http://repositorio.unb.br/handle/10482/40863
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_GabriellaQueirozBrito.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Desempenho de Mistura Asfáltica do Tipo Areia Asfalto Usinada a Quente (AAUQ) com a Inserção de PET (Polietileno Tereftalato) micronizado |
Outros títulos: | Performance of Sand-Asphalt Hot Mix (SAHM) with micronized pet (polyethylene tereftalate) insertion |
Autor(es): | Brito, Gabriella Queiroz |
E-mail do autor: | gabriella.gb8@gmail.com |
Orientador(es): | Casagrande, Michéle dal Toé |
Assunto: | Pavimentação Misturas asfálticas Areia asfalto Polietileno tereftalato |
Data de publicação: | 10-Mai-2021 |
Data de defesa: | 17-Dez-2020 |
Referência: | BRITO, Gabriella Queiroz. Desempenho de Mistura Asfáltica do Tipo Areia Asfalto Usinada a Quente (AAUQ) com a Inserção de PET (Polietileno Tereftalato) micronizado. 2020. xv, 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A execução de pavimentos para receber baixo volume de tráfego muitas vezes está associada a baixos custos, mas isto só ocorre se alguns fatores forem cumpridos, dentre eles, a proximidade entre o local onde a obra será realizada e os locais onde obter-se-á os materiais a serem utilizados. Algumas regiões do Brasil são deficientes em agregados graúdos, o que onera a execução do pavimento com revestimento de concreto asfáltico. Essas mesmas regiões, em sua maioria, são ricas em areia, o que traz a possibilidade de executar o revestimento do pavimento em Areia Asfalto Usinada a Quente (AAUQ). Este tipo de mistura asfáltica é considerado para baixo volume de tráfego, e a utilização de novos materiais, a fim de melhorar o comportamento mecânico de misturas asfálticas, vem mostrando resultados positivos e promissores. Esta pesquisa visa estudar o comportamento mecânico de misturas asfálticas do tipo areia asfalto usinada a quente (AAUQ) com a inserção de Polietileno Tereftalato (PET) micronizado, oriundo de garrafas PET moídas. Foram estudadas misturas sem a adição de PET (convencional) e com substituição de areia por 10 e 18% de PET, em massa. A partir dos ensaios de caracterização dos agregados e do ligante asfáltico (CAP 50/70) foram realizadas a dosagem das misturas asfálticas pelo método Marshall e os ensaios mecânicos de estabilidade e fluência Marshall, resistência à tração, módulo de resiliência, vida de fadiga e desgaste cântabro. Com esses resultados foi realizado o dimensionamento do pavimento, através do software MeDiNa, a fim de observar as espessuras das camadas e a vida útil de projeto das misturas estudadas. Os resultados mostraram que a adição de PET micronizado à mistura AAUQ melhora os parâmetros de resistência, resiliência e fadiga das misturas. Além da resposta positiva no comportamento mecânico do pavimento, possibilitando um pavimento sustentável e mais eficiente, existe também um ganho ambiental, dando uma destinação nobre a elevada geração de resíduo plástico, considerado o grande problema ambiental do século 21. |
Abstract: | The execution of low traffic volume pavements is often associated with low costs, but this only occurs if certain factors are met, among them, the proximity between the location where the work will be carried out and the places wherein the materials will be obtained. Some regions of Brazil are deficient in coarse aggregates, which increases the execution’s cost of the asphalt concrete pavement. Mostly, these regions are abundant in sand, which makes it possible to execute the asphalt layer of the pavement in Sand-Asphalt Hot Mix (SAHM). This type of asphalt mixture is considered for low traffic volume, and the use of new materials, in order to improve the mechanical behavior of the asphalt mixture, has been showing positive and promising results. This research aims to study the mechanical behavior of sand-asphalt hot mix (SAHM) with the insertion of micronized Polyethylene Terephthalate (PET), from crushed PET bottles. Mixtures without the addition of PET (conventional) and with replacement of sand by 10 and 18% PET, by mass, were studied. From the characterization tests of the aggregates and the asphalt binder (CAP 50/70), the dosage of the asphalt mixtures by the Marshall method, Marshall mechanical tests of stability and flow, tensile strength, resilient modulus and fatigue life were carried out. Based on that, the pavement design was performed using the MeDiNa software, to observe the thickness of the layers and the service life of the studied mixtures. The results showed that the addition of micronized PET to the SAHM mixture improves the parameters of resistance, resilience and fatigue of the mixtures. In addition to the positive response in the mechanical behavior of the pavement, enabling a sustainable and more efficient pavement, there is also an environmental gain, giving a more noble destination to the high generation of plastic waste, considered the major environmental problem of the 21st century. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia |
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Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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