Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reis, Maria da Glória Magalhães dos | - |
dc.contributor.author | Correia, Rosana de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-10T16:49:51Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10T16:49:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-19 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Rosana de Araújo. Esthétique du camouflage: la créolisation comme procédé poétique dans l’œuvre dramaturgique de Gustave Akakpo. 2021. 353 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41146 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se dedica ao estudo da obra do dramaturgo togolês Gustave Akakpo
erradicado na França há mais de quinze anos. Trata-se de um autor ainda jovem que conta com uma
produção bastante consistente, tendo publicado até o ano de 2020 vinte e quatro peças, além de
possuir uma dezena de textos inéditos. Apesar de sua produção literária ser voltada sobretudo para o
texto teatral, sua obra reagrupa peças muito heterogêneas, cada uma propondo um trabalho
particular com a língua e com a forma dramática. A problemática que guiou esta pesquisa buscar
compreender em que medida uma escrita múltipla e camaleônica se constitui enquanto obra. E ainda,
como dar conta da poética de um autor que busca se camuflar por trás de seus textos? Tendo em
vista que esta é primeira tese de doutorado dedicada à quase totalidade das obras do autor, o corpus
é composto por vinte e duas obras, e no intuito de responder às problemáticas colocadas, certos
objetivos foram estabelecidos dentre os quais divulgar o trabalho do escritor do ponto de vista de seu
interesse estético, mas também oferecendo elementos do contexto de produção de seus textos.
Dessa forma, esse trabalho propõe igualmente um panorama da história do teatro em língua francesa
no Togo, bem como uma reflexão sobre a dramaturgia contemporânea em língua francesa, a fim de
fazer emergir da obra akakpoana singularidades que poderiam contribuir do ponto de vista teórico
para pesquisas futuras. Assim, esse estudo se dedica ao exercício de realizar análises que sejam ao
mesmo tempo amplas e aprofundadas, que não apenas respondam à problemática, mas também
proponham uma conceitualização das contribuições da escrita akakpoana para os estudos de teatro.
Por fim, os resultados da pesquisa mostram que a unidade na obra do autor se situa no âmbito da
heterogeneidade, esta diretamente vinculada à sua estratégia estética de camuflar a linguagem
poética particular do artista para fazer emergir a linguagem – compreendida aqui tanto como língua,
quanto como forma dramática - da história e, dessa forma, única a cada texto. Essa estética que
chamei de camuflagem se realiza em um processo de trabalho que se alinha com a noção de
crioulização de Édouard Glissant, conceito que na leitura do drama refere-se a um trabalho poético no
qual o agenciamento dos diferentes elementos que compõem o texto dramático provoca resultados
inesperados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Francês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Esthétique du camouflage : la créolisation comme procédé poétique dans l’œuvre dramaturgique de Gustave Akakpo | pt_BR |
dc.title.alternative | Estética da camuflagem : a creolização como procedimento poético na obra dramatúrgica de Gustave Akakpo | pt_BR |
dc.title.alternative | Camouflage aesthetics : creolization as a poetic process in the dramaturgical work of Gustave Akakpo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro africano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Akakpo, Gustave, 1974- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crioulização do drama | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Chalaye, Sylvie | - |
dc.description.abstract1 | This thesis focuses on the work of Gustave Akakpo, a Togolese playwright who has been
living in France for about fifteen years, an artist who is still young with a substantial production:
twenty-four pieces published until 2020 and around ten unpublished texts. Although the author
devotes himself mainly to the theatrical text, his work brings together very heterogeneous plays, each
offering a particular work on language and dramatic form. The problematic which guided this research
is that of understanding to how a multiple and chameleon writing work constitutes itself as an artwork.
And again: How to define the poetics of an artist who seeks to camouflage himself behind his texts?
Given that this is the first doctoral thesis dedicated to almost all of the author's works published to
date, the corpus comprising twenty-two of the twenty-four pieces, and in order to respond to the issues
raised, certain objectives were established among which that of making known the work of the
playwright from the point of view of its aesthetic interest while offering elements of its production
context. Thus, this work offers an overview of the history of French-language theater in Togo and a
reflection on contemporary French-language dramaturgy, with the aim of identifying singularities from
Akakpo’s work that could theoretically contribute to future research. This study engages in the
exercise of giving the widest and most in-depth assessment possible of all its publications, allowing it
to respond to the problem while conceptualizing the contributions of Akakpo’s dramaturgy to theatrical
studies. Finally, the research results show that his artwork is fully connect to the heterogeneity, this
being directly linked to his aesthetic strategy of camouflaging the artist's particular poetic language, in
order to bring out the language - understood here as language and dramatic form - of the story, which
will be unique to each text. This aesthetic that I call camouflage is realized in a work process which is
affiliated with the notion of creolization of Édouard Glissant, which in the drama point of view relates to
the poetic processes in which the arrangement of the different elements that make up the text causes
unexpected results. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Ce travail porte sur l’œuvre de Gustave Akakpo, dramaturge togolais installé en France
depuis une quinzaine d’années, un artiste encore jeune avec production assez conséquente. Il compte
vingt-quatre pièces publiées jusqu’en 2020 et une dizaine de textes inédits. Bien que l'auteur se
consacre essentiellement au texte théâtral, son œuvre regroupe des pièces très hétérogènes
proposant chacune un travail particulier sur la langue et la forme dramatique. La problématique qui a
guidé cette recherche est celle de comprendre dans quelle mesure une écriture multiple et
caméléonne fait œuvre. Et encore : Comment cerner la poétique d’un artiste qui cherche à se
camoufler derrière ses textes ? Étant donné qu’il s’agit de la première thèse de doctorat dédiée à la
quasi-totalité des œuvres de l’auteur publiées à ce jour, le corpus comprenant vingt-deux des vingt-
quatre pièces, et afin de répondre aux problématiques posées, certains objectifs ont été établis parmi
lesquels celui de faire connaître l’œuvre du dramaturge du point de vue de son intérêt esthétique tout
en offrant des éléments de son contexte de production. Ainsi, ce travail propose notamment un
aperçu de l’histoire du théâtre en langue française au Togo et une réflexion sur la dramaturgie
contemporaine en langue française, dans le but de dégager de l’œuvre akakpoïenne des singularités
qui pourraient contribuer théoriquement aux recherches futures. Cette étude s’adonne à l’exercice de
donner une appréciation le plus large et approfondie possible de l’ensemble de ses publications
permettant de répondre à la problématique tout en conceptualisant les apports de la dramaturgie
akakpoïenne aux études théâtrales. Enfin, les résultats de la recherche montrent que ce qui fait œuvre
dans ses écrits se situe du côté de l’hétérogénéité, celle-ci étant directement liée à sa stratégie
esthétique de camoufler le langage poétique particulier de l’artiste, pour faire émerger le langage -ici
compris en tant que langue et forme dramatique – de l’histoire qui sera unique à chaque texte. Cette
esthétique que j’appelle camouflage se réalise dans un processus de travail qui s’affilie avec la notion
de créolisation d’Édouard Glissant, un concept qui dans la lecture du drame se rapporte aux procédés
poétiques dans lesquels l’agencement des différents éléments qui composent le texte dramatique
provoque des résultats inattendus. | pt_BR |
dc.contributor.email | rosanafr@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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