Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana | - |
dc.contributor.author | Ruas, Elaine Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-01T01:09:32Z | - |
dc.date.available | 2021-05-01T01:09:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.citation | RUAS. Elaine Antunes. Práticas pedagógicas das artes na escola de circo de meninas e meninos de rua do Gran` Circo Lar. 2020. 297 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40749 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação articula as histórias de vida da autora com a experiência vivenciada no espaço da educação não formal desenvolvido no âmbito do Gran’ Circo Lar, no qual compôs, por meio da edificação de uma Pedagogia Cultural, estratégias de formação de meninas e meninos de rua, ancoradas nos saberes, valores e fazeres relacionados à cultura circense. Para tanto, foram exploradas memórias sociais e afetivas da autora e dos participantes da pesquisa constituídos pela comunidade de artistas e educadores, bem como pela entrevista de um dos ex-estudantes da Escola de Circo de Meninas e Meninos de Rua do Gran’ Circo Lar. Além disso, foram considerados aspectos relacionados ao engajamento político, às rotinas, às atividades desenvolvidas e seus aportes teóricos, aos valores compartilhados, aos saberes inerentes às práticas pedagógicas, às experiências estéticas vivenciadas e às expectativas e projeções que o projeto do Gran’ Circo Lar proporcionaram na vida dos envolvidos de modo a gerar significado para as experiências futuras, assim como resultou em contribuições para pensar a relação entre cultura e educação; e os seus efeitos na consolidação de novas orientações pedagógicas assentadas na Pedagogia Cultural como forma de ressignificar não só a educação não formal, mas também a educação formal. Pondera-se que a pesquisa teve como horizonte o plano das artes enquanto visualidades em um cenário que envolveu a noção ampla de pedagogia cultural, portanto, o estudo não se restringiu a perspectiva puramente da retina ou, em outros termos, da cultura visual. O viés metodológico é marcado pela pesquisa narrativa, na qual se movimenta com recursos de autonarrativas entrecruzadas com fragmentos de memória social e afetiva dos participantes da pesquisa, em que a A/r/tografia permeia a construção da dissertação. A pesquisa aponta que o trabalho pedagógico desenvolvido no Gran’ Circo Lar se constituiu como uma Pedagogia Cultural capaz de contribuir para a transformação das realidades das meninas e meninos de rua que participavam desse projeto, no qual articulava a arte circense com as inovações pedagógicas inspiradas em Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido) e Augusto Boal (Teatro do Oprimido). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas das artes na escola de circo de meninas e meninos de rua do Gran` Circo Lar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas de circo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do oprimido | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This investigation articulates the author's life stories with the experience lived in the space of non-
formal education developed within the scope of Gran’ Circo Lar, in which, through the construction of
cultural pedagogy, she composed strategies for the training of street girls and boys, anchored in the
knowledge, values and actions related to circus culture. To this end, social and affective memories of
the author and the research participants constituted by the community of artists and educators were
explored, as well as by the interview of one of the former students of the Escola de Circo de Meninas
e Meninos de Rua do Gran’ Circo Lar. In addition, aspects related to political engagement, routines,
activities developed and their theoretical contributions, shared values, knowledge inherent to
pedagogical practices, aesthetic experiences and expectations and projections that the Gran’ Circo
Lar project were considered provided in the lives of those involved in order to generate meaning for
future experiences, as well as resulting in contributions to think about the relationship between culture
and education; and its effects on the consolidation of new pedagogical orientations based on cultural
pedagogy as a way to resignify not only non-formal education, but also formal education. It is
considered that the research had as its horizon the plan of the arts as visualities in a scenario that
involved the broad notion of cultural pedagogy, therefore, the study was not restricted to the purely
retinal perspective or, in other words, of visual culture. The methodological bias is marked by narrative
research, in which it moves with resources of life history and autobiography intertwined with fragments
of social and affective memory of the research participants, in which a/r/tography permeates the
construction of the dissertation. The research points out that the pedagogical work developed at Gran’
Circo Lar was constituted as a cultural pedagogy capable of contributing to the transformation of the
realities of street girls and boys who participated in this project, in which it articulated circus art with
pedagogical innovations inspired by Paulo Freire (Pedagogy of the Oppressed) and Augusto Boal
(Theater of the Oppressed). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|