Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Evaldo Sampaio da | - |
dc.contributor.author | Azevedo Júnior, Ivânio Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-30T16:59:54Z | - |
dc.date.available | 2021-04-30T16:59:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-09 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO JÚNIOR, Ivânio Lopes de. Ciências da natureza, ciências da cultura e a matematização do conhecimento em Ernst Cassirer. 2021. 220 f. Tese (Doutorado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40732 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como temática central a distinção entre Ciências Naturais e Ciências
da Cultura no pensamento de Ernst Cassirer. A questão geral consiste em analisar se o processo
de matematização do conhecimento, característica fundante da ciência natural moderna, pode
servir como critério de valoração epistêmica para as ciências culturais ou se estas, por sua vez,
operam de modo diverso e incomensurável frente aos avanços do conhecimento sobre a
natureza. Com sua filosofia das formas simbólicas, Cassirer reconhece a simetria das diferentes
maneiras de objetivação nas ciências naturais e culturais, não privilegiando um tipo de
conhecimento diante de outro. No entanto, na parte II de seu Ensaio sobre o homem, ele defende
que as ciências naturais são o empreendimento mais avançado da cultura. Tal sugestão nos leva
a suspeitar de que o modo de proceder das ciências naturais poderia atuar como uma espécie de
ideal da razão simbólica. Se for assim, que tipo de simetria se poderia estabelecer entre as
diversas formas simbólicas? Propõe-se aqui, portanto, um exame da possibilidade de, a partir
da obra de Cassirer, construir a defesa de alguma espécie de hierarquização sistemática entre as
formas simbólicas que constroem o mundo dos objetos naturais e as formas simbólicas que
engendram o mundo do espírito. Ao final, veremos que as formas simbólicas e as ciências
particulares devem ser compreendidas enquanto estruturas irredutíveis e incomensuráveis, mas
que, apesar das suas profundas diferenças constitutivas, elas só podem ser compreendidas na
relação dinâmica que mantêm entre si. A tarefa da filosofia consiste em compreender e analisar
as diferenças que marcam as diversas versões do simbolismo, reconhecer as várias
objetividades decorrentes da potência funcional da razão simbólica e propor um tratamento
sistemático à pluralidade da produção cultural. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ciências da natureza, ciências da cultura e a matematização do conhecimento em Ernst Cassirer | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências da cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matematização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formas simbólicas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis has as its central theme the distinction between Natural Sciences and Cultural
Sciences in the thought of Ernst Cassirer. The general interrogation was to analyze whether the
process of mathematization of knowledge, a founding characteristic of modern natural science,
can serve as a criterion of epistemic evaluation for the cultural sciences or whether they, in turn,
operate in a diverse and immeasurable way in the face of advances in knowledge about nature.
With his philosophy of symbolic forms, Cassirer recognizes the symmetry of the different ways
of objectification in the natural and cultural sciences, not favoring one type of knowledge over
another. However, in part II of his Essay on Man, he argues that the natural sciences are the
most advanced enterprise of culture. This suggestion leads us to suspect that the way of
proceeding of the natural sciences could act as a kind of ideal of symbolic reason. If so, what
kind of symmetry could be established between the various symbolic forms? It is proposed here,
therefore, an examination of the possibility of, from Cassirer's work, building the defense of
some kind of systematic hierarchization between the symbolic forms that build the world of
natural objects and the symbolic forms that engender the spirit world. In the end, we see that
symbolic forms and particular sciences must be understood as irreducible and immeasurable
structures, but that, despite their profound constitutive differences, they can only be understood
in the dynamic relationship they maintain with each other. Philosophy’s task is to understand
and analyze the differences that mark the several versions of symbolism, to recognize the
diverse objectivity arising from the functional power of symbolic reason, and to propose a
systematic treatment of the plurality of cultural production. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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