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Título: A fotogeografia como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia para alunos surdos
Autor(es): Fernandes, Jean Volnei
Orientador(es): Steinke, Valdir Adilson
Assunto: Paisagens geográficas
Fotogeografias
Surdos - educação
Transdisciplinaridade
Data de publicação: 3-Mai-2021
Referência: FERNANDES, Jean Volnei. A fotogeografia como recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem da Geografia para alunos surdos. 2020. 137 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nesta tese, apresentamos o estudo da Paisagem como possibilidade para o desenvolvimento do raciocínio geográfico dos alunos surdos, a partir da associação da Libras, da fotogeografia e da transdiciplinaridade. A aprendizagem dos alunos surdos se fundamenta em elementos visuais-motores, os quais, relacionados ao conceito de paisagem entendida como tudo aquilo que enxergamos, tudo que nossa visão alcança, possibilita aos alunos surdos uma melhor contextualização e aprendizagem da Geografia. Utilizando a Libras como linguagem visual-motora, articulada ao conceito de fotogeografia, entendida a partir dos registros fotográficos utilizados para a composição dos processos geográficos de ensino-aprendizagem, desenvolvemos uma intervenção didática composta por um trabalho de campo realizado em dois locais previamente estabelecidos, nos quais os alunos, munidos de câmeras fotográficas, registraram as diversas paisagens por eles observadas. Durante a sistematização, a análise das fotos e a construção das narrativas pelos alunos, contamos com a participação do profissional Tradutor Intérprete de Libras (TILS), peça-chave para o desenvolvimento e realização dessa etapa. Para a construção das narrativas pelos alunos, utilizamos a transdisciplinaridade como propulsora do conhecimento, entendida como um movimento que articula, aproxima teorias, práticas e vivências dos alunos ao processo de ensino-aprendizagem e à elaboração de conceitos. Ao realizarmos essa associação entre Libras, fotogeografia e transdisciplinaridade no ensino-aprendizagem da Geografia, ficou evidente a compreensão mais ativa e significativa do aluno surdo no que tange à construção de narrativas a partir de um olhar inclusivo, no qual se respeite os aspectos linguísticos e culturais desse grupo de ler e entender o mundo. Com isto foi possível construir uma proposta de intervenção didática inclusiva, respaldada na utilização da fotogeografia enquanto recurso potencializador de ensino-aprendizagem da Geografia para os alunos surdos. Esse processo de construção culminou com a elaboração de banners individuais pelos alunos, contendo suas percepções, informações e conceitos desenvolvidos através do raciocínio geográfico, do olhar transdisciplinar, e da Libras como linguagem, que possibilitou um espaço de inclusão entre os alunos ouvintes, os surdos e a comunidade escolar, no qual se propiciou a valorização dos elementos visuais, linguísticos e imagéticos a partir do viés transdisciplinar.
Abstract: In this thesis, we present the study of Landscape as a possibility for the development of the geographic reasoning of deaf students, based on the association of Libras, photogeography and transdisciplinarity. The deaf students’ learning is based on visual-motor elements, which related to the concept of Landscape understood as everything that we see, everything that our vision achieves, allows deaf students to better contextualize and learn Geography. Using Libras as a visual-motor language, articulated with the concept of photogeography, understood from the photographic records used for the composition of the geographic teaching-learning processes, we developed a didactic intervention composed of a field work carried out at two previously established location, in which students with cameras, recorded the various landscapes they observed. During the systematization, analysis of the photos and construction of the narratives by the students, we count on the participation of the professional translator Interprete de Libras (TILS), a key piece for the development and realization of this stage. For the construction of narratives by students we used transdisciplinarity as a propellant of knowledge, understood as a movement that articulates, brings together theories, practices, and students' experiences, to the teaching-learning process and the elaboration of concepts. When we realized this association between Libras, photogeography and transdisciplinarity in teaching Geography learning, it became evident the most active and meaningful understanding of the deaf student, regarding the construction of narratives from an inclusive look, in which the linguistic and cultural aspects of this group of reading and understanding the world are respected. With this, it was possible to build a proposal for inclusive didactic intervention, supported in the use of photogeography as an resource to enhance teaching-learning Geography for deaf students. This construction process culminated with the development of individual banners by the students, containing their perceptions, information and concepts developed through geographic reasoning, the transdisciplinary view and Libras as a language, which enabled an inclusion space between hearing, deaf students and the school community, in which it was provided the appreciation of visual, linguistic and imagetic elements from a transdisciplinar perspective.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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