge, among others - are factors that impact
student performance and, consequently, the results measured at school, whether public or private, civil
or military. | pt_BR |
dc.contributor.email | karlabarbosa@unb.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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