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Título: Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino remoto : trabalhando funções orgânicas com o auxílio do Google Classroom
Autor(es): Silva, Cecília Deolindo da
Orientador(es): Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
Assunto: Ensino remoto emergencial
Ambientes virtuais de aprendizagem
Google Classroom
Funções orgânicas
Data de publicação: 1-Jun-2021
Referência: SILVA, Cecília Deolindo da. Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino remoto: trabalhando funções orgânicas com o auxílio do Google Classroom. 2021. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os estudantes da atualidade, nativos digitais, possuem acesso a uma gama de informações de forma instantânea, devido às tecnologias da informação e comunicação (TIC) e ao advento da internet. O acesso à informação e ao conhecimento não tem mais a escola como seu centro, exigindo do professor uma mudança de conduta para se adaptar a essa nova realidade e fazer com que o ensino-aprendizado no ambiente escolar ocorra de forma prazerosa e significativa, tendo o aluno como sujeito ativo. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são espaços muito utilizados pelas instituições educacionais, pois unem a tecnologia às informações e ao conhecimento, permitindo a integração dos conteúdos com a realidade e com atividades de aprendizagem que promovam a colaboração entre os participantes. Os AVA se tornaram plataformas praticamente obrigatórias no Ensino Remoto Emergencial (ERE), devido à pandemia de Covid-19 e a paralisação das atividades educacionais presenciais em todo o país. Este trabalho apresentou uma sequência didática sobre funções orgânicas, a partir da temática “Fontes de energia e combustíveis” no Google Classroom (sala virtual de aprendizagem) por meio de ferramentas colaborativas desse AVA, para investigar a interação dos alunos com essa ferramenta e possibilitar a compreensão dos conteúdos de funções orgânicas. Os resultados mostraram que os discentes tiveram sua rotina de estudos severamente impactada pelo ensino remoto, o que exigiu uma maturidade e autonomia que ainda não estavam totalmente prontos para exercerem. Também foi observado que os estudantes não apresentaram dificuldades na utilização da sala virtual e de seus recursos. Mesmo assim, não houve muita interação com os professores e com os colegas por meio desse ambiente; quando era necessária a interação, ela geralmente ocorria por outros meios de comunicação, devido à falta de um espaço de comunicação mais acessível dentro do AVA, e pelo escasso retorno dos professores às indagações realizadas na sala virtual. Sobre a sequência didática e sua forma de abordagem, foi uma experiência inédita para os discentes estudar conteúdos por meio de temas geradores e bastante elogiada, o que permitiu aos estudantes perceber a Química inserida em seu cotidiano, especificamente o conteúdo estudado. As atividades propostas também foram enaltecidas pelos aprendentes, que relataram boas experiências com a realização dos trabalhos em grupo e com a atividade lúdica desenvolvida. De forma inesperada, os alunos compreenderam pouco do conteúdo de Química, uma vez que conseguiram fazer reflexões interessantes sobre a contextualização realizada. Algumas dificuldades identificadas foram provenientes de defasagem de aprendizagem de conteúdos de matemática e de interpretação de texto. O pouco tempo disponibilizado para a disciplina dificultou a realização de atividades de fixação, e a falta de uma rotina de estudo extraclasse também atrapalhou a apreensão dos conteúdos. Contudo, perceberam a ciência e a tecnologia inseridas em suas realidades e a importância de se estudar os conteúdos apresentados. Alguns extrapolaram os tópicos discutidos nas aulas; fizeram reflexões mais aprofundadas e procuraram por conta própria respostas para suas indagações, que transpunham os conteúdos químicos, adentrando em reflexões de cunho econômico, social e tecnológico.
Abstract: Today's digital native students have access to a range of information instantly due to Information and Communication Technologies (TIC) and the advent of the Internet. Thus, the access to information and knowledge no longer has the school as its center, which requires the teacher to change conduct, to adapt to this new reality and, thus, to make the teaching-learning process developed in the school environment occur in a pleasurable and significant way, with the student as an active subject. Virtual Learning Environments (AVA) are spaces widely used by educational institutions, because they unite technology with information and knowledge, allowing the integration of content with reality and content with learning activities that promote collaboration amongst all participants. AVA have become practically mandatory platforms in Emergency Remote Education (ERE), due to the Covid-19 pandemic and the suspension of face-to-face educational activities throughout the country. The present work has shown a didactic sequence on organic functions, based on the theme "Energy and fuel sources" in Google Classroom (virtual learning room) through collaborative tools of this AVA, to investigate the interaction of students with this tool and enable the understanding of the contents of organic functions. The outcomes of this research showed that the students had their study routine severely impacted by remote education, which required a maturity and autonomy that they were not yet fully ready to exercise. It was also observed that students had no difficulty using the virtual room and its resources. Even with this ease, it was reported that there was not much interaction with teachers and colleagues through this environment; when interaction was necessary, this usually occurred through other means of communication, due to the lack of a more accessible communication space within the AVA, and the scarce return of teachers to the questions carried out in the virtual room. About the didactic sequence and its way of approach, it was an unprecedented experience for students to study content through generating themes and highly praised, which allowed students to perceive the Chemistry inserted in their daily lives, specifically the content studied. The activities offered were also welcomed by the learners, who reported good experiences with group work and with the recreational activity developed. Unexpectedly, the students understood little of the content of Chemistry, as they were capable to make interesting reflections on the contextualization performed. Some difficulties identified were from learning lag of mathematical contents and also from text reading. The short time available for the discipline made it difficult to perform content fixation activities, and the lack of an extra class study routine on the part of the students also hindered the apprehension of the contents. However, they could perceive the science and technology inserted into their realities and the importance of studying the contents presented. Some students extrapolated the topics discussed in the classes; they made more in-depth reflections and sought on their own answers to their questions, which transposed the chemical contents, entering into reflections of an economic, social and technological nature.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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