Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40621
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2020_MichelleSalesZukowski.pdf1,55 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorRengifo-Herrera, Francisco José-
dc.contributor.authorZukowski, Michelle Sales-
dc.date.accessioned2021-04-23T14:39:49Z-
dc.date.available2021-04-23T14:39:49Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.citationZUKOWSKI, Michelle Sales. Caracterização das experiências biográficas docentes e suas práticas em sala de aula como facilitadoras de situações associadas ao Bullying. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40621-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo está fundamentado em quatro grandes aspectos. Uma apresentação geral dos conceitos fundamentais sobre a Psicologia Semiótico-Cultural que oferece um panorama geral para o leitor sobre os principais conceitos considerados. Depois o texto aprofuna na ideia do outro generalizado, desenvolvido por Mead. A partir disso se faz uma análise das trajetórias de vida e os processos de desenvolvimento que permiten entender como o professor pode se tornar um facilitador de processos relacionais que tem diversas nuanças e variações. Após esse percurso relacionam-se os aspectos teóricos gerais sobre cultura e outro generalizado, o leitor é conduzido para ver essas categorias teóricas na trajetória de vida e nas práticas do professor. Assim, no final do texto são apresentadas algumas ideias vinculadas com o bullying e as possíveis relações da sua emergência no cotidiano das aulas, com as práticas educacionais dos professores (que por sua vez as trazem a partir das suas próprias trajetórias de desenvolvimento).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaracterização das experiências biográficas docentes e suas práticas em sala de aula como facilitadoras de situações associadas ao Bullyingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordBullyingpt_BR
dc.subject.keywordPsicologia culturalpt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento dialógicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This article is grounded on four main aspects. A general presentation of the fundamental concepts about Semiotic-Cultural Psychology, that offers an overview for the reader about the main concepts considered. Then the text delves into the idea of the generalized other, developed by Mead. Based on that, an analysis of life trajectories and development processes is carried out, which allows us to understand how the teacher can become a facilitator of relational processes that have different nuances and variations. After this journey, the general theoretical aspects of culture and the generalized other are related, the reader is guided to see these theoretical categories in the teacher's life trajectory and practices. Thus, at the end of the text, some ideas related to bullying and the possible relations of its emergence in the daily life of classes are presented, with the educational practices of teachers (who, in turn, bring them from their own development trajectories).pt_BR
dc.contributor.emailmailto:mizukowski@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40621/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.