Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Cayo Vinícius Honorato da | - |
dc.contributor.author | Skeff, Narla | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T16:00:39Z | - |
dc.date.available | 2021-05-26T16:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SKEFF, Narla. Entre o monumental e o latente na formação do Museu Nacional de Brasília. 2020. 198 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41047 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação toma como estudo de caso o Museu Nacional de Brasília (MuN), a fim de
construir um diálogo entre os campos da arte, do museu, da arquitetura, da educação e dos
públicos. A investigação aborda as particularidades desta edificação com o objetivo de
compreender como se constitui uma “dimensão educativa” no Museu e seu entorno, e de
debater os discursos e forças políticas que operam quando estamos neste lugar. Inicialmente
apresenta uma história das propostas de museu para o Conjunto Cultural Sul, esboçados
desde os anos 1950 e que precederam o projeto consolidado em 2002, com o Museu
inaugurado em 2006. Nesse processo, analisa a imagem do Museu na cidade a partir da sua
arquitetura, seu funcionamento e seus problemas museais, discutindo em seguida, a educação
em museus de arte, a partir das proposições da Museologia Crítica e dos Estudos Culturais.
Com uma metodologia mista e reflexiva, ao longo da dissertação, exploram-se os relatos
históricos, institucionais, pedagógicos e políticos atuantes no processo de concepção e
operacionalização do museu em questão, refletindo-se sobre as dinâmicas dos públicos na
instituição e sobre os discursos e rituais criados no espaço museológico atrelados à exposição
de bens culturais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o monumental e o latente na formação do Museu Nacional de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu Nacional de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - arquitetura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - usuários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - arquitetura | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation takes as a case study the Museu Nacional of Brasilia (MuN), in order to build a
dialogue between the fields of art, museum, architecture, education, and public audiences. The
investigation addresses the particularities of this building in order to understand how an
“educative dimension” is constituted at this moment in the Museum and its surroundings. As
well as to debate the speeches and political forces that operates when we are in this place. At
first the study presents a history of the museum proposals for the Conjunto Cultural Sul
sketched since the 1950s, which preceded the consolidated project in 2002, with the opening of
the Museum in 2006. In this process, the presented study explores the image of the Museum in
the city from its architecture, functioning, and existing museal problems, followed by discussions
about education in art museums based on its proposals of Critical Museology and Cultural
Studies. The research is structured in an interdisciplinary way based on the following units of
analysis: the Projects, the Museum, the School, and the Audiences, all reflecting on the cultural
practices distributed in the public space. Throughout the dissertation, it was used a mixed and
reflective methodology to explore the historical, institutional, pedagogical, and political reports,
which are active in the process of conception and operationalization of the museum in question.
Reflecting on the dynamics of audiences in the institution, as well the speeches and rituals
created in the museum space combined with exposition of cultural heritage. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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