Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40773
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MircéaCândidaFerreira.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRengifo-Herrera, Francisco José-
dc.contributor.authorFerreira, Mircéa Cândida-
dc.date.accessioned2021-05-03T23:52:58Z-
dc.date.available2021-05-03T23:52:58Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.date.submitted2020-12-15-
dc.identifier.citationFERREIRA, Mircéa Cândida. Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas: proposta para ensino de gramática. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40773-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa é analisar o papel das analogias utilizadas pelos professores e as significações que os alunos constroem por meio delas em conteúdo específico da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho subdivide-se em dois artigos. O primeiro, “O azul do céu da cognição: analogia, ensino e aprendizagem”, tem o objetivo de apresentar aspectos relacionados ao modo como um novo conhecimento ou uma solução de problemas podem ser processados por meio do desenvolvimento de estratégias didáticas que tenham como base o uso da analogia. Por meio da revisão da literatura, apresenta-se uma explanação acerca do pensamento analógico, bem como um painel de metodologias já desenvolvidas. O segundo, “‘Com que look eu vou?’: proposta metodológica com base em analogia para o ensino de gramática”, apresenta análise de uma proposta metodológica para o ensino de gramática, tendo por base o uso de analogia. Os resultados indicam que os estudantes organizam novos conhecimentos pautados não apenas nos dados em si, mas também na forma como eles são apresentados. Por isso, é necessário elaborar o plano de aula estrategicamente, considerando-se os objetivos da aula e as tarefas que serão realizadas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnalogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAnalogiapt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordMetodologia de ensinopt_BR
dc.subject.keywordGramáticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to analyze the role of analogies used by teachers and the meanings that students build through them in specific contents of the portuguese language as a school subject in high school. Thus, this work is divided into two articles. The first, “The blue sky of cognition: analogy, teaching and learning”, aims to present aspects related to how new knowledge or problem solving can be processed through the development of didactic strategies based on the use of analogy. Through the literature review, an explanation about analogical thinking is presented, as well as a panel of methodologies already developed. The second, “‘What look am I going to? ’: methodological proposal based on analogy for teaching grammar”, presents analysis of a methodological proposal for teaching grammar, based on the use of analogy. The results indicate that students organize new knowledge based not only on the data itself, but also on the way it is presented. Therefore, it is necessary to elaborate the lesson plan strategically, considering the objectives of the lessons and the tasks that will be performed.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:mircea.letras@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.