Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41134
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ DiversidadeCulturalPotencia.pdf272,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Tereza Reis da-
dc.contributor.authorSoares, Iassana Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-06-09T17:29:19Z-
dc.date.available2021-06-09T17:29:19Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Tereza Reis da; SOARES, Iassana Rodrigues. A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural. Roteiro, Joaçaba, v. 46, e24767, 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24767. Acesso em: 9 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41134-
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos a diversidade cultural e os encontros interculturais que tomam lugar na Escola Classe Sítio das Araucárias, situada na Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. A pesquisa empírica que informa o artigo foi realizada ao longo do ano de 2019 por meio de entrevistas e rodas de conversa junto à equipe docente da Escola e de observação participante junto às famílias que habitam na região, em seus espaços coletivos e territórios de vivências. A partir desses dois procedimentos metodológicos, analisamos a feição da diversidade cultural que constitui a Rota do Cavalo e as formas pelas quais ela têm sido, ao mesmo tempo, afirmada, negada, marcada e comungada no contexto escolar. Com base nisso, analisamos os desafios pedagógicos que brotam do convívio com a diferença, bem como indicamos algumas potencialidades que o encontro intercultural aponta com vistas à construção de uma educação intercultural criticamente orientanda.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação interculturalpt_BR
dc.title.alternativeThe cultural diversity as pedagogical power: from the meeting to the intercultural educationpt_BR
dc.title.alternativeLa diversidad cultural como potencia pedagógica: del encuentro a la educación interculturalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDiversidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordDiálogo interculturalpt_BR
dc.subject.keywordEducação interculturalpt_BR
dc.rights.licenseRevista Roteiro - Declaração de Direito Autoral - Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional (CC BY). Fonte: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24767. Acesso em: 9 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18593/r.v46i.24767pt_BR
dc.description.abstract1In this article, we analyze the cultural diversity and intercultural encounters that take place at the school Escola Classe Sítio das Araucárias, located in Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. The empirical research that informs the article was carried out throughout 2019 by means of interviews and rounds of conversation with the School’s teaching staff and by means of participant observation with families iving in the region, in their collective spaces and territories of experiences. Based on these two methodological procedures, we analyze the cultural diversity that constitutes the Horse Route and the ways in which it has been, at the same time, affirmed, denied, marked and shared in the school context. Based on this, we analyze the pedagogical challenges that arise from living with difference, as well as indicate some potentials that the intercultural encounter points out with a view to building a critically oriented intercultural education.pt_BR
dc.description.abstract2En este artículo analizamos la diversidad cultural y los encuentros interculturales que tienen lugar en la escuela Escola Classe Sítio das Araucárias, ubicada en Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. La investigación empírica que informa el artículo se realizó a lo largo de 2019 a través de entrevistas y rondas de conversación con el profesorado de la Escuela y a través de observación participativa con las familias residentes en la región, en sus espacios colectivos y territorios de vivencias. A partir de estos dos procedimientos metodológicos, analizamos la diversidad cultural que constituye la Ruta del Caballo y las formas en que ha sido, al mismo tiempo, afirmada, negada, marcada y compartida en el contexto escolar. En base a esto, analizamos los desafíos pedagógicos que surgen de vivir con la diferencia, así como señalamos algunas potencialidades que apunta el encuentro intercultural con miras a construir una educación intercultural de orientación crítica.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8204-0732pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5088-4535pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.