Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40876
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DeneirdeJesusMeirelles.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Criação de aplicativo para SMARTPHONE destinado ao ensino da botânica no Ensino Básico da SEEDF
Autor(es): Meirelles, Deneir de Jesus
Orientador(es): Silva, Lucia Helena Soares e
Assunto: Aplicativos educacionais
Botânica - estudo e ensino
Mídias educacionais
Data de publicação: 10-Mai-2021
Referência: MEIRELLES, Deneir de Jesus. Criação de aplicativo para SMARTPHONE destinado ao ensino da botânica no Ensino Básico da SEEDF. 2020. 95 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Muitos educandos e educadores consideram que existe uma desconexão entre o conteúdo teórico da Botânica e a prática, ou seja, com vida real dos estudantes, tornando o aprendizado dos conteúdos algo mecânico e desarticulado. Atualmente, a maioria dos estudantes vive conectados as mídias sociais. Antes mesmo de dominarem a linguagem falada as crianças já manipulam celulares, tablets e afins. Diante desta realidade, surgiu a ideia de criamos o aplicativo/site “https//pykky.net” como ferramenta para facilitar a compreensão dos conceitos botânicos, numa tentativa de preencher algumas lacunas, tais como a de reconhecer a importância das plantas na biosfera e no dia-a-dia; facilitar a percepção dos aspectos estéticos, biológicos e históricos exclusivos das plantas; e ajudar a corrigir distorções tais como a presunção que os fotossintetizantes são seres inferiores aos animais. Trata-se de reforçar habilidades referendadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do Novo Ensino Médio e pelo Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O aplicativo/site foi testado por estudantes e professores do ensino regular e educação de jovens e adultos da SEEDF, sendo destacada a dificuldade na montagem de aulas e sequências didáticas, por parte dos professores. Já os estudantes destacaram positivamente a disponibilidade de desafios didático-pedagógicos virtuais temáticos e de vídeo-experimentos. Um aspecto ressaltado tanto pelos professores quanto pelo os estudantes foi que mais conteúdos biológicos fossem trabalhados em ferramentas semelhantes.
Abstract: Many students and educators consider that there is a disconnect between the theoretical content of botany and practice, that is, the real life of students, making the learning of the contents somewhat mechanical and disjointed. Currently, most students are connected to social media. Even before mastering spoken language, children already manipulate cell phones, tablets and the like. In view of this reality, the idea arose that we created the application / website “https // pykky.net” as a tool to facilitate the understanding of botanical concepts, in an attempt to fill some gaps, such as recognizing the importance of plants in the biosphere and day to day; facilitate the perception of aesthetic, biological and historical aspects exclusive to plants; and to help correct distortions such as the presumption that photosynthesizers are inferior to animals. It is about reinforcing skills endorsed by the Common National Curricular Base (BNCC) of the New High School and by the Curriculum in Motion of the State Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). The application / website was tested by students and teachers of SEEDF's regular education and education for young people and adults, with emphasis on the ease of assembling classes and didactic sequences, by teachers. Students, on the other hand, positively highlighted the availability of thematic virtual didactic-pedagogical challenges and video experiments. One aspect highlighted by both teachers and students was that more biological content was worked on similar tools.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.