Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41058
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AvaliandoEficaciaOficina.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Virgínia Teodoro da-
dc.contributor.authorMenezes, João Paulo Cunha-
dc.date.accessioned2021-05-28T13:09:30Z-
dc.date.available2021-05-28T13:09:30Z-
dc.date.issued2021-02-
dc.identifier.citationSILVA, Virgínia Teodoro da; MENEZES, João Paulo Cunha. Avaliando a eficácia de uma oficina orientada a “Síntese Proteica”: contribuições e possibilidades para o ensino de bioquímica no Ensino Médio. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 14-29, fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v20i2.924. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/924/741. Acesso em: 28 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41058-
dc.description.abstractA tradução gênica é um processo que muitos estudantes do ensino médio têm dificuldade em entender e compreender, por tratar-se de um mecanismo dinâmico, complexo, de nível molecular e imperceptível aos sentidos, tornando-se abstrato e geralmente as representações em imagens estáticas dos livros didáticos e a sua abordagem são ineficientes para a compreensão. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial didático que representações externas podem desempenhar no ensino e aprendizagem de “Síntese Proteica” por meio de uma oficina pedagógica. Participaram da oficina quarenta estudantes de uma escola pública. Os dados foram organizados e interpretados de acordo com uma análise qualitativa de conteúdo, na qual foram avaliados os conceitos predominantes, os ganhos conceituais e o tipo de interação promovida pela oficina na compreensão do tema. Os resultados indicaram que a oficina contribuiu para a melhoria (ou construção) de um modelo metal de síntese de proteínas pelos estudantes, fornecendo uma representação simbólica do processo por meio de interações guiadas. Essas interações, podem promover uma melhor aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular – SBBqpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliando a eficácia de uma oficina orientada a “Síntese Proteica” : contribuições e possibilidades para o ensino de bioquímica no Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of a workshop oriented to “Protein Synthesis” : contributions and possibilities for teaching biochemistry in high schoolpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.license(CC BY SA) Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.. Fonte: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/924/741. Acesso em: 28 maio 2021.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.16923/reb.v20i2.924pt_BR
dc.description.abstract1Gene translation is a process that many high school students find difficult to understand because it is a complex dynamic, molecular level mechanism imperceptible to the senses, becoming abstract. Usually, the representations in static images of textbooks and their approach are inefficient for understanding. Thus, the objective of this work was to evaluate the didactic potential that external representations can play in the teaching and learning of "Protein Synthesis" through a pedagogical workshop. Forty students from a public school participated in the workshop. The data were organized and interpreted according to a qualitative analysis of content, in which the prevailing concepts, the conceptual gains and the type of interaction promoted by the workshop in understanding the subject were evaluated. The results indicated that the workshop contributed to the improvement (or construction) of a mental model of protein synthesis by students, providing a symbolic representation of the process through guided interactions. These interactions can promote better learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.