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dc.contributor.advisorLegnani, Viviane Neves-
dc.contributor.authorNeves, Amanda Araujo-
dc.date.accessioned2021-05-11T01:36:55Z-
dc.date.available2021-05-11T01:36:55Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.citationNEVES, Amanda Araujo. Sobre-viver resistindo: adolescência LGBT+ na escola. 2020. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40869-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo com pessoas LGBT+ e concebendo a escola como importante espaço de socialização e elaboração de laços sociais, este trabalho tem como objetivo identificar, através da escuta de adolescentes LGBT+, como ocorrem a relação desses sujeitos com e na escola. Pretende apresentar contribuições da psicanálise, dos estudos de gênero e da perspectiva decolonial para refletir sobre a inclusão, o reconhecimento e a participação efetiva de sujeitos LGBT+ na instituição escolar. Para atingir esse objetivo geral, a pesquisa escutou 11 adolescentes com idades entre 18 e 20 anos, residentes no Distrito Federal, através da elaboração de questionários, rodas de conversa e uma entrevista estruturada. No referencial teórico, a pesquisa aborda a adolescência na contemporaneidade a partir da psicanálise, e desconstrói a naturalização da heteronormatividade e cisnormatividade através dos estudos de gênero e da decolonialidade. Também aponta a escola como uma instituição reguladora das sexualidades e identidades de gênero, e apresenta o potencial subversivo dos campos de conhecimentos supracitados. São essas as áreas de estudo que adotam um olhar de singularidade para o sujeito e apostam em mudanças significativas no laço social para que se evite a segregação das diferenças.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSobre-viver resistindo : adolescência LGBT+ na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLGBTQIA+pt_BR
dc.subject.keywordAdolescência - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Considering that Brazil is one of the most violent countries in the world towards LGBT + people and conceiving educational institutions as importants places for socialization and elaboration of the social bonds, this work aims to identify, through listening to LGBT + adolescents, how the relationship of these subjects occurs with and at school. It intends to present contributions from psychoanalysis, gender studies and the decolonial perspective to reflect on inclusion, recognition and effective participation of LGBT + subjects in the school institution. To achieve this general objective, this research listened to 11 adolescents aged between 18 and 20 years, living in Distrito Federal (Brazil). The methods used were socioeconomic questionnaires, conversation circles and structureds interviews. In the theoretical framework, the research addresses adolescence in contemporary times through psychoanalysis, and deconstructs the naturalization of heteronormativity and cisnormativity through studies of gender and decoloniality. It also points to the school as an institution that regulates sexualities and gender identities, and presents the subversive potential of the above-mentioned fields of knowledge. These are the areas of study that take a singular look at the subjects and rely on significant changes in the social bond in order to avoid the segregation of differences.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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