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2020_JúniorAlvesFerreira.pdf5,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAraújo, Carla Nunes de-
dc.contributor.authorFerreira, Júnior Alves-
dc.date.accessioned2021-05-07T09:52:46Z-
dc.date.available2021-05-07T09:52:46Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.date.submitted2020-10-22-
dc.identifier.citationFERREIRA, Júnior Alves. Análise de parasitoses e de acidentes com artrópodes venenosos em livros didáticos do PNLD/2018 e produção de um material paradidático com abordagem investigativa. 2020. 155 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40840-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAs doenças parasitárias afetam principalmente as populações com baixo nível socioeconômico, com acesso insatisfatório ao sistema de saúde e para as quais a escola pode ser a principal fonte de cultura, conhecimento e informações sanitárias. As doenças parasitárias comprometem o desenvolvimento e o crescimento das crianças e adolescentes, e reduzem a produtividade de jovens e adultos. Os acidentes envolvendo artrópodes peçonhentos também constituem um problema de saúde pública e, assim como a maioria das parasitoses, são Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs). Eles vêm aumentando em frequência de acordo com o Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN). Nesse contexto, esse estudo teve como objetivos analisar os conteúdos de Parasitologia e acidentes com artrópodes venenosos em livros didáticos de Biologia fornecidos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2018) e produzir um material paradidático para abordar os conteúdos menos privilegiados com importância epidemiológica. Das dez coleções disponibilizadas pelo PNLD/2018, sete foram selecionadas baseando-se no ranqueamento das primeiras opções feitas por 100 unidades de Ensino Médio Regular do Distrito Federal e de 650 do Estado de Goiás. As coleções foram submetidas à análise dos aspectos físicos, organizacionais, e à análise de conteúdo. Menos de 10% das paginações são dedicadas aos conteúdos investigados, mais expressivos nos volumes de número 2 de cada coleção, sendo bastante escassos nos outros volumes. Os livros didáticos apresentaram adequações científicas, didáticas, considerando as orientações do manual do professor, assim como inadequações pontuais no que se refere a correção científica, ao glossário e as realidades epidemiológicas regionais, urbanas e rurais. As protozooses constituíram as doenças mais abordadas (6,8 identificadas/8 investigadas - 85,71%), seguidas pelas helmintíases não transmitidas pelo solo (2,8 identificadas/5 investigadas - 57,14%), helmintíases transmitidas pelo solo e filarioses (4,5 identificadas/8 investigadas - 57,13%). Mesmo protozooses e helmintíases terem recebido a maior atenção por parte dos diferentes autores, algumas coleções omitiram parasitoses de importância médica local e nacional, como: amebíase, balantidíase, toxoplasmose, tricomoníase, giardíase, tricuríase, oncocercose, hidatidose, fasciolíase, estrongiolíase e a larva migrans visceral. Entretanto os conteúdos relacionados com os artrópodes de importância médica, por exemplo as infestações e acidentes com artrópodes peçonhentos, foram os mais negligenciados (2,1 identificados/6 investigados - 35,71%). Por esse motivo e em vista do aumento considerável do número de acidentes com artrópodes no Brasil nos últimos 20 anos, os temas escorpionismo, araneísmo e erucismo foram selecionados para a produção de um material paradidático, com um manual do professor sugerindo uma metodologia de abordagem investigativa para esses temas no ensino médio. Em conclusão, esse estudo resume o status atual dos conteúdos parasitológicos e acidentes com artrópodes nos livros didáticos de Biologia do PNLD/2018 e propõe uma abordagem investigativa visando proporcionar uma aprendizagem mais significativa e de caráter profilático, visto que o escorpionismo, araneísmo e erucismo são responsáveis pela maioria dos acidentes associados a animais peçonhentos no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de parasitoses e de acidentes com artrópodes venenosos em livros didáticos do PNLD/2018 e produção de um material paradidático com abordagem investigativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtrópodes venenosospt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordDoenças parasitáriaspt_BR
dc.subject.keywordSaúde públicapt_BR
dc.subject.keywordMaterial paradidáticopt_BR
dc.subject.keywordArtrópodespt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - métodos de ensinopt_BR
dc.description.abstract1Parasitic diseases mainly affect populations with low socioeconomic status, with unsatisfactory access to the health system and to whom the school may be the main source of culture, knowledge and health information. Parasitic diseases compromise the development and growth of children and adolescents and reduce the productivity of young people and adults. Accidents involving venomous arthropods are also a public health problem, and like most parasitosis, they are Neglected Tropical Diseases (NTDs) and have been increasing in frequency according to the Diseases and Notification Information System (SINAN). In this context, this study aimed to analyze the contents of Parasitology and accidents with venomous arthropods in Biology Textbooks provided by the National Book and Didactic Material Program (PNLD/2018) and to produce a paradidactic material to address the less privileged contents with epidemiological importance. Of the ten collections made available by PNLD/2018, seven were selected based on the ranking of the first options made by 100 units of Regular High School in the Federal District and 650 in the State of Goiás and submitted to the analysis of physical and organizational aspects, and to content analysis. Less than 10% of the pages are dedicated to parasitological content, which is more expressive in volumes number 2, being quite scarce in the other volumes. The textbooks presented scientific and didactic adjustments, with considerations regarding the teacher's manual, as well as specific inadequacies with regard to scientific correction, the glossary and the regional, urban and rural epidemiological realities. Protozooses were the most frequently addressed diseases (6.8/8 - 85.71%), followed by helminthiasis (2.8/5 - 57.14%), soil-transmitted helminthiasis and filariasis (4.5/8 - 57.13%). Even though protozooses and helminthiasis have received the greatest attention from different authors, some collections have omitted parasitoses of local and national medical importance, such as: amoebiasis, balantidiasis, toxoplasmosis, trichomoniasis, giardiasis, trichuriasis, onchocerciasis, hydatidosis, fascioliasis, strongyloidiasis and visceral larva migrans. However, the contents related to arthropods of medical importance, for instance the infestations and accidents with venomous arthropods, were the most neglected (2.1/6 - 35.71%). For this reason and in view of the considerable increase in the number of arthropod accidents in Brazil in the last 20 years, scorpionism, araneism and erucism were selected for the production of a paradidactic material and a teacher manual suggesting an investigative approach methodology for these subjects in high school. In conclusion, this study summarizes the current status of parasitological and accidents with venomous arthropods contents in the PNLD/2018 Biology textbooks and proposes an investigative approach aimed at providing more meaningful and prophylactic learning, since scorpionism, araneism and erucism are responsible for the majority of accidents associated with venomous animals in Brazil.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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