http://repositorio.unb.br/handle/10482/41083
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_SúlianBrandãodeSouzaPrincivalliCampos.pdf | 18,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Reflexões sobre os processos criativos dos espetáculos De Paetês e Avenca da Trupe de Argonautas |
Autor(es): | Campos, Súlian Brandão de Souza Princivalli |
Orientador(es): | Castro, Rita de Almeida |
Assunto: | Processo criativo Dramaturgia brasileira Circos Teatro brasileiro |
Data de publicação: | 2-Jun-2021 |
Data de defesa: | 16-Out-2020 |
Referência: | PRINCIVALLI, Súlian. Reflexões sobre os processos criativos dos espetáculos De Paetês e Avenca da Trupe de Argonautas. 2020. 340 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta parte da trajetória de quinze anos da Trupe de Argonautas, grupo de Brasília que vem trabalhando com fiisão de linguagens. Através de um estudo de caso dos espetáculos De Paetês e Avença, aborda-se temas sobre processo de criação em coletivo, dramaturgia expandida e o diálogo entre circo, teatro e dança, que tem sido base dos trabalhos do grupo. Dentro destes assuntos percorre-se alguns pontos como as experiências técnicas que levaram a este tipo de trabalho desenvolvido na companhia, os riscos eminentes da prática circense, a intuição como ferramenta de criação e os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso como diretora. |
Abstract: | This dissertation presents part of the 15-year trajectory of the Trupe de Argonautas, a group from Brasília that has been working with language fiision. Through a case study of the shows De Paetês and Avença, it addresses themes about the collective creation process, expanded dramaturgy and the dialogue between circus, theater and dance, which has been the basis of the group's work. Within these subjects, some points are covered, such as the technical experiences that led to this type of work developed in the company, the eminent risks of circus practice, intuition as a creative tool and the knowledge acquired throughout my career as a director. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.