Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Lucia Helena Soares e | - |
dc.contributor.author | Santana, Neydson Soares | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T02:55:22Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T02:55:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Neydson Soares. Análise do livro didático: implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio.2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40874 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a importância atual do ensino da Botânica e as dificuldades encontradas tanto por professores quanto por estudantes no processo de ensino-aprendizagem deste tema, o livro didático torna-se um material de extrema relevância no contexto escolar. O presente trabalho analisou livros didáticos de Biologia, para o Ensino Médio, selecionados pelo Ministério da Educação para compor o Programa Nacional do Livro Didático 2018 e que estiveram disponíveis para a escolha das escolas públicas do país para o triênio 2018-2020. Foram analisados em relação ao seu conteúdo teórico, ilustrações, atividades propostas e recursos complementares. Atualmente, a abordagem apenas descritiva da Botânica, a utilização de termos desconhecidos pelos estudantes e o uso de imagens, nem sempre condizentes com a realidade, tornam o conteúdo menos atrativo. Neste aspecto, é necessário que o material utilizado ajude a tornar a Botânica mais atraente, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Para atingir tal objetivo, é importante que o docente não apenas conheça o material disponível, mas seja capaz de escolher o que melhor contribuirá para sua prática. Ao final do trabalho foi criada uma cartilha denominada Critérios para a análise do Livro Didático, a ser disponibilizada para as escolas e aos professores, em mídia digital, para auxiliar nessa importante tarefa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do livro didático : implicações para o ensino-aprendizagem de Botânica no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Botânica - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - métodos de ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the current importance of Botany’s teaching and difficulties that teachers and students face
at the process, the textbook becomes an extremely relevant material in the learning process. The
present work analyzed Biology textbooks for high school, selected by the Ministry of Education to
compose the Programa Nacional do Livro Didático 2018 (2018 National Textbook Program) which were
available for choice of public schools in the country for the 2018-2020 period. They were analyzed in
relation to their theoretical content, illustrations, proposed activities and complementary resources.
Currently, the descriptive approach of Botany, the use of terms unknown to students and the use of
images, not always consistent with reality, make the content less attractive. In this respect, it is
necessary that the material used helps to make Botany more attractive, both for those who teach and
for those who learn. To achieve this goal, it is important that the teacher not only knows the material
available, but is able to choose what will best contribute to their practice. At the end, a booklet called
Critérios para a Análise do Livro Didático (
Criteria for Textbook Analysis) was created, to schools and teachers, in digital format, to assist in this
important task. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|