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2021_AnaCristinaCarneirodosSantos.pdf13,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende-
dc.contributor.authorSantos, Ana Cristina Carneiro dos-
dc.date.accessioned2021-06-11T14:24:53Z-
dc.date.available2021-06-11T14:24:53Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.date.submitted2021-05-06-
dc.identifier.citationCARNEIRO DOS SANTOS, Ana Cristina. Redes de compromissos organizacionais: uma abordagem voltada para aprendizagem e geração de resultados. 2021. 358 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41158-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs organizações são sistemas complexos que se caracterizam pela interação entre seus componentes para realizar ações e gerar resultados. Todo o processo de articulação e realização de ações acontece por meio das conversações. O problema que orienta esta pesquisa resulta da observação de que, apesar da crescente disponibilidade de acesso à informação, da quantidade e variedade de métodos e ferramentas de gestão, de recursos e de profissionais dedicados às mais diversas áreas, as dificuldades de articulação de ações para obtenção de resultados concretos e efetivos tanto individuais quanto organizacionais, em parte, persistem. Nesta pesquisa, a partir de estudos realizados no campo da Ciência da Informação (CI) e seu viés com a Gestão do Conhecimento (GC), de uma leitura epistemológica do atuar humano (a partir dos principais filósofos e pensadores do ocidente), dos fundamentos teóricos da Ontologia da Linguagem (Flores, Echeverría e Kofman), da Teoria da Complexidade (Morin e Mariotti), das bases da Biologia-Cultural (Maturana), de investigações sobre aprendizagem (Senge, Garvin, Kofman), e do entendimento da capacidade de afeto (affectus) presente nas contribuições filosóficas (Espinosa e Nietzsche), o trabalho realizado mergulha no universo das conversações para melhor compreender e, possivelmente, intervir na dinâmica de funcionamento das organizações. Tem como principal objetivo apresentar uma estrutura de implantação e sustentação de um modelo de aprendizagem organizacional contínua (MAC) capaz de fornecer e operacionalizar estratégias e práticas de otimização da capacidade organizacional, por meio da potencialização da capacidade dos envolvidos nas redes de compromissos conversacionais (e, consequentemente, das organizações) observarem, refletirem e gerenciarem as variáveis que orientam as conversas por meio das quais ações são coordenadas e resultados são alcançados. O método-base adotado neste trabalho é a pesquisa-ação, com a teoria vinculada à prática. A abordagem metodológica utilizada é predominantemente qualitativa, com tratamento quantitativo na análise dos dados coletados por meio de questionários. A aplicação da estrutura de implantação e sustentação do MAC elaborada foi realizada na 5ª Vara da Seção Judiciária Federal de Brasília. A instituição recebeu, ao final, um conjunto de estratégias e práticas de otimização da capacidade organizacional, formalizado por meio de um plano de ação anual. A pesquisa conclui confirmando que: (i) a observação, a reflexão e o cuidado com as variáveis que impactam as conversas contribuem para a melhoria dos processos de coordenação de ações e para melhores resultados organizacionais; (ii) o conhecimento do potencial humano de afetar e de ser afetado permite que os indivíduos e os grupos desenvolvam novas formas de afeto e realizem transformações nos espaços relacionais; e (iii) conversas podem contribuir para tornar mais ou menos potentes os indivíduos e as organizações. Além da estrutura elaborada e aplicada, a tese propõe uma tríade de aprendizagem organizacional com três pilares fundamentais. Dentre os aprendizados e conclusões, são apresentados limites e possibilidades observadas no contexto desta pesquisa-ação. Quanto às alternativas de aprofundamento de investigação, destacam-se a evolução da estrutura, o desenvolvimento de novas alternativas de medição de lacunas de aprendizagem, e o estudo comparado da aplicação da estrutura entre organizações públicas e privadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRedes de compromissos organizacionais : uma abordagem voltada para aprendizagem e geração de resultadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordEspaços relacionaispt_BR
dc.subject.keywordRedes de compromissospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoLucena Filho, Gentil José de-
dc.description.abstract1Organizations are complex systems that are characterized by the interaction between their components to carry out actions and generate results. The entire process of articulating and carrying out actions takes place through conversations. The problem that guides this research results from the observation that, despite the increasing availability of access to information, the quantity and variety of management methods and tools, resources and professionals dedicated to the most diverse areas, the difficulties in articulating actions for obtaining concrete and effective results, both individual and organizational, in part, persist. In this research, from studies carried out in the field of Information Science (CI) and its bias with Knowledge Management (GC), from an epistemological reading of human action (from the main western philosophers and thinkers), from the theoretical foundations of Language Ontology (Flores, Echeverría and Kofman), of the Complexity Theory (Morin and Mariotti), of the bases of Cultural-Biology (Maturana), of research on learning (Senge, Garvin, Kofman), and of the understanding of the capacity of affection (affectus) present in the philosophical contributions (Espinosa and Nietzsche), the work carried out dives into the universe of conversations to better understand and, possibly, intervene in the dynamics of the organizations' functioning. Its main objective is to present a structure for the implantation and support of a continuous organizational learning model (MAC) capable of providing and operationalizing strategies and practices to optimize organizational capacity, by enhancing the capacity of those involved in networks of conversational commitments (and, consequently, from organizations) to observe, to reflect and to manage the variables that guide the conversations through which actions are coordinated and results are achieved. The basic method adopted in this work is action research, with theory linked to practice. The methodological approach used is predominantly qualitative, with quantitative treatment in the analysis of data collected through questionnaires. The application of the MAC implementation and support structure that was elaborated was carried out in the 5th Court of the Federal Judiciary Section of Brasília. At the end, the institution received a set of strategies and practices to optimize organizational capacity, formalized through an annual action plan. The research concludes by confirming that: (i) observation, reflection and care for the variables that impact the conversations contribute to the improvement of the processes of coordination of actions and better organizational results; (ii) the knowledge of the human potential to affect and to be affected allows individuals and groups to develop new forms of affection and to carry out transformations in relational spaces; and (iii) conversations can contribute to making individuals and organizations more or less powerful. In addition to the elaborated and applied structure, the thesis proposes a triad of organizational learning with three fundamental pillars. Among the learnings and conclusions, limits and possibilities observed in the context of this action research are presented. As for the alternatives for further investigation, the evolution of the structure, the development of new alternatives for measuring learning gaps, and the comparative study of the application of the structure between public and private organizations stand out.pt_BR
dc.contributor.emailanacarneiro1000@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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