Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edlene Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Tiago de Oliveira Veloso | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-02T15:25:39Z | - |
dc.date.available | 2021-06-02T15:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tiago de Oliveira Veloso. O patrono fantasma: autoridade, patrocínio e doação de dois bestiários medievais. 2020. 225 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41089 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação visa refletir sobre o sistema de patrocínio medieval e sua relação com o sistema de dom e contradom através do estudo de dois bestiários medievais, Aberdeen University Library, MS. 24, o “Bestiário de Aberdeen” e Bodleian Library MS. Bodl. 1511. A partir de interpretações que localizam o ator-patrono no sistema de patrocínio e o doador no sistema de dom e contradom como elementos comuns que se expressam através de modulações autoritativas e identitárias do objeto vinculadas à figura do patrono-fantasma, pudemos evidenciar indícios dos patronos nas fontes manuscritas utilizadas mediante o estudo da materialidade e respectivos usos. As funções pré-estabelecidas dos bestiários analisados, relativas à educação e memória, ganham profundidade através do patrocínio e sua participação no sistema de dom e contradom caridoso uma vez que são objetos que carregam a identidade do doador e/ou patrono, se transformando assim em um bem cultural inalienável de alto valor. Através desta pesquisa, cujo principal objetivo é apontar o patrono-fantasma como elemento comum em ambos os sistemas, também propõe- se que o patrocínio e produção de ambos bestiários possivelmente ocorreu para comemorar um importante evento e ser doado. Identifica-se o evento como sendo a celebração de 50 anos da morte do santo Thomas Becket em Canterbury em 1220, estabelecendo Becket como um dos patronos, ainda que póstumo, dos bestiários. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O patrono fantasma : autoridade, patrocínio e doação de dois bestiários medievais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrocínio medieval | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de dom e contradom | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrono-fantasma | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bestiários medievais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to consider upon the medieval patronage system and its relationship with the gift
and counter-gift system through the study of two medieval bestiaries, Aberdeen University
Library, MS. 24, the “Aberdeen Bestiary”, and Oxford, Bodleian Library MS. Bodl. 1511. Through
interpretations that locate the actor-patron in the system of patronage and the donor in the system
of gift and counter-gift as common elements that are expressed through authoritative and
identitary modulations of the object connected to the figure of the ghost-patron, we were able to
indicate evidences of patrons in the manuscript sources used through the study of materiality and
respective uses. The pre-established functions of the bestiaries analyzed, related to education
and memory, gain depth through patronage and its participation in the gift and the charitable
counter-gift system since they are objects that carry the identity of the donor and/or patron, thus
becoming an inalienable cultural asset of high value. Through this research, whose main objective
is to point out the ghost-patron as a common element in both systems, it is also proposed that the
sponsorship and production of both bestiaries possibly occurred to commemorate an important
event and to be donated. The event is identified as the celebration of 50 years of the death of
Saint Thomas Becket in Canterbury in 1220, establishing Becket as one of the patrons, albeit
posthumously, of the bestiaries. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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