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Título: Conectando a Estação Ecológica de Águas Emendadas : proposta de corredores ecológicos para o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
Autor(es): Andrade, Bárbara Ramos
E-mail do autor: aeh_babi@hotmail.com
Orientador(es): Steinke, Valdir Adilson
Assunto: Índice de Moran
Corredor ecológico
Cerrados
Fragmentação de habitat
Lobo-guará
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: ANDRADE, Bárbara Ramos. Conectando a Estação Ecológica de Águas Emendadas: proposta de corredores ecológicos para o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). 2020. xiv, 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O Cerrado, desde 1970, vem sofrendo significativa supressão da vegetação nativa para a fronteira agrícola. A fragmentação atrelada a perda de habitat faz com os animais selvagens se adaptem a uma matriz antrópica, às vezes, inóspita. O lobo-guará, espécie endêmica do bioma Cerrado, quase ameaçada de extinção, é o maior canídeo da América do Sul, e possui, como muitos outros carnívoros de grande porte, a área de vida grande que varia de 20 a 115 km2. A falta de conectividade em conjunto com a diminuição dos fragmentos florestais têm sido um grande desafio para a dispersão dos lobos-guarás. Rodovias, depois da perda de habitat, são as principais ameaças, devido aos números casos de atropelamento de animais que tentam cruzar as vias de alta velocidade. Uma maneira de aumentar a conectividade e deixar a matriz menos inóspita é a construção de corredores funcionais para uma espécie-focal, de modo que englobe os indicadores ecológicos e antrópicos que interferem o deslocamento da espécie. Portanto, foi proposto nesse trabalho cinco cenários de corredores ecológicos para o lobo-guará no Distrito Federal e entorno, sendo três à noroeste, entre o Parque Nacional de Brasília e a Estação Ecológica de Águas Emendadas, e dois à nordeste, entre a Estação Ecológica de Águas Emendadas e Formosa. Os caminhos priorizaram as notas significativas do resultado geoestatístico do índice de Moran para as variáveis uso da terra, declividade, rodovias, área de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL). À noroeste, os valores mais significativos foram para as classes vegetação campestre, savana e floresta, APP, RL e corpos d ́água. À nordeste, as classes mais significativas foram reflorestamento, agricultura e pastagem. De maneira geral, a classe rodovias não foi muito significativa, porém, à noroeste, foi mais significativa para rodovias não pavimentadas e, à nordeste, para rodovias pavimentadas. A conservação dos corredores remanescentes na paisagem à noroeste está acima de 70%. O bom estado de conservação deste lado é devido ao relevo mais dissecado, o que dificulta a mudança de uso da terra. Por outro lado, à nordeste, mais da metade da vegetação já foi suprimida, sendo que o quinto corredor, com o pior dos cenários, não ultrapassa 40% de vegetação nativa.
Abstract: The Cerrado, since 1970, has been suffering a significant suppression of native vegetation to the agricultural frontier. The fragmentation linked to habitat loss causes wild animals to adapt to an anthropogenic matrix, sometimes inhospitable. The maned wolf, an endemic species of the Cerrado biome, almost threatened with extinction, is the largest canid in South America, and has, like many other large carnivores, a large home range from 20 to 115 km2. The lack of connectivity together with a decrease in forest fragments has been a great challenge for the dispersion of maned wolves. Highways, after habitat loss, are the main ones causes, due to the number of cases of animals being run over trying to cross as high-speed roads. One way to increase connectivity and make the matrix less inhospitable is to build functional corridors for a focal species, so that it encompasses the ecological and anthropic indicators that interfere with the displacement of the species. Therefore, it was proposed in this work five scenarios of ecological corridors for the maned wolf in the Federal District and surroundings, three in the northwest, between the National Park of Brasilia and the Ecological Station of Águas Emendadas, and two in the northeast, between the Ecological Station of Águas Emendadas and Formosa Military Training Area. The paths prioritized as important notes of the geostatistical result of the Moran index for the variables land use, slope, highways, Permanent Preservation Areas (APP) and Legal Reserve (RL). In the northwest, the most significants values were for the classes of native vegetation, savanna and forest, APP, RL and bodies of water. In the northeast, the most important classes were reforestation, agriculture and pasture. In general, the highways class was not very significant, however, in the northwest, it was more significant for unpaved highways and, in the northeast, for paved highways. The conservation of the remaining corridors in the northwest landscape is above 70%. The good state of conservation on this side is due to the more dissected relief, which makes it difficult to change land use. On the other hand, in the northeast, more than half of the vegetation has already been removed, and the fifth corridor, with the worst scenario, does not exceed 40% of the native vegetation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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