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Título: Quiz sobre o reino monera : abordagem das TIC’s numa sequência didática para o ensino de Biologia
Autor(es): Ferreira, Débora Gamboge
Orientador(es): Ribeiro, Alice Melo
Assunto: Recursos midiáticos
Atividades lúdicas
Aprendizagem lúdica
Sequência didática
Data de publicação: 6-Mai-2021
Referência: FERREIRA, Débora Gamboge. Quiz sobre o reino monera: abordagem das TIC’s numa sequência didática para o ensino de Biologia. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O desenvolvimento da tecnologia proporciona vários benefícios para a sociedade atual, diminuindo distâncias e transpondo barreiras físicas, sendo também importante veículo disseminador de informações, fazendo parte do cotidiano das pessoas, sobretudo das mais jovens, que se tornam cada vez mais dela dependente, como é o caso das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC’s). Na contramão dessa realidade, há escolas que se mostram apáticas face a todo esse desenvolvimento tecnológico e não utilizam as ferramentas disponíveis para melhorar a qualidade do ensino ofertada ao aluno a fim de despertar-lhe atenção e interesse, perdendo, com isso, uma excelente oportunidade de envolvê-lo no trabalho pedagógico. Em se tratando principalmente do ensino de Biologia, a prática docente precisa ser cada vez mais estimulada ao uso de diversas abordagens, e o professor precisa cotidianamente ampliar suas estratégias metodológicas. Nesse contexto, buscou-se enfatizar os recursos midiáticos e a sua popularização viabilizando o desenvolvimento de práticas pedagógicas com apoio de aplicativos a partir de equipamentos dos próprios alunos no espaço escolar, possibilitando aulas mais atrativas e envolventes. Ressalta-se ainda que graças à tecnologia há a possibilidade de que o lúdico seja trabalhado com objetivo de despertar o interesse dos alunos, levando-os a entender melhor o conteúdo abordado e, consequentemente, a sua apropriação. Nessa perspectiva, trabalhar de forma lúdica produz motivação, facilita a aprendizagem e torna a assimilação de conhecimentos uma forma divertida. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições de uma Sequência Didática e o desenvolvimento de um estudo sobre a importância das TIC’s como ferramenta de ensino-aprendizagem, culminando com a produção da Sequência Didática e o desenvolvimento de um jogo sobre o Reino Monera na disciplina de Biologia, junto aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Virgínio Santillo, localizado no município de Anápolis, em Goiás. Para tanto, fez-se uso da ferramenta Kahoot, bem como da aplicação da referida estratégia. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, caracterizada como uma intervenção pedagógica. Inicialmente, fez-se o levantamento e a seleção de aplicativos para estudo do Reino Monera; posteriormente, a Sequência Didática e os instrumentos de coleta de dados foram elaborados. Todo o material elaborado/selecionado para o desenvolvimento dessa sequência foi submetido a um teste exploratório com os alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Virgínio Santillo. O referido teste indicou a adequação do material, com sugestões de poucas alterações. Seguido a isso, ocorreu a implementação da Sequência Didática, estruturada em 6 (seis) horas-aula, que foi experimentada com a referida turma de ensino médio do colégio citado, na qual foi realizado o levantamento exploratório com os alunos. Os dados foram coletados por meio de questionários, observação, pré e pós-teste. A análise dos dados coletados por observação foi feita com base no aporte teórico adotado e sinalizou que a sequência contribuiu para despertar a curiosidade e estimular a participação dos alunos nas aulas, motivando-os. As produções escritas dos participantes nos questionários e nos testes foram analisadas de acordo com a metodologia de Análise de Conteúdo. A comparação dos resultados obtidos nos testes permitiu observar que os alunos aprimoraram suas concepções acerca dos conceitos científicos, indicando melhor entendimento sobre o assunto abordado, no caso, o Reino Monera. As respostas do questionário final sinalizaram a satisfação dos estudantes com a Sequência Didática e com o Kahoot.
Abstract: The development of the technology provides several benefits for today's society, reducing distances and overcoming physical barriers, and is also an important vehicle for the dissemination of information, being part of people's daily lives, especially the younger ones who become increasingly dependent on them, mainly of Communication and Information Technologies (ICT). Against this reality, there are schools that are apathetic in the face of all this technological development and do not use the tools available to improve the quality of education offered to student in order to awake their attention and interest, missing an excellent opportunity to involve student the pedagogical work. When it comes to the teaching of Biology, the teaching practice needs to be increasingly stimulated to the diversity of approaches and the teacher constantly needs to expand his methodological strategies. In this context, we sought to emphasize media resources and their popularization, enabling the development of pedagogical practices with the support of apps, in the school space, aiming to make them more attractive and engaging. It is also noteworthy that the existing technology, also allows the playfulness with the objective of arousing the interest of students, leading them to better understand the content covered and consequently its appropriation. From this perspective, working in a playful manner produces motivation, facilitates learning, and makes the assimilation of knowledge entertaining. In this context, the research aimed to investigate the contributions of a didactic sequence and the development of a study on the importance of ICT as teaching and learning tools. From this study produced a Didactic Sequence and developed a game, about the kingdom Monera high school students at Colégio Estadual Virgínio Santillo, in the municipality of Anápolis, Goiás, using the Kahoot tool, as well as the subsequent application of the referred strategy associated with the results achieved. This test indicated the suitability of the material, with suggestions for few changes. Subsequently, there was the implementation of the didactic sequence, structured in 6 hours-class, which was applied in the aforementioned High School class from the same State High School in which the exploratory survey was conducted with the students. Data were collected through questionnaires, observation and pre- and post-test. The analysis of the data collected by observation was performed based on the theoretical contribution adopted and signaled that the sequence contributed to arouse curiosity and stimulate students' participation in classes, motivating them. The written productions of the participants in the questionnaires and tests were analyzed according to the Content Analysis methodology. The comparison of the results obtained in the tests allowed to observe that the students improved their conceptions about the scientific concepts, indicating a better understanding of the subject addressed. Regarding the answers to the final questionnaire, these signaled the students' satisfaction with the didactic sequence and with the Kahoot.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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