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Titre: Inclusão social de adolescentes em situação de pobreza em um instituto federal : uma perspectiva psicanalítica
Auteur(s): Modesto, Luísa Meirelles de Souza
Orientador(es):: Legnani, Viviane Neves
Assunto:: Inclusão social
Pobreza
Psicanálise
Adolescência
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Date de publication: 25-avr-2021
Référence bibliographique: MODESTO, Luísa Meirelles de Souza. Inclusão social de adolescentes em situação de pobreza em um instituto federal: uma perspectiva psicanalítica. 2020. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Résumé: A inclusão social educacional tem assumido lugar de centralidade nas políticas públicas para a juventude. É reconhecido que o acesso à educação é condição necessária, mas não suficiente, para efetiva inclusão social de estudantes em situação de pobreza, uma vez que a exclusão se apresenta dentro das instituições de ensino por meio de trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. Partimos então da aposta que os laços sociais dentro das instituições de ensino são elemento-chave para a efetiva inclusão social educacional, entendendo laço social como um conceito lacaniano. Nesse sentido, a presente pesquisa se situa no campo de investigação da psicanálise e educação. O Instituto Federal, enquanto uma instituição que oferta educação profissional e tecnológica e tem como uma das finalidades promover inclusão social, foi a instituição de ensino selecionada para o desenvolvimento da pesquisa. Como objetivo geral, buscou-se compreender como acontece o processo de inclusão social educacional de adolescentes em situação de pobreza no Instituto Federal. A estratégia metodológica adotada foi estudo de casos múltiplos. O fio condutor para a construção dos dois casos foram as percepções de duas adolescentes, no entanto outros elementos discursivos também compuseram os estudos de caso, como documentos institucionais e percepções de um docente e de uma técnica da equipe escolar. Foram realizadas, então, entrevistas com duas adolescentes matriculadas no ensino médio integrado a um curso técnico do Instituto Federal, com um docente e com uma técnica da equipe escolar. As entrevistas foram mediadas pela tecnologia devido à pandemia da covid-19, gravadas e transcritas. Foram utilizadas duas estratégias para construção e interpretação dos dados: leitura dirigida pela escuta e transferência instrumentalizada, a partir do referencial psicanalítico. Como resultados, encontramos que os processos de inclusão social educacional, quando atravessados pela faceta do discurso do capitalista, são dificultados em virtude do caráter segregador desse discurso. Além disso, foi encontrado que a sustentação do discurso do analista no ambiente educacional e os giros discursivos são elementos que favorecem os processos de inclusão social educacional. Foi destacado, também, o papel transformador das instituições de ensino ao serem espaços públicos promotores de novos enlaçamentos para o adolescente, sobretudo quando subvertem o discurso social preconceituoso em torno da pobreza.
Abstract: Educational social inclusion has assumed a central position in public policies for youth. It is recognized that access to education is a necessary but insufficient condition for students' useful social inclusion in a situation of poverty, once exclusion presents itself within educational institutions through trajectories marked by school failure. We start, then, from the assumption that the social bonds built inside the educational institutions are crucial elements for effective educational social inclusion, understanding social bonds as a Lacanian concept. In this regard, this present research is in the field of psychoanalysis and education. As institutions that offer professional and technological education and have the promotion of social inclusion as one of their objectives, Federal Institutes were the educational institution selected for the development of the research. As the main objective, we investigated how poor teenagers' educational social inclusion occurs in a Federal Institute. The methodological strategy adopted was a multiple case study. The common thread for the construction of the two cases was the perceptions of two teenagers. However, other discursive elements also made up the case studies, such as institutional documents and the perception of a teacher and a school staff member. For this purpose, the researcher carried out interviews with two teenagers enrolled in High School integrated to a Federal Institute's technical course, with a teacher and with a member of the school staff. The interviews were conducted using technology due to the pandemic of COVID-19, recorded, and transcribed. Two strategies for constructing and interpreting the data were used: reading directed by listening and instrumentalized transference, based on psychoanalysis framework. As a result, we found that the processes of educational social inclusion are hindered when affected by the facet of the discourse of the capitalist, due to its segregating character. Also, it was found that the maintenance of the discourse of the analyst in the educational environment and the discursive turns are elements that favor the processes of educational social inclusion. It was also highlighted the transforming role of educational institutions as public spaces promoters of new bonding for the teenagers, especially when such spaces subvert the prejudiced social discourse around poverty.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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