http://repositorio.unb.br/handle/10482/41247
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_LanaMontezanodaSilva.pdf | 8,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Modelo multinível de competências para inovação no setor público brasileiro |
Autor(es): | Silva, Lana Montezano da |
Orientador(es): | Silva Filho, Antônio Isidro da |
Assunto: | Competência organizacional Inovação em serviços públicos Setor público - Brasil |
Data de publicação: | 22-Jun-2021 |
Data de defesa: | 11-Fev-2021 |
Referência: | SILVA, Lana Montezano da. Modelo multinível de competências para inovação no setor público brasileiro. 2021. 302 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O setor público vem adotando cada vez mais a inovação para superar os desafios enfrentados e proporcionar melhorias nos serviços ofertados em atendimento à uma sociedade cada vez mais exigente. Para isso precisam desenvolver e fortalecer suas competências organizacionais, das equipes e dos indivíduos. Em função disto, esta pesquisa objetivou validar um modelo multinível de competências para inovação no setor público brasileiro, a partir da proposição de um modelo teórico, identificação e apresentação de evidências das competências organizacionais, de equipes e individuais necessárias para inovação, bem como da validação da relação entre as competências nos diferentes níveis. A pesquisa é caracterizada como teórico-empírica, de natureza exploratória-descritiva, com recorte transversal e abordagem mista. No estudo qualitativo foram adotados três procedimentos de coleta de dados: identificação de sete documentos institucionais com informações alinhadas ao objetivo da pesquisa, 27 entrevistas e três grupos focais virtuais com profissionais que atuam com inovação no setor público, selecionados com amostragem por julgamento. As análises documentais e de conteúdo categorial temática foram adotadas para consolidar estes dados, os quais foram submetidos à validação de conteúdo e semântica com um especialista na temática. Para abordagem quantitativa foi aplicado um questionário eletrônico com 674 participantes, e utilizadas estatísticas descritivas (frequência, média e desvio padrão), inferencial (correlação), e multivariada (análise fatorial exploratória e regressão logística). Foram definidas nove competências organizacionais, 18 competências de equipe e 32 competências individuais para inovação no setor público. Foram constatadas evidências de validade de conteúdo, semântica, fatorial (três fatores agrupados por nível de competência com 77,35% de variância explicada) e de consistência interna (alpha de cronbach de 0,992). Foram testadas quatro hipóteses da relação entre as competências nos diferentes níveis, sendo que há fortes correlações significativas entre os níveis. A presença de cada nível de competência é explicada pela presença dos outros níveis, com bons índices de ajuste da qualidade dos modelos, os quais apresentaram variâncias explicadas entre 56,9% e 69,4%, além de casos classificados corretamente entre 90,4% e 90,9%. Os resultados permitiram a validação do modelo multinível de competências para inovação no setor público, contribuindo com avanços na definição de antecedentes para inovação, estabelecimento de competências nos três níveis de análise com evidências de validade. Além disso, contribui com subsídios para que as organizações públicas realizem diagnósticos e ações de desenvolvimento dessas competências a melhoria da prestação dos serviços públicos. |
Abstract: | The public sector has been increasingly adopting innovation to overcome the challenges faced and provide improvements in the services offered in response to an increasingly demanding society. To accomplish this, they need to develop and strengthen their organizational, team and individual competences. As a result, this research aimed to validate a multilevel model of competencies for innovation in the Brazilian public sector, based on the proposition of a theoretical model, identification and presentation of evidence of the organizational, team and individual competencies needed for innovation, as well as the validation of the relationship between skills at different levels. The research is characterized as theoretical-empirical, exploratory-descriptive in nature, with a cross-sectional approach and a mixed approach. In the qualitative study, three data collection procedures were adopted: identification of seven institutional documents with information aligned with the research objective, 27 interviews and three virtual focus groups with professionals who work with innovation in the public sector, selected with sampling by judgment. Documentary and thematic categorical content analyzes were adopted to consolidate these data, which were submitted to content and semantics validation with a specialist in the subject. For quantitative approach, an electronic questionnaire with 674 participants was applied, and descriptive statistics (frequency, mean and standard deviation), inferential (correlation), and multivariate (exploratory factor analysis and logistic regression) were used. Nine organizational competences, 18 team competences and 32 individual competences for innovation in the public sector were defined. Evidence of content validity, semantics, factorial (three factors grouped by level of competence with 77.35% of explained variance) and internal consistency (0.992 Cronbach’s alpha) were found. Four hypotheses of the relationship between competences at different levels were tested, with strong significant correlations between levels. The presence of each level of competence is explained by the presence of the other levels, with good indexes of adjustment of the quality of the models, which presented explained variances between 56.9% and 69.4%, in addition to cases correctly classified between 90.4% and 90.9%. The results allowed the validation of the multilevel model of competencies for innovation in the public sector, contributing to advances in defining antecedents for innovation, establishing competencies in the three levels of analysis with evidence of validity. Moreover, it contributes with subsidies for public organizations to carry out diagnoses and actions to develop these competencies to improve the provision of public services. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. |
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