Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Rengifo-Herrera, Francisco José | - |
dc.contributor.author | Zukowski, Michelle Sales | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-23T14:39:49Z | - |
dc.date.available | 2021-04-23T14:39:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | ZUKOWSKI, Michelle Sales. Caracterização das experiências biográficas docentes e suas práticas em sala de aula como facilitadoras de situações associadas ao Bullying. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40621 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo está fundamentado em quatro grandes aspectos. Uma apresentação
geral dos conceitos fundamentais sobre a Psicologia Semiótico-Cultural que oferece um
panorama geral para o leitor sobre os principais conceitos considerados. Depois o texto
aprofuna na ideia do outro generalizado, desenvolvido por Mead. A partir disso se faz uma
análise das trajetórias de vida e os processos de desenvolvimento que permiten entender como
o professor pode se tornar um facilitador de processos relacionais que tem diversas nuanças e
variações. Após esse percurso relacionam-se os aspectos teóricos gerais sobre cultura e outro
generalizado, o leitor é conduzido para ver essas categorias teóricas na trajetória de vida e nas
práticas do professor. Assim, no final do texto são apresentadas algumas ideias vinculadas com
o bullying e as possíveis relações da sua emergência no cotidiano das aulas, com as práticas
educacionais dos professores (que por sua vez as trazem a partir das suas próprias trajetórias
de desenvolvimento). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Caracterização das experiências biográficas docentes e suas práticas em sala de aula como facilitadoras de situações associadas ao Bullying | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bullying | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento dialógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article is grounded on four main aspects. A general presentation of the fundamental
concepts about Semiotic-Cultural Psychology, that offers an overview for the reader about the
main concepts considered. Then the text delves into the idea of the generalized other, developed
by Mead. Based on that, an analysis of life trajectories and development processes is carried
out, which allows us to understand how the teacher can become a facilitator of relational
processes that have different nuances and variations. After this journey, the general theoretical
aspects of culture and the generalized other are related, the reader is guided to see these
theoretical categories in the teacher's life trajectory and practices. Thus, at the end of the text,
some ideas related to bullying and the possible relations of its emergence in the daily life of
classes are presented, with the educational practices of teachers (who, in turn, bring them from
their own development trajectories). | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:mizukowski@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|