Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40829
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KellyCristiandeOliveiraRodrigues.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio
Autor(es): Rodrigues, Kelly Cristian de Oliveira
Orientador(es): Guimarães, Maria de Nazaré Klautau
Assunto: Aprendizagem lúdica
YouTube
Prática docente
Genética - estudo e ensino
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: RODRIGUES, Kelly Cristian de Oliveira. Baralho Genômico como ferramenta de ensino dos conceitos de Genética no Ensino Médio. 2020. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A aprendizagem dos conceitos de Genética é sabidamente uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Pelo papel que os conceitos desempenham, sua aprendizagem tem sido objeto de muitas investigações. A inserção de modelos didáticos no processo de ensino e aprendizagem pode ser uma maneira de fazer a ressignificação desses conceitos. No presente trabalho, foi analisado o material didático Baralho Genômico para o ensino-aprendizagem dos conceitos de Genética no Ensino Médio. A partir da análise, adequações e aplicação desse material em sala de aula, foi possível fazer a reflexão da prática docente da pesquisadora. Além disso, foram produzidos dois materiais: 1) um vídeo explicativo sobre o Baralho Genômico com sugestões aos professores de modos de aplicação, que está disponível na plataforma do Youtube; 2) um estudo de caso para contextualizar os conceitos trabalhados, com a utilização do mesmo material. A aplicação do material didático em sala de aula facilitou a aprendizagem dos conceitos e também despertou o interesse, promovendo o trabalho em grupo. O estudo de caso permite dar seguimento à aprendizagem fomentando o questionamento, o planejamento e a análise de dados, com base nos fatos descritos em vários cenários, o que possibilita ao estudante usar as etapas da investigação científica. Esse conjunto de materiais didáticos analisados e produzidos forneceram uma nova estratégia de ensino-aprendizagem para os conceitos de Genética, no Ensino Médio.
Abstract: Learning the concepts of Genetics is well known to be one of the greatest difficulties faced by students. Due to the role that these concepts play, their learning has been the subject of many investigations. The insertion of didactic models in the teaching and learning process can be a way to reframe these concepts. In this study, the Genomic Deck of Cards didactic material for teaching and learning the concepts of Genetics in High School was analyzed. From the analysis, adequacy and application of this material in the classroom, it was possible to reflect on the researcher's teaching practice. In addition, two materials were produced: 1) an explanatory video on the Genomic Deck of Cards with suggestions to teachers on how to apply it, which is available on the YouTube platform; 2) a case study to contextualize the concepts worked on, employing the same material. The application of this didactic material in the classroom facilitated the learning of concepts and also aroused interest, promoting group work. The case study enables continuous learning by encouraging questioning, planning and data analysis, based on the facts described in the different scenarios, which allows the student to use the stages of scientific investigation. This set of analyzed and produced didactic materials provided a new teaching-learning strategy on concepts of Genetics in High School.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.