Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rengifo-Herrera, Francisco José | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Mircéa Cândida | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-03T23:52:58Z | - |
dc.date.available | 2021-05-03T23:52:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Mircéa Cândida. Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas: proposta para ensino de gramática. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa é analisar o papel das analogias utilizadas pelos professores e as
significações que os alunos constroem por meio delas em conteúdo específico da disciplina de
Língua Portuguesa no Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho subdivide-se em dois artigos.
O primeiro, “O azul do céu da cognição: analogia, ensino e aprendizagem”, tem o objetivo de
apresentar aspectos relacionados ao modo como um novo conhecimento ou uma solução de
problemas podem ser processados por meio do desenvolvimento de estratégias didáticas que
tenham como base o uso da analogia. Por meio da revisão da literatura, apresenta-se uma
explanação acerca do pensamento analógico, bem como um painel de metodologias já
desenvolvidas. O segundo, “‘Com que look eu vou?’: proposta metodológica com base em
analogia para o ensino de gramática”, apresenta análise de uma proposta metodológica para o
ensino de gramática, tendo por base o uso de analogia. Os resultados indicam que os estudantes
organizam novos conhecimentos pautados não apenas nos dados em si, mas também na forma
como eles são apresentados. Por isso, é necessário elaborar o plano de aula estrategicamente,
considerando-se os objetivos da aula e as tarefas que serão realizadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Analogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gramática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to analyze the role of analogies used by teachers and the meanings that students
build through them in specific contents of the portuguese language as a school subject in high
school. Thus, this work is divided into two articles. The first, “The blue sky of cognition: analogy,
teaching and learning”, aims to present aspects related to how new knowledge or problem solving
can be processed through the development of didactic strategies based on the use of analogy.
Through the literature review, an explanation about analogical thinking is presented, as well as a
panel of methodologies already developed. The second, “‘What look am I going to? ’:
methodological proposal based on analogy for teaching grammar”, presents analysis of a
methodological proposal for teaching grammar, based on the use of analogy. The results indicate
that students organize new knowledge based not only on the data itself, but also on the way it is
presented. Therefore, it is necessary to elaborate the lesson plan strategically, considering the
objectives of the lessons and the tasks that will be performed. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:mircea.letras@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|