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2021_DanielMartinsPitanga.pdf8,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorPitanga, Daniel Martins-
dc.date.accessioned2021-06-08T14:44:26Z-
dc.date.available2021-06-08T14:44:26Z-
dc.date.issued2021-06-08-
dc.date.submitted2021-03-03-
dc.identifier.citationPITANGA, Daniel Martins. Candeeiro musical: três histórias de vida em formação com a música e a construção de memórias na cultura popular. 2021. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41116-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender e compartilhar processos de formação com a música a partir das histórias de vida de três reconhecidos músicos populares do Brasil. O recorte do tema propõe a problematização da construção da memória como seu elemento estruturante. Realizado à luz da pesquisa (auto)biográfica, o estudo parte do desenvolvimento do conceito de musicobiografização para a coleta e análises de seus materiais de pesquisa. Como parte integrante e essencial do trabalho, as três entrevistas narrativas realizadas com os participantes são registradas e divulgadas em formato de áudio como episódios de um programa de podcast intitulado Candeeiro Musical. Como mote para o enredo deste texto, temos as obras de Mário de Andrade e João Guimarães Rosa como ponto de encontros entre as três histórias de vida e também a de seu autor, construindo assim uma linha narrativa que traça semelhanças e diferenças. A partir da questão norteadora: a quem interessa criar, manter e divulgar a memória da música popular brasileira? e da construção de um panorama do contexto sócio-histórico-cultural brasileiro, a pesquisa se vale da metodologia de análise de José Miguel Marinas denominada Compreensão Cênica para elucidar de que maneira os participantes se utilizam das ferramentas criativas da tradição oral em sua formação. Como resultados, o estudo apresenta a compreensão da memória como uma entidade que é constituída de duas partes igualmente importantes e complementares, um acervo patrimonial e um repertório sensível e, assim, aponta caminhos para o campo da educação musical.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCandeeiro musical : três histórias de vida em formação com a música e a construção de memórias na cultura popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica popularpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - formação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordMusicobiografizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPodcastpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to understand and share formation processes with music from the life stories of three renowned popular musicians from Brazil. The theme section proposes the problematization of the construction of memory as its structuring element. Fulfilled with the (auto)biographical research, the study starts from the development of the concept of musicobiografização for the collection and analysis of its research materials. As an integral and essential part of the work, the three narrative interviews conducted with the participants are recorded and released in audio format as episodes of a podcast program entitled Candeeiro Musical. As a motto for the plot of this text, we have the works of Mário de Andrade and João Guimarães Rosa as a meeting point between the three life stories and also that of their author, thus building a narrative line that traces similarities and differences. From the guiding question: who is interested in creating, maintaining and disseminating the memory of Brazilian popular music? and the construction of a panorama of the Brazilian socio-historical-cultural context, the research draws on José Miguel Marinas' analysis methodology called Scenic Comprehension to elucidate how the participants use the creative tools of oral tradition in their formation. As a result, the study presents the understanding of memory as an entity that is constituted of two equally important and complementary parts, a heritage collection and a sensitive repertoire, and thus, points out paths to the field of music education.pt_BR
dc.contributor.emaildaniel.m.pitanga@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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