Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41142
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GersonLuizScheidweilerFerreira.pdf6,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O direito à comunicação e as mulheres na política : ações de redistribuição e reconhecimento para o incentivo à eleição de mulheres no Brasil
Autor(es): Ferreira, Gerson Luiz Scheidweiler
E-mail do autor: geh.scheid@gmail.com
Orientador(es): Del Bianco, Nélia Rodrigues
Assunto: Direito à comunicação
Comunicação eleitoral
Mulheres na política
Representação política
Financiamento eleitoral
Data de publicação: 10-Jun-2021
Referência: FERREIRA, Gerson Luiz Scheidweiler. O direito à comunicação e as mulheres na política: ações de redistribuição e reconhecimento para o incentivo à eleição de mulheres no Brasil. 2021. 388 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta tese avalia como o direito à comunicação pode contribuir com a execução das ações afirmativas para a redução das desigualdades de gênero na representação política no Brasil. Para isso, foram observadas as controvérsias em relação à gestão da destinação mínima de 30% dos recursos obtidos pelo Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (FEFC) e de 30% do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) às mulheres nas eleições à Câmara dos Deputados em 2018. Consideramos que estas estratégias constituem ações afirmativas adotadas pelo Estado com a finalidade de redistribuir recursos materiais e simbólico-midiáticos para a realização de campanhas eleitorais ao se reconhecer a existência de desvantagens que incidem sobre as mulheres e que impactam a legitimidade do processo democrático. Juntos, o FEFC e o HGPE deveriam oferecer melhores condições para que as candidatas planejem e executem ações de comunicação eleitoral, ampliando sua visibilidade e, consequentemente, sua viabilidade eleitoral. A pesquisa utilizou a abordagem metodológica da Teoria Ator-Rede (ANT), sendo operacionalizada por meio da Cartografia de Controvérsias, para a qual foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: pesquisa bibliográfica; observação participante; pesquisas documentais; aplicação de questionários (survey); e entrevistas semiestruturadas. Estes instrumentos foram utilizados para rastrear os acordos e as controvérsias estabelecidos entre atores que participaram do processo de distribuição dos recursos do FEFC e do HGPE para as mulheres, permitindo a montagem de redes em que pessoas, instituições e documentos influenciam diretamente a criação, a execução e o controle das ações afirmativas. Como resultado, identificamos que a descentralização e a falta de coordenação na execução das ações afirmativas criam redes que dificultam a operacionalização e o controle das ações afirmativas, que tendem a beneficiar, em primeiro lugar, as candidatas que concorrem à reeleição aos cargos que definem o acesso do partido ao financiamento público e, em segundo lugar, as candidatas que demonstram maiores chances de êxito eleitoral antes das eleições. Assim, o direito à comunicação das candidatas fica atrelado à vontade dos partidos políticos, atualizando-se as desvantagens que incidem sobre a maior parte das mulheres, dificultando que novas candidatas possam se incorporar ao ciclo de visibilidade eleitoral.
Abstract: This thesis assesses how the right to communicate can contribute to the implementation of affirmative actions to reduce gender inequalities in political representation in Brazil. As a result, challenges were analyzed in relation to the requirement of a minimum of 30% of funds and time being allocated by the Special Campaign Financing Fund (FEFC) and the Free Electoral Advertising Program (HGPE) to women running in election for the Chamber of Deputies in 2018. The understanding is that these strategies of affirmative actions adopted by the State redistribute material and symbolic resources to run electoral campaigns. The State recognizes the existence of disadvantages that uniquely affect women and that impact the legitimacy of the democratic process. Together, FEFC and HGPE should offer better conditions for candidates to plan and execute electoral communication actions, increasing their visibility and, consequently, their electoral viability. The research used Actor-Network Theory (ANT) as a methodological approach. ANT was operationalized through the Cartography of Controversies, for which the following research instruments were used: bibliographic research; participant observation; document analysis; questionnaires; and semi-structured interviews. These instruments were used to track the agreements and controversies established between actors who participated in the process of distributing FEFC and HGPE resources to women, allowing the establishing of networks in which people, institutions and documents influence the creation, execution and control of affirmative actions. As a result, decentralization and lack of coordination in the execution of affirmative actions strategies make it difficult for them to succeed. The research shows that incumbent candidates have greater access to public funding, even with the existence of affirmative actions created to better distribute funding and media access. Additionally, even with the existence of affirmative actions, candidates who demonstrate the greatest chance of electoral success win party preference and have greater access to resources. Thus, the candidates' right to communicate is tied to the will of political parties, reproducing the disadvantages that affect most women, while making it difficult for new candidates to join the electoral visibility cycle.
Resumen: Esta tesis evalúa cómo el derecho a la comunicación puede contribuir a la implementación de acciones afirmativas para reducir las desigualdades de género en la representación política en Brasil. Para ello, se observaron controversias en relación con la gestión de la asignación mínima del 30% de los fondos obtenidos por el Fondo Especial de Financiamiento de Campañas (FEFC) y el 30% del Programa de Publicidad Electoral Libre (HGPE) a mujeres en las elecciones a la Cámara de Diputados en 2018. Creemos que estas estrategias constituyen acciones afirmativas adoptadas por el Estado con el fin de redistribuir recursos materiales y simbólicos para la conducción de campañas electorales reconociendo la existencia de desventajas que afectan a las mujeres y que impactan en la legitimidad del proceso democrático. Juntos, la FEFC y el HGPE deben ofrecer mejores condiciones para que las candidatas planifiquen y ejecuten acciones de comunicación electoral, aumentando su visibilidad y, en consecuencia, su viabilidad electoral. La investigación utilizó el enfoque metodológico de la Teoría Actor-Red (ANT), siendo operacionalizado a través de la Cartografía de Controversias, para lo cual se utilizaron los siguientes instrumentos de investigación: investigación bibliográfica; observación del participante; investigación documental; aplicación de cuestionarios (survey); y entrevistas semiestructuradas. Estos instrumentos sirvieron para dar seguimiento a los acuerdos y controversias que se establecieron entre los actores que participaron en el proceso de distribución de recursos de FEFC y HGPE a las mujeres, permitiendo el establecimiento de redes en las que personas, instituciones y documentos inciden directamente en la creación, ejecución y el control de acciones afirmativas. Como resultado, identificamos que la descentralización y la descoordinación en la ejecución de las acciones afirmativas crean redes que dificultan la operación y el control de las acciones afirmativas, que tienden a beneficiar, en primer lugar, a las candidatas que postulan a la reelección a los puestos que definen el acceso del partido a la financiación pública y, en segundo lugar, a las candidatas que demuestren mayores posibilidades de éxito electoral. Así, el derecho a comunicarse de las candidatas está ligado a la voluntad de los partidos políticos, actualizando las desventajas que afectan a la mayoría de las mujeres, dificultando la incorporación de nuevas candidatas al ciclo de visibilidad electoral.
Résumé: Cette thèse évalue comment le droit de communiquer peut contribuer à l’implémentation de mesures correctrices d’inégalités qui visent à diminuer la discrimination en matière de genre en la représentation politique au Brésil. Pour ce faire, elle analyse les défis qui émergent de l'exigence que le Fonds spécial pour le financement des campagnes (FEFC) et la Programme de publicités électorales libres (HGPE) accordent un minimum de 30% de leur financement et leur temps en 2018 à des candidatures féminines à la chambre des députées. Cette exigence trouve ses origines d'un constat par l'État qu’il existe des désavantages qui affectent particulièrement les candidatures politiques des femmes et qui nuisent à la légitimité du processus démocratique. L’État doit donc adopter des mesures correctrices d’inégalités pour redistribuer une partie des ressources matérielles et symboliques qui sont nécessaires pour mener des campagnes électorales viables. Prises ensemble, FEFC et HGBE visent à offrir de meilleures conditions pour que des candidates puissent mieux planifier et réussir leurs communications de campagne. Cette communication politique renforcée, devrait, par conséquent, augmenter la visibilité et la viabilité de ces candidatures. Cette recherche utilise la théorie de l’acteur réseau (ANT) comme approche méthodologique. Elle opérationalise l’ANT à travers une cartographie de controverses qui utilise les instruments de recherche suivants : recherche bibliographie, observation participante, analyse de documents, questionnaires, et entrevues semi-structurées. Ces instruments permettent de tracer les conventions et controverses établies entre les acteurs qui ont participé dans le processus de l'allocation des ressources du FEFC et HGPE aux candidates. On voit à travers cette recherche l'existence d'une décentralisation et d'un manque de coordination dans l'exécution de ces mesures qui rend leurs objectifs difficiles à atteindre. D’abord, cette recherche démontre qu’une candidate sortante à un accès nettement supérieur au financement public et ce même en présence de mesures correctrices créées dans le but de mieux répartir le financement et l’accès aux médias. En plus, et en dépit des mesures correctrices, les candidates qui peuvent démontrer une plus grande chance de succès électorale bénéficient en général de plus de support de leurs partis politiques et ainsi, d’un accès plus aisé aux ressources électorales. Donc, le droit des candidates à communiquer au public brésilien dépend de décisions prises à l'intérieur des partis politiques, un phénomène qui contribue à la fois à reproduire les désavantages qui nuisent aux candidatures féminines et à limiter l’accès à la visibilité électorale pour des nouveaux candidates.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.