Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40593
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JéssicaAlvesBarbosa.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Neto, Jorge Mendes de Oliveira-
dc.contributor.authorBarbosa, Jéssica Alves-
dc.date.accessioned2021-04-20T10:37:42Z-
dc.date.available2021-04-20T10:37:42Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.date.submitted2020-11-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jéssica Alves. Análise do comportamento do consumidor: a relação entre tamanho da empresa e comportamento de reclamação no contexto de telecomunicações. 2020. ix, 41 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40593-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAs pesquisas sobre reclamação dos consumidores têm sido desenvolvidas, predominantemente, com base em relatos dos consumidores e com pouca ênfase sobre os potenciais efeitos de variáveis situacionais. O presente estudo investigou se o tamanho da empresa influencia a quantidade de reclamações, medidas com base em comportamentos, e se tal relação pode ser descrita quantitativamente. Foram utilizados dados públicos de telecomunicações, por ser o segmento com maior número de reclamações no Brasil nos últimos anos. Demonstrou-se que uma função potência possui bom ajuste aos dados e que o número de reclamações aumenta proporcionalmente mais do que os aumentos na quantidade de clientes da empresa para todos os serviços, embora tenham sido encontradas diferenças entre eles. Esses resultados têm implicações mercadológicas e gerenciais pois tornam possível a predição do número de reclamações em função do tamanho da empresa e, consequentemente, a implementação de providências que minimizem as reclamações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do comportamento do consumidor : a relação entre tamanho da empresa e comportamento de reclamação no contexto de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordPenetração da marcapt_BR
dc.subject.keywordTelecomunicaçõespt_BR
dc.subject.keywordConsumidorespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Research on consumer complaints has been developed, predominantly, based on consumer reports and with few emphasis on the potential effects of situational variables. The present study investigated whether the size of the company influences the amount of complaints, measured based on behavior, and whether such a relationship can be described quantitatively. Public telecommunications data were used, as it is the segment with the highest number of complaints in Brazil in recent years. It was demonstrated that a power function has a good fit to the data and that the number of complaints increases proportionally more than the increases in the number of company customers for all services, although differences were found between them. These results have market and managerial implications as they make it possible to predict the number of complaints based on the size of the company and, consequently, the implementation of measures that minimize complaints.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.