Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40637
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LucasAlvesdeBritoOliveira.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Neofaloplastia e narrativas de um homem transgênero : identidade, corpo e saúde
Autor(es): Oliveira, Lucas Alves de Brito
E-mail do autor: lukbrito@gmail.com
Orientador(es): Mendonça, Ana Valéria Machado
Assunto: Pessoas transgêneras
Identidade de gênero
Cirurgia de readequação sexual
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Transgeneridade
Data de publicação: 25-Abr-2021
Referência: OLIVEIRA, Lucas Alves de Brito. Neofaloplastia e narrativas de um homem transgênero: identidade, corpo e saúde. 2020. 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A discriminação por identidade de gênero incide na determinação social da saúde ao desencadear processos de adoecimento e morte prematura decorrentes do preconceito e do estigma social reservado aos transgêneros. Este trabalho se propõe a analisar as narrativas de um homem transgênero diante do processo de transgenitalização e discutir pontos-chave quanto a identidade de gênero, corpo e processos e ações em saúde. Tratou-se de um estudo qualitativo de análise de documental de narrativas de um homem transgênero que se submeteu ao procedimento cirúrgico de neofaloplastia, cirurgia de construção de um pênis. Selecionaram-se escritos e entrevistas publicadas na internet, com acesso público e irrestrito. Para avaliação e análise dos dados, foi utilizada a hermenêutica dialética. Como principais resultados, identificaram-se percepções e vivências de um homem transgênero em relação à sua identidade, corpo e desempenho do papel de gênero após a transgenitalização, correlacionando-se os temas às linhas de pensamento correntes na literatura técnico-científica das ciências da vida e das ciências sociais.
Abstract: Discrimination by gender identity affects the social determination of health by triggering processes of illness and premature death, as a result of prejudice and social stigma lived by transgender people. This study aims to analyze the narratives of a transgender man in the face of the process of trans genitalization and discussing key points regarding gender identity, body and health processes and actions. This work is composed of a qualitative study of documentary analysis of narratives of a transgender man who underwent the surgical procedure of phalloplasty, surgery to construct a penis. Writings and interviews published on the internet, with public and unrestricted access, were selected. Dialectical-hermeneutics was used to data evaluation and analysis. As main results, perceptions and experiences of a transgender man were identified concerning his identity, body and performance of the gender role after the gender affirmation surgery, correlating the themes to the current lines of thought in the technical-scientific literature.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.