Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jesus, Girlene Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Nathalia de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-29T13:36:00Z | - |
dc.date.available | 2021-04-29T13:36:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Nathalia de Paula. Clareza da instrução docente : desenvolvimento e levantamento de evidências de validade de uma escala para o 5° ano do ensino fundamental. 2020. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40709 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade de Brasília, teve como objetivo elaborar e coletar evidências de validade de um instrumento que capture a percepção de estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental sobre a Clareza da Instrução Docente. Dada a importância deste ator no processo de aprendizagem dos estudantes, ainda são incipientes os estudos no Brasil que tratam deste construto. A partir do entendimento apresentado na literatura sobre a clareza da instrução docente, foi desenvolvida uma proposta de instrumento que considerou quatro aspectos: clareza organizacional, clareza de explicação, clareza na apresentação/linguagem e clareza adaptativa. A abordagem de pesquisa foi mista e a metodologia utilizada como referência foi a desenvolvida por Pasquali (2010) para construção de instrumentos de medida. Além disso, também foram utilizados como referência para o desenvolvimento do instrumento e definição das etapas deste estudo os Standards for Educational and Psychological Testing, que trata do conjunto de evidências que são produzidas a partir do processo de validação de um instrumento e que, consequentemente, garantem a propriedade de validade. A primeira etapa no processo de elaboração foi garantir a evidência com base no conteúdo, para tanto, buscou-se na literatura as definições constitutiva e operacional da clareza. Também foram pesquisados outros instrumentos que se propõem a avaliar esse construto. Após análise cuidadosa das definições e definição das dimensões, foi elaborada a primeira versão do instrumento de Clareza da Instrução Docente. A partir da elaboração do instrumento, este foi analisado por um conjunto de especialistas a fim de examinar os itens considerando aspectos como coerência, clareza e relevância, tomando como base o aparato teórico que embasou a sua definição e o público para a qual o instrumento está direcionado. Os resultados desta etapa permitiram consolidar as evidências com base no conteúdo e o aperfeiçoamento do instrumento. Na etapa seguinte foi realizada a análise semântica. Por meio dela, foram realizadas entrevistas com estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental a fim de verificar a adequação e significado dos itens para este público, fornecendo evidências de validade com base no processo de resposta. Esta etapa também promoveu ajustes no instrumento. A nova versão foi utilizada na aplicação piloto junto a um grupo de 33 estudantes, o que permitiu a realização de análise descritiva dos dados e o cálculo do alfa de Cronbach, que apresentou resultado de 0,87, permitindo concluir que o instrumento possui alto nível de confiabilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Clareza da instrução docente : desenvolvimento e levantamento de evidências de validade de uma escala para o 5° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clareza da instrução docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - percepção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research, developed in the scope of Academic Master's Degree in Education at/he University
of Brasília, aimed to elaborate and collect validity evidence of an instrument that captures the
perception of students of the 5th grade of elementary school about the Clarity of Teaching
Instruction. Despite the importance of this actor in the learning process of students, studies in
Brazil that deal with this construct are still incipient. Based on the understanding presented in the
literature on the clarity of teaching instruction, a proposal for an instrument was developed, and
considered four aspects: organizational clarity, clarity of explanation, clarity in
presentation/language and adaptive clarity. The research approach was mixed, and the
methodology used as a reference was developed by Pasquali (2010) for development of
measurement instruments. In addition, the Standards for Educational and Psychological Testing
were also used as a reference for the development of the instrument and definition of the stages
of this study, which deals with set of evidence that is produced from the validation process of an
instrument and, consequently, guarantees the property of validity. The first step in the elaboration
process was to ensure evidence based on content. For this, the constitutive and operational
definitions of clarity were sought in the literature. Other instruments that propose to evaluate this
construct were also researched. After careful analysis of definitions and establishment of
dimensions, the first version of the Teaching Instruction Clarity instrument was elaborated. From
the elaboration of this instrument, it was analysed by a set of experts in order to examine the
items considering aspects such as coherence, clarity and relevance, based on the theoretical
framework that based its definition and the public to which this instrument is directed. The results
of this stage allowed consolidating the evidence based on the content and improvement of the
instrument. Semantic analysis was performed in the next step. Through it, interviews were
conducted with students of the 5th year of elementary school to verify the adequacy and meaning
of the items for this public, providing evidence of validity based on the response process. This
step also promoted adjustments to the instrument. The new version was used in the pilot
application with a group of 33 students, which allowed the data descriptive analysis and the
calculation of Cronbach's alpha, which presented a result of 0.87, allowing us to conclude that
the instrument has a high level of reliability. | pt_BR |
dc.contributor.email | nathaliadepaulavieira@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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