Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva | - |
dc.contributor.author | Souza, Jessilane Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T16:49:46Z | - |
dc.date.available | 2021-06-07T16:49:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Jessilane Alves de. A importância da imagem no ensino de Biologia e proposta de uma sequência didática para o seu uso. 2020. 42 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41099 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi focado na importância do material visual no ensino de Biologia e na
proposta de uma sequência didática com imagens. Oobjetivo do estudo foi avaliarse asimagens
utilizadas em diversos materiais didáticos, facilitariam a fixação do conteúdo pelos alunos. Para
tal, foi realizada a comparação entre duas metodologias diferentes em uma mesma aula, uma
com textos e outra com imagens. A metodologia adotada foi aplicada nas turmas da 2a série do
Ensino Médio Regular do Colégio Estadual Professor José Carneiro Filho, localizado em
Luziânia-GO, com 60 alunos, que receberam uma aula de 30 minutos sobre Mamíferos. Na
primeira metade da aula, cada turma conheceu o conteúdo por meio de texto e aula expositiva
e na segunda metade da aula, cada turma conheceu o conteúdo por meio de imagens e aula
expositiva. Imediatamente após a aula, ocorreu a aplicação de um questionário semiestruturado
sobre a opinião do aluno em relação as metodologias adotadas. Também foi aplicado um outro
questionário a partir do aplicativo Plickers, para avaliação de fixação dasinformaçõesrecebidas
durante a aula. Dois outros questionáriosforam aplicados após quinze dias. Um semiestruturado
com perguntas sobre o que os alunos se lembravam da aula de 15 dias atrás e um outro
questionário a partir do aplicativo Plickers. Com os dados dos questionários, foi possível
analisar o potencial de uso das imagens no ensino, verificando de maneira qualitativa a
importância de figuras para o ensino, pois os dados mostraram que o uso de imagens associada
a fala, junto com textos aumenta o interesse do aluno pelo conteúdo, contribuindo para a
lembrança sobre o tema. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, foi produzida uma
sequência didática com abordagem investigativa com o uso de imagens para auxiliar a fixação
do conteúdo de características gerais de mamíferos. O estudo trouxe resultados sobre o uso de
imagem que permitiu concluir que, baseado em estudos anteriores e nas análises realizadas, o
uso da imagem no ensino de Biologia é mais eficiente na fixação do conteúdo do que aulas
exclusivamente com uso de textos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A importância da imagem no ensino de Biologia e proposta de uma sequência didática para o seu uso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Zoologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materiais didáticos - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - avaliação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work was focused on the importance of visual material in the teaching of Biology and the
proposal of a didactic sequence with images. The objective of the study was to evaluate whether
the images used in various teaching materials would facilitate the fixation of the content by the
students. For this purpose, a comparison was made between two different methodologies in the
same class, one with texts and the other with images. The methodology adopted was applied in
the classes of the 2nd series of Regular High School at Colégio Estadual Professor José Carneiro
Filho, located in Luziânia-GO, with a total of 60 students, who received a 30-minute class about
mammals. In the first half of the class, each group got to know the content through texts and in
the second half of the class, each group got to know the content through images. Immediately
after class, a semi-structured questionnaire was applied to survey the student's opinion in
relation to the adopted methodologies. Another questionnaire was also created using the
Plickers application, to assess the correctness of the information received during the class. Two
other questionnaires were applied after fifteen days. A semi-structured with questions surveying
what students remembered from the class 15 days ago and another questionnaire from the
Plickers app. With the data from the questionnaires, it was possible to analyze the potential use
of images in teaching, qualitatively verifying the importance of figures for teaching, since the
data obtained by the use of images associated with speech, together with texts increases the
interest on the content. From the results obtained in the research, a didactic sequence was made
with an investigative approach using images to help correct the content of general
characteristics of mammals. This study showed that, based on previous studies and on the
analysis performed here, the use of image in the teaching of Biology is more efficient in fixation
the content than classes exclusively using texts. | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Colégio Estadual Professor José Carneiro Filho | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|