Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Tiago de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T02:19:56Z | - |
dc.date.available | 2021-05-12T02:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Tiago de Souza. Dissecção de Origamis e Ilustração Científica como Alternativa para Aulas de Zoologia no Ensino Médio. 2020. [123] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40896 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Biologia está constituído por uma série de conteúdos considerados complexos por
professores e estudantes devido a necessidade de memorização de determinados processos
fisiológicos e estruturas anatômicas. Nesse sentindo, o ensino de Zoologia apresenta um desafio
especial em tornar o aprendizado significativo por meio da aprendizagem investigativa. Esse
trabalho propõe o ensino de Zoologia de Vertebrados para Ensino Médio, utilizando o estudo da
Anatomia Comparada de sistemas por meio de aulas investigativas e atividades lúdicas como
dissecção e ilustração em origamis. Portanto, para isso, foram utilizadas abordagens com a
finalidade de estimular e desenvolver o raciocínio crítico necessário para fazer ciência com os
estudantes da 2a série, com métodos eficazes e passíveis de serem avaliados ao final do
processo didático. Além de uma atividade lúdica, os origamis e a Ilustração Científica são
alternativas para o uso de animais nas práticas de ensino médio que, inclusive, são consideradas
ilegais segundo nosso estatuto. As perguntas norteadoras da pesquisa foram: “a ilustração de
órgãos e sistemas por meio de técnicas de Ilustração Científica auxilia na aprendizagem de
Zoologia de Vertebrados?”; “a ludicidade em dissecar e ilustrar origamis de diferentes classes de
vertebrados desperta o interesse do estudante e amplia as possibilidades de aprendizagem
investigativa?”. Sendo assim, uma das propostas desse trabalho foi elaborar uma sequência
didática de Zoologia de Vertebrados que auxilia o professor e permita o estudante aprender o
conteúdo dinamicamente com modelos de dobraduras (origamis), simulação de dissecção
seguido de ilustração da anatomia interna. Os sujeitos envolvidos nesse projeto foram alunos e
alunas da 2a série do Ensino Médio do Colégio Setor Oeste, localizado na Asa Sul, Brasília. Os
levantamentos, análise e discussões dos dados são de caráter descritivo e qualitativo, buscando
compreender a relação entre as atividades aplicadas e sua possível eficiência no processo de
ensino-aprendizagem, sem ignorar o meio em que estudantes se encontram e os recursos que
utilizam. Esse estudo fez uso de estratégias pedagógicas como sequência didática e ludicidade
numa metodologia investigativa, em que o estudante busca rastrear a informação nas diferentes
fontes disponíveis. O foco das aulas foi mais na pesquisa da informação – e como chegar até ela
– do que o ensino expositivo do conteúdo. A experiência dessas aulas e práticas culminaram na
elaboração de uma Sequência Didática de Zoologia de Vertebrados para Ensino Médio. Os
dados foram obtidos por meio de materiais produzidos pelos estudantes como ilustrações no
interior de origamis compilados em Caderno Volante, relatório de dissecção e entrevistas. Em
seguida, os dados foram triangulados em comparação às anotações do diário de campo do
pesquisador elaborado no decorrer das práticas. O estudante foi o protagonista no decorrer de
toda atividade, desde o desenvolvimento do caderno volante à finalização da peça dissecada.
Todo o trabalho demandou pesquisa, investigação do conteúdo trabalhado e melhores maneiras
para apresentar o animal dissecado por parte do estudante. Foi constatado, após a análise dos
dados por meio de software de Análise de Sentimentos Textuais sobre Conteúdo, uma
significativa alteração de humor no decorrer da atividade de dissecção livre e orientada. Também
foi verificado um aprimoramento das ilustrações após a pesquisa dos estudantes e, por meio das
entrevistas coletadas, que o uso da metodologia investigativa associada à prática com os
origamis favoreceu a construção do conhecimento e aumentou a aproximação dos estudantes
para o ambiente e método científico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dissecção de origamis e ilustração científica como alternativa para aulas de Zoologia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Origamis | pt_BR |
dc.subject.keyword | lustração científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Zoologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Biology teaching consists of a lot of contents considered complex by teachers and students due
to the need of memorizing some physiological processes and anatomical structures. In this case,
Zoology is specially challenging in making students’ learning through investigative learning
process. This work proposes Vertebrate Zoology teaching for High School using Comparative
Anatomy between different animal groups through investigative classes and recreational activities
such origamis` dissection and anatomic illustration inside them. Therefore, to make it happen,
approaches were used to stimulate and develop the critical reasoning between secondary
students to make the learning process possible with an effective method that could be evaluated
at the end of the academic process. More than a recreational activity, origami and scientific
illustration are also alternatives for the use of animals in high school practices – which are illegal
according to Brazilian laws. The guiding questions of this research were: “Does the illustration of
organs and systems using Scientific Illustration techniques help in the understanding of
Vertebrate Zoology?”; “The playfulness in dissecting and illustrating different types of vertebrates
origamis arouses the student's interest and expands the possibilities of investigative learning?”.
Therefore, one of the proposals of this work was to elaborate a Didactic Sequence on Vertebrate
Zoology that assists the teacher and allows the student to learn the content dynamically with
folding models (origamis), simulation of dissection followed by illustration of the internal anatomy.
The subjects involved in this project were secondary students of Setor Oeste High School, located
in Asa Sul, Brasília. Data collection, analysis and discussions of this assay are of a descriptive
and qualitative nature, seeking to understand the relationship between the applied activities and
their efficiency in teaching and learning processes, attentive to the environment in which students
find themselves and daily resources. This assay uses didactic sequence and playfulness in
investigative methodology as pedagogical strategies, which the student seeks to track the
information in the different available sources. The teaching method was based on researching of
the information – and how to find it - rather than the expository teaching of content. The
experience of these classes and practices culminated in the elaboration of a Didactic Sequence
on Vertebrate Zoology for High School. The research data were obtained through students’
materials as illustrations inside origami compiled in a student’s journal (a paper notebook made
by themselves), dissection’s report and interviews. Then, all data were compared to each other
and to the researcher's journal notes elaborated during the practices. The student was the
protagonist during all activities, from the development of student’s journal to the dissected
origami. All the work demanded some research from students, investigation of the content and
better ways to present the dissected paper animal. After running the students reports through a
Text Sentiment Analysis software, it was found a substantial change in mood during the free and
guided dissection activity. There was an improvement in the illustrations after the students’
research and an increase of the students’ approach to the environment and scientific method with
the use of the investigative methodology associated with the practice with the origami. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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