Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Weller, Wivian | - |
dc.contributor.author | Pontes, Hamanda Maiara Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-27T22:42:22Z | - |
dc.date.available | 2021-04-27T22:42:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Hamanda Maiara Nascimento. Visões de mundo e significados sobre o ensino médio: um estudo comparado com jovens estudantes do diurno e noturno no Distrito Federal. 2020. 292 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40673 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) e
ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade de Brasília (UnB). O estudo teve como principal
objetivo, compreender em que espaço de experiências se constituem as visões de mundo de
jovens mulheres, estudantes do diurno e noturno de escolas públicas do Distrito Federal e quais
significados sobre o ensino médio emergem de suas orientações coletivas e, mais
especificamente, analisar como experiências biográficas combinam-se na vivência da
escolarização durante a trajetória no ensino médio; compreender como as jovens, estudantes do
diurno e noturno, percebem seus processos formativos no ensino médio e quais significados
atribuem à escola e interpretar como estão delineados seus projetos de vida e profissionais. A
pesquisa se inscreve no campo da pesquisa qualitativa reconstrutiva com interface nos aportes
teórico-metodológicos da Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim, utilizando a
Observação Participante e Grupos de Discussão como instrumentos de produção de dados e o
Método Documentário para análise do corpus empírico. O trabalho de campo foi realizado em
duas escolas localizadas nas regiões administrativas de Ceilândia e Taguatinga. Durante a
estadia nas escolas foram realizados, além do trabalho de observação participante, 16
(dezesseis) grupos de discussão com jovens do sexo feminino matriculadas no terceiro ano do
ensino médio, sendo que são apresentadas a análise de 4 (quatro) neste texto. A reconstrução
dos dados empíricos revelou a existência de três tipos de orientação comuns aos grupos do
diurno e noturno, conforme os cruzamentos analíticos indicaram: i) experimentação e
autodescoberta; ii) estranhamento e iii) reconhecimento identitário. Em todos eles encontramos
significados que apontam para o entendimento coletivo de que o ensino médio é uma fase de
mudança, ruptura e a realocação (reposicionamento) no mundo e experimentação pendular de
um lugar fronteiriço: o vácuo entre a juventude e a adultez. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Visões de mundo e significados sobre o ensino médio : um estudo comparado com jovens estudantes do diurno e noturno no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio noturno | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grupos de discussão | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is linked to the research line Comparative Studies in Education (ECOE) and the
Research Group Generations and Youth (GERAJU), of the Graduate Program in Education of the
University of Brasilia (UnB). The main objective of the study was to understand in what space of
experiences the worldviews of young women, daytime and nighttime students from public schools
in the Federal District are constituted, and what meanings about high school emerge from their
collective orientations and, more specifically, to analyze how biographical experiences are
combined in the experience of schooling during the course of high school; to understand how
young women, daytime and nighttime students, perceive their formative processes in high school
and what meanings they attribute to school and interpret how their life and professional projects
are outlined. The research is in the field of qualitative reconstructive research with an interface in
the theoretical-methodological contributions of the Sociology of Knowledge of Karl Mannheim,
using Participant Observation, the Discussion Groups as an instrument of data production and
the Documentary Method for the analysis of the empirical corpus. The field work was carried out
in two schools located in the administrative regions of Ceilândia and Taguatinga. During the stay
in the schools, besides the participant observation work, 16 (sixteen) discussion groups with
young women enrolled in the third year of high school were carried out, and the analysis of 4
(four) are presented in this text. The reconstruction of the empirical data revealed the existence
of three types of orientation common to the day and night groups, as the analytical crossings
indicated: i) experimentation and self-discovery; ii) strangeness and iii) identity recognition. In all
of them we find meanings that point to the collective understanding that high school is a phase of
change, rupture, and relocation (repositioning) in the world and pendulum experimentation of a
frontier place: the vacuum between youth and adulthood. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|