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Título: Como a equidade racial está sendo implementada na formação em saúde? : pesquisa-intervenção nos cursos de graduação em Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina da Universidade de Brasília
Autor(es): Souza, Dyana Helena de
E-mail do autor: dyana_4521@hotmail.com
Orientador(es): Rocha, Dais Gonçalves
Assunto: Equidade racial
Saúde da população negra
Formação profissional - saúde
Currículo educacional
Negros
Data de publicação: 7-Mai-2021
Referência: SOUZA, Dyana Helena de. Como a equidade racial está sendo implementada na formação em saúde?: pesquisa-intervenção nos cursos de graduação em Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina da Universidade de Brasília. 205 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este estudo tem por objetivo produzir evidências sobre a implementação da equidade racial na formação dos profissionais da saúde no cotidiano dos cursos de graduação em Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina da Universidade de Brasília (UnB), com foco na construção participativa de um plano de ação que possibilite a sua efetivação. As motivações para sua realização partem de uma pesquisadora negra implicada, que, a partir de uma postura ético-política, defende e adota a Epistemologia Feminista Negra enquanto implicação epistemológica. Trata-se de estudo de natureza qualitativa com abordagem metodológica do tipo pesquisa-intervenção. Inicialmente foi realizada análise documental de conteúdo dos Programas de Ensino-Aprendizagem das disciplinas que, de acordo com o PPC, incluem a equidade racial. Em seguida, foram realizadas duas oficinas; a primeira para investigar a visão dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos de Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina sobre a implementação da equidade racial nos cursos; e a segunda, apenas com o curso de Medicina, para validar o material construído na oficina 1 e formular coletivamente uma proposta de plano de ação de implementação da equidade racial no curso. Com relação aos aspectos éticos, a pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Na análise documental dos programas de ensino-aprendizagem, a equidade racial apareceu explicitamente no curso de Saúde Coletiva (4 disciplinas obrigatórias e três optativas) e no curso de Medicina (6 disciplinas obrigatórias e em nenhum optativa). Percebeu-se, também, que a inserção ficou concentrada no primeiro semestre e que geralmente a temática é abordada de acordo com a afinidade individual de determinados professores. No curso de Enfermagem não foram identificadas disciplinas obrigatórias que explicitamente abordem o tema, apesar de indicado no PPC, tendo sido identificada apenas uma disciplina optativa. A partir da análise dos dados produzidos nas oficinas, o material foi organizado nas seguintes categorias: Visão de equidade racial; Situação da implementação; Resposta/interesse dos estudantes; Fatores críticos: o que facilita e o que dificulta; Estratégias para o plano de ação; Motivações/justificativas para ensinar a equidade; vivência de docentes negros; Ações afirmativas e Branquitude na medicina. O SUS tem centralidade e responsabilidade na redução das iniquidades em saúde e, portanto, defendem-se políticas de saúde com a lente da equidade racial para garantia de direitos. As estratégias para o plano de ação foram construídas coletivamente e apontaram pistas que podem nortear os cursos para implementação da equidade racial. A partir das estratégias propostas e das aprendizagens e produção de sentidos proporcionados no estudo foram feitas algumas recomendações, como: que a equidade racial seja inserida como pauta política nos cursos; que haja ações afirmativas para o ingresso de discentes e docentes negros nesses cursos e que sua inserção no SUS seja feita de acordo com as diretrizes da PNSIPN.
Abstract: This study aims to produce evidence on the implementation of racial equity in the training of health professionals in the undergraduate courses of Public Health, Nursing, and Medicine at the University of Brasília (UnB), focusing on the participatory construction of an action plan that enables its implementation. The motivations for the research come from a black female researcher who, from an ethical-political stance, defends and adopts black feminist epistemology as an epistemological implication. This is a qualitative study, based on intervention-research approach. Initially, the teaching programs of the subjects that included racial equity in their curriculums have been analysed. Then, two workshops were held; the first to investigate the courses’ Structural Teaching Nuclei view on racial equity; and the second, only with the Medicine nucleus, to validate the material built in the first workshop and collectively formulate a proposal for an action plan to implement racial equity on the course. Regarding ethical aspects, the research was approved by the research ethics committee of the Faculty of Health Sciences. According to the documental analysis held on the teaching programs, Racial Equity appeared explicitly in the Public Health course (4 compulsory and 3 optional subjects) and in the Medicine course (6 compulsory subjects). It has also been noticed that the approach on this topic was concentrated in the first semester and varied according to the individual affinity of certain teachers with the topic. In the Nursing course, no mandatory subjects and only one optional subject were identified, despite the topic being indicated on the course’s pedagogical project. The results of both workshops were, then, divided into the following categories: Vision of racial equity; Implementation status; Student response/interest; critical factors – what facilitates and what hinders; Strategies for the action plan; Motivations for teaching equity; experience of black teachers and affirmative actions and whiteness in medicine. Since the Brazilian Universal Healthcare System (SUS) has centrality and responsibility in the reduction of health inequities, health policies are advocated with the lens of racial equity to guarantee rights. The strategies for the action plan have been built collectively and pointed out clues that can guide the courses on implementing racial equity. From the strategies suggested by the study, some recommendations have been made, such as that racial equity must be inserted as a political agenda in the courses; that there should be affirmative actions for the admission of black students and teachers in these courses and that their insertion in SUS should follow the guidelines of the Brazilian National Comprehensive Health Policy for the Black Population.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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