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Título: Atividades práticas nas aulas de fisiologia humana no Ensino Médio
Autor(es): Cardoso, Cristiane Rosa de Faria
Orientador(es): Gati, Christiano Del Cantoni
Assunto: Ensino de Biologia
Alfabetização científica
Fisiologia humana
Sequência didática
Ensino por investigação
Sistema respiratório
Data de publicação: 10-Mai-2021
Referência: CARDOSO, Cristiane Rosa de Faria. Atividades práticas nas aulas de fisiologia humana no Ensino Médio. 2020. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Vários estudos têm demonstrado que as atividades práticas auxiliam na aprendizagem dos alunos, motivando-os e despertando o interesse pelas aulas de Biologia. Atualmente, a maioria das aulas são teóricas expositivas, levando somente à memorização de conteúdos. As atividades práticas investigativas contribuem para a melhoria desse quadro, despertando suas diversas inteligências e competências, a curiosidade e o pensamento crítico, almejando, principalmente, uma aprendizagem relevante para dentro e fora da escola. Nesta pesquisa foi produzida e aplicada uma sequência didática com aulas práticas sobre o sistema respiratório com uma abordagem investigativa e que poderá ser utilizada nas aulas de biologia no ensino médio, auxiliando na construção do modelo do pulmão e na resolução de três situações-problemas (engasgamento, pneumotórax e crise asmática). A pesquisa foi desenvolvida em um colégio da rede pública estadual na cidade de Anápolis (GO) com vinte e três alunos da segunda série do ensino médio, que foram organizados em pequenos grupos na sala de aula. A partir de um problema ou questionamento proposto pela professora sobre o sistema respiratório, os alunos foram instigados a exporem suas hipóteses, levantarem e registrarem seus dados, discutirem as ideias com seu grupo e, por fim, comunicarem seus resultados com a turma, tendo como meta a compreensão do conteúdo e o desenvolvimento de habilidades cognitivas próprias do conhecimento científico. Para essas etapas, foi utilizado o Ensino por Investigação como uma Abordagem Didática para a construção da sequência didática, almejando, também, a Alfabetização Científica. Os resultados demonstraram uma possibilidade na melhoria do desempenho dos estudantes tanto na motivação e no interesse quanto na aprendizagem do conteúdo trabalhado de forma investigativa, pois visava o protagonismo dos alunos. Em relação às respostas ao questionário aplicado, os resultados mostraram o aumento na atenção dos estudantes, melhora no entendimento dos conceitos, na capacidade de relacionar o conteúdo trabalhado com situações cotidianas e com os conhecimentos prévios, além do da melhora na interação entre os alunos, na motivação e no interesse. Assim, além de aprenderem conteúdos específicos de forma mais integrada, relevante e contextualizada, também desenvolveram habilidades envolvidas no saber científico.
Abstract: Several studies have shown that practical activities help students to learn, motivate and arouse interest in Biology classes. Currently, most classes are theoretical expositions, leading only to the memorization of contents. Practical investigative activities contribute to the improvement of this situation, awakening their diverse intelligences and competences, curiosity and critical thinking, aiming, mainly, for relevant learning inside and outside the school. In this research, a didactic sequence was produced and applied with practical classes on the respiratory system with an investigative approach that can be used in biology classes in high school, assisting in the construction of the lung model and in the resolution of three problem situations (choking) , pneumothorax and asthmatic crisis). The research was developed in a public school in the city of Anápolis (GO) with twenty-three students of the second grade of high school, who were organized in small groups in the classroom. Based on a problem or question proposed by the teacher about the respiratory system, students were encouraged to expose their hypotheses, raise and record their data, discuss ideas with their group and, finally, communicate their results with the class, aims to understand the content and develop cognitive skills typical of scientific knowledge. For these stages, Teaching by Investigation was used as a Didactic Approach for the construction of the didactic sequence, also aiming at Scientific Literacy. The results demonstrated a possibility in improving student performance both in motivation and interest and in learning the content worked in an investigative way, as it aimed at the protagonism of students. Regarding the responses to the applied questionnaire, the results showed an increase in students' attention, an improvement in the understanding of concepts, in the ability to relate the content worked with everyday situations and with previous knowledge, in addition to an improvement in the interaction between students, motivation and interest. Thus, in addition to learning specific content in a more integrated, relevant and contextualized way, they also developed skills involved in scientific knowledge.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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