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Título: A Educação Física e a interdisciplinaridade na infância : um estudo sobre o Programa Educação com Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Autor(es): Gomes, Aline Protta Lanna
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Programa Educação com Movimento (PECM)
Trabalho coletivo
Educação física escolar
Educação infantil
Data de publicação: 29-Abr-2021
Referência: GOMES, Aline Protta Lanna. A Educação Física e a interdisciplinaridade na infância: um estudo sobre o Programa Educação com Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2020. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O estudo parte do Programa Educação com Movimento (PECM), implementado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em 1997, e toma como objeto a interdisciplinaridade. O PECM se baseia em uma perspectiva de trabalho coletivo, inserindo o professor de Educação Física (EF) na educação infantil (EI) e nos anos iniciais do ensino fundamental (AI), com base em uma parceria pedagógica de atuação com o professor pedagogo. A finalidade do programa é a ampliação da experiência corporal dos alunos por meio de intervenção pedagógica interdisciplinar e integrada aos conteúdos de ensino ofertados pelo pedagogo, conforme é preconizado no Currículo da Educação Básica do Distrito Federal. No contexto em que vivemos hoje, é importante repensar o fenômeno interdisciplinar e suas origens, que desencadearam uma nova forma de pensar sobre a humanidade e o mundo. Ao abordar a interdisciplinaridade, é conveniente compreender terminologias e conceitos vizinhos para uma melhor apreensão do termo. O conceito de interdisciplinaridade apresenta uma polissemia de sentidos e, ainda, constitui sentidos móveis que necessitam de exemplos e associações para sua elucidação. Na presente pesquisa, sublinhou-se o componente interdisciplinar almejado pelo PECM, observando-se que sua referência o situa como justificativa fulcral ao seu desenvolvimento. Portanto, o objetivo foi compreender como se configura a interdisciplinaridade no PECM por meio dos documentos nos quais o programa se fundamenta e em face àquilo que está consignado no texto do próprio programa. Para tanto, foi necessária ampla revisão de literatura acerca da interdisciplinaridade e sua interface com a EF. Pautado por uma abordagem qualitativa, o delineamento metodológico da pesquisa assumiu a documentação indireta com a pesquisa documental como fundamento orientador de produção de dados. Para o tratamento dos dados, foram utilizadas a técnica de análise documental, com o programa de análise qualitativa MAXQDA, e a análise de conteúdo, com a metodologia de Bardin. Como principais resultados, podemos destacar que todos os documentos apresentam a interdisciplinaridade como um aspecto importante na ação pedagógica. No entanto, a falta do conceito e de um debate mais profundo a respeito do tema pode impactar nas ações pedagógicas interdisciplinares, uma vez que não se sabe ao certo o que e como fazer. Um grande avanço foi identificado com este estudo, que é a destinação do espaço/tempo, condição necessária e indispensável para que a interdisciplinaridade aconteça. Os documentos analisados, de forma geral, apresentam aspectos importantes ao processo de elaboração das ações interdisciplinares, mas também apresentam lacunas que podem dificultar a implementação de ações como essa.
Abstract: The study is part of the “Education with Movement Program” (PECM), implemented by the State Department of Education of the Federal District (SEEDF) in 1997, and takes interdisciplinarity as its main objective. PECM is based on a collective work perspective, inserting the Physical Education (EF) teacher in Early Childhood Education (EI) and in the Early Years of Elementary Education (AI), based on a pedagogical partnership of performance with the pedagogical teacher. The purpose of the program is to expand the students' bodily experience through interdisciplinary pedagogical intervention and integrated with the teaching contents offered by the pedagogue, as recommended in the Basic Education Curriculum of the Federal District. In the global context in which we live today, it is important to rethink the interdisciplinary phenomenon and its origins, which triggered a new way of thinking about humanity and the world. When approaching interdisciplinarity, it is suitable to understand terminologies and neighboring concepts for a better understanding of the term. The concept of interdisciplinarity presents a polysemy of meanings and, still, constitutes moving meanings that need examples and associations for its elucidation. In the present research, the interdisciplinary component sought by the PECM was highlighted, observing that its reference places it as a central justification for its development. Therefore, the objective was to understand how interdisciplinarity is configured in PECM through the documents on which the program is based and in view of what is stated in the text of the program itself. For that, it was necessary a wide literature review about interdisciplinarity and its interface with PE. Guided by a qualitative approach, the methodological design of the research assumed the indirect documentation with the documentary research as a guiding principle of data production. For the treatment of the data, the technique of document analysis was used, with the qualitative analysis program MAXQDA, and the content analysis, with the methodology of Bardin. As main results, we can highlight that all documents present interdisciplinarity as an important aspect in the pedagogical action. However, the lack of a concept and a deeper debate on the topic can impact on interdisciplinary pedagogical actions, since it is not known for sure what and how to do it. A major advance was identified with this study, which is the allocation of space / time, a necessary and indispensable condition for interdisciplinarity to happen. The analyzed documents, in general, present important aspects to the process of elaboration of interdisciplinary actions, but they also have gaps that can hinder the implementation of actions like this.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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