Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo Sobrinho, Fernando Luiz | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Clara Bolzon | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T13:28:35Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T13:28:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Clara Bolzon. A territorialização da violência escolar: um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá. 2020. 248 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40685 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva problematizar a questão da violência escolar,
enquanto um fenômeno territorial complexo, com base nas abordagens propostas
por Abramovay (2002; 2003; 2005; 2006; 2008; 2012; 2015), Abramovay e Rua
(2002) e Sposito (1998; 2001), a partir de análises socioespaciais. A dimensão
territorial foi embasada por teorias acerca do território como produto social
assentado em relações de poder que perpassam pela dominação e/ou
apropriação do espaço pelos agentes que o constituem (RAFFESTIN, 1993;
SANTOS e SILVEIRA, 2001; HAESBAERT, 2003, 2004a, 2004b, 2004c, 2014;
SAQUET, 2004). Deste modo, foi investigada a realidade socioeconômica da
Região Administrativa do Paranoá (RA), Distrito Federal (DF), considerada como
território segregado socioespacialmente, para, assim, analisar o processo da
territorialização da violência no espaço escolar, através da realidade do Centro de
Ensino Fundamental 02 (CEF 02), localizado nessa RA. Vale ressaltar que essa
análise partiu do seguinte questionamento: como analisar a territorialização da
violência escolar produzida em territórios marcados pela segregação
socioespacial? Segundo o embasamento teórico e as informações empíricas
produzidas, a escola é considerada o espaço das multiterritorializações dos
sujeitos que a formam, sendo, nessa perspectiva, o reflexo violento dos contextos
socioespaciais desiguais tão presentes historicamente nas sociedades. Nesse
sentido, a violência estrutural é entendida como aquela que potencializa o
surgimento de outras (como as violências duras e incivilidades) que perpassam
para o interior do espaço escolar e são territorializadas pelos alunos, na forma de
diversas outras manifestações violentas como: o uso e o tráfico de drogas,
ameaças, furtos, brigas (com agressões físicas e/ou verbais), abusos sexuais e
estupros. A fundamentação metodológica dessa pesquisa possui abordagem
qualitativa, na qual as técnicas escolhidas para a coleta de dados foram: a análise
de documentos por meio da ata escolar e do prontuário individual dos alunos do
CEF 02; entrevistas semiestruturadas com dois membros da escola e com a
delegada de polícia da RA; avaliação dos dados da Pesquisa Distrital por Amostra
de Domicílios (PDAD) e a seleção de reportagens sobre a violência escolar nas
escalas mundo, Brasil e Distrito Federal. Para a interpretação dos dados, fez-se
uso da análise de conteúdo, a fim de alcançar o rigor necessário para seu
desenvolvimento. Igualmente, foram utilizados trabalhos científicos que
embasaram essa investigação. Contudo, foi observado que poucos são aqueles
relacionados à temática em questão, menos ainda os que possuem viés
geográfico. Dessa forma, essa pesquisa possui singularidades no que tange ao
peso em contribuir geograficamente com reflexões sobre a violência escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A territorialização da violência escolar : um olhar geográfico na Região Administrativa do Paranoá | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segregação socioespacial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Território | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to problematize the issue of school violence, as a complex
territorial phenomenon, based on approaches proposed by Abramovay (2002;
2003; 2005; 2006; 2008; 2012; 2015), Abramovay and Rua (2002) and Sposito
(1998; 2001), predicated on socio-spatial analyzes. The territorial dimension was
supported by theories on territory as a social product based on power relations that
permeate the domination and/or appropriation of a specific space by the agents
that constitute it (RAFFESTIN, 1993; SANTOS and SILVEIRA, 2001;
HAESBAERT, 2003, 2004a, 2004b, 2004c, 2014; SAQUET, 2004). In this manner,
the socio-economic reality of the Administrative Region of Paranoá (RA), Distrito
Federal (DF)—considered as a socio-spatially segregated territory—was
investigated, in order to analyze the process of territorialization of violence in the
school space; through the reality of the Centro de Ensino Fundamental 02 (CEF
02), located in the RA. It is worth mentioning that the fundamental question of this
research is: how to analyze the territorialization of school violence produced in
territories marked by socio-spatial segregation? According to the theoretical basis
and the empirical information produced, the CEF 02 is considered the space of the
multi-territorialization of its subjects. In this perspective, the school represents the
violent reflection of the unequal socio-spatial contexts so historically present in
societies. In this regard, structural violence is understood as that which enhances
the emergence of other types of violence (such as severe physical violence and
incivilities), which permeate the school space and are territorialized by students,
through several other violent manifestations such as: the trafficking and use of
drugs, threats, thefts, fights (with physical and/or verbal aggression), sexual abuse
and rapes. The methodological foundation of this thesis has a qualitative
approach, and the techniques chosen for data collection were: the analysis of
documents, through the school meeting minutes and the school records of CEF 02
students; semi-structured interviews with two school members and the RA police
chief; evaluation of the Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) data
and the selection of reports on school violence between global, national (Brazil)
and local (Distrito Federal) scales. For data interpretation, content analysis was
employed in order to achieve the necessary accuracy for its development.
Likewise, scientific studies were used as support for this investigation.
Nonetheless, it was observed that there are few studies related to the subject in
question, and even fewer have a geographical bias. Therefore, this research has
singularities regarding the importance of contributing geographically with
reflections on school violence. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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