Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40725
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPITULO_MultiplasAbordagensCuidado.pdf466,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Múltiplas abordagens no cuidado continuado dos pacientes de Covid-19
Autor(es): Capucho, Helaine Carneiro
Assunto: Epidemias
Covid-19
Segurança do paciente
Comunicação
Assistência integral à saúde
Equipes de trabalho
Data de publicação: 2021
Editora: Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Referência: CAPUCHO, Helaine Carneiro. Múltiplas abordagens no cuidado continuado dos pacientes de Covid-19. In: SANTOS, Alethele de Oliveira; LOPES, Luciana Tolêdo (org.). Profissionais de saúde e cuidados primários. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2021. p.152-164. (Coleção Covid-19, v. 4). Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-4-profissionais-de-saude-e-cuidados-primarios/. Acesso em: 29 abr. 2021.
Resumo: O acesso à saúde de qualidade e a promoção do bem-estar para todos, em todas as idades, é um dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que prevê preparar as nações para a gestão de riscos e enfrentamento dos desafios de saúde. A pandemia de COVID-19 configurou-se como um desafio sem precedentes para a saúde pública global e demanda união de esforços dos diferentes profissionais e organizações de saúde para o cuidado integral dos pacientes com a garantia da qualidade da atenção à saúde de organizações preparadas para se adaptarem rapidamente às mudanças. O trabalho orquestrado da equipe multiprofissional formada principalmente por enfermeiros, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, radiologistas, nutricionistas, para a integralidade do cuidado ao paciente infectado pela COVID-19, e o cuidado individual com sua própria segurança são legados que não podem ser esquecidos após a resolução da pandemia. Por outro lado, faz-se necessário aprimorar medidas de melhoria contínua, de comunicação, a estrutura dos serviços, as culturas organizacionais para que estejam preparadas para reagir rapidamente a uma emergência de saúde pública sem prejuízo para a saúde da população, ou seja, faz-se necessário estabelecer um sistema de saúde mais resiliente.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Farmácia (FS FAR)
Licença: © 2021 – 1ª Edição CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE – CONASS É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citadas a fonte e a autoria. As opiniões emitidas na presente publicação são da exclusiva responsabilidade do autor, sem representar posicionamentos oficiais da Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Coleção COVID-19 é distribuída gratuitamente. Proibida a comercialização.
Aparece nas coleções:Livros e afins
UnB - Covid-19

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.