Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4097
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LaraLopesFideles.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal
Autor(es): Fideles, Lara Lopes
Orientador(es): Ortíz Alvarez, Maria Luisa
Assunto: Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Professores - formação
Linguística aplicada
Data de publicação: 7-Abr-2010
Referência: FIDELES, Lara Lopes. Materializações do planejamento de cursos de língua estrangeira (inglês) em escolas públicas do Distrito Federal. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo investiga materializações de planejamento de cursos de LE (inglês) em três escolas públicas do DF. Não se limita apenas a discutir a concepção de planejamento bem como a sua origem e implicações para o processo de ensino e aprendizagem, mas também a história do ensino de inglês (LE) no Brasil e os documentos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem dessa língua nas escolas públicas pesquisadas. A nossa pesquisa é qualitativa-interpretativista de natureza etnográfica Os dados foram coletados em três escolas do Distrito Federal com a ajuda de questionários escritos, gravações de aulas em áudio, notas de campo, entrevistas e análises de documentos. Nossos participantes foram três professores, além de dois coordenadores pedagógicos e setenta e nove alunos, cujos dados foram incluídos para complementar as informações dos principais colaboradores de pesquisa. Os resultados mostram que os alunos percebem problemas e dificuldades enfrentadas em sala de aula, como a grande quantidade de alunos em sala, a falta de livros didáticos, o pouco tempo real de aula de LE em escolas públicas e até mesmo a falta de planejamento dos professores. Os professores reconhecem a importância do planejamento, afirmam que conhecem os documentos, mas isso só nos foi revelado nos questionários e nas entrevistas, pois a prática é bem diferente, isto é, o dizer e o fazer têm rumos diferentes. Nesta perspectiva, este trabalho procurou contribuir modestamente com as pesquisas relacionadas ao planejamento de cursos de LE e propõe uma reflexão necessária com relação à formação de professores. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates the curricular plan materialization of foreign language (English) courses in three public schools of the Distrito Federal. It not only discusses the conception of planning as well as its origin and implications for the process of teaching and learning, but also the history of English (foreign language) teaching in Brazil and documents related to the process of teaching learning of this language in the public schools researched. Our research is qualitative-interpretative and its nature is ethnographic. The data were collected in three schools of the Distrito Federal and written questionnaires, audio recordings of classes, field notes, interviews and analysis of documents help us. Our participants were three teachers, two pedagogic coordinators and seventy-nine students, whose data were included to complement the information of the main research people that worked together with us. The results show that the students realize they face problems and difficulties in the classroom, such as the quantity of students in class, the lack of didactic books, the real time of the foreign language classes of public schools and even the lack of teachers plan. The teachers recognize the importance of planning, affirm they know the documents, but this was revealed to us only in the questionnaires and interviews because their practice is quite different, that is, saying and doing have different routes. In this perspective, this study seeks to contribute to the research related to the planning of foreign language courses and proposes a necessary reflection related to training.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.