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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40578
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Title: O papel do córtex parietal posterior em memórias episódicas : uma investigação com estimulação transcraniana por corrente contínua
Authors: Deus, Juliana Silva de
metadata.dc.contributor.email: julianasilvadedeus@gmail.com
Orientador(es):: Buratto, Luciano Grüdtner
Assunto:: Memória episódica
Memória de reconhecimento
Memória de fonte
Estimulação transcraniana por corrente contínua
Lobo parietal
Issue Date: 19-Apr-2021
Citation: DEUS, Juliana Silva de. O papel do córtex parietal posterior em memórias episódicas: uma investigação com estimulação transcraniana por corrente contínua. 2020. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Nas últimas duas décadas, uma série de estudos apontou o envolvimento do córtex parietal posterior ventral (vPPC) na recuperação de memórias episódicas. A natureza desse envolvimento, no entanto, ainda é bastante debatida. Estudos recentes sugerem que a contribuição desta região para a memória episódica está restrita à recuperação de informações de natureza multimodal (e.g., junção de características visuais e auditivas dos estímulos). Em particular, Yazar et al. (2017) mostraram que a aplicação de estimulação magnética transcraniana sobre o vPPC prejudicou a memória de fonte em condição multimodal, mas não em condição unimodal. Duas hipóteses buscam explicar o envolvimento do vPPC em memória episódica. Segundo a hipótese da ligação cortical de atividade relacional (CoBRA), o vPPC estaria envolvido na recuperação de memórias multimodais por se tratar de uma área de convergência de informações multimodais provenientes de diversas regiões do córtex no momento da recuperação. No entanto, dissociações observadas em pacientes com lesão no vPPC, com queda na confiança nos julgamentos de memória sem prejuízo da acurácia, sugerem que o vPPC estaria envolvido com a vividez com que um indivíduo reexperiencia as próprias memórias, não com integração multimodal (hipótese da experiência subjetiva; SE). O objetivo deste estudo é testar predições das hipóteses CoBRA e SE, replicando e estendendo o delineamento de Yazar et al. (2017). Com o intuito de modular a atividade no vPPC, foi aplicada estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) catódica sobre P5 (região próxima ao vPPC) durante tarefa de recuperação de fontes multimodais e unimodais. Além dos julgamentos de memória de Yazar et al. (2017), adicionou-se uma tarefa de julgamento de confiança para avaliar o impacto da ETCC sobre a experiência subjetiva da recuperação. Cinquenta e três participantes compareceram a duas sessões, uma com estimulação catódica (1,5 mA por 20 min) e outra com estimulação placebo (sham; 1,5 mA por 30 s). Em cada sessão, os participantes completaram duas fases. Na fase de estudo, os participantes foram apresentados a estímulos visuais e auditivos para memorização (e.g., uma cena com um objeto em destaque no canto superior esquerdo e uma voz masculina pronunciando o nome do objeto com sotaque brasileiro). Na fase de teste, os participantes foram instruídos a (a) reconhecer os objetos apresentados durante a codificação (memória de item), (b) recuperar detalhes contextuais destes objetos (memória de fonte multimodal ou unimodal; e.g., indicar se o objeto estava no lado direito ou esquerdo da cena estudada e/ou se a voz que pronunciou o nome do objeto era masculina ou feminina) e (c) julgar o quão confiantes estavam em suas respostas em (a) e (b). Os resultados mostraram que a ETCC catódica não alterou nenhuma dessas medidas (acurácia para memória de itens, acurácia na atribuição de fonte, escores nos julgamentos de confiança). Dessa forma, estes resultados não permitiram diferenciar as hipóteses CoBRA e SE. Contudo, a ETCC afetou os tempos de resposta. A estimulação catódica reduziu os tempos de respostas para memória de itens (alarmes falsos), para memória de fonte (modalidade visual) e para julgamentos de confiança para memória de fonte (modalidade auditiva). Os resultados de tempo de resposta apoiam a visão alternativa de que o PPC está envolvido no acúmulo de evidências durante a recuperação de memórias episódicas (acumulador mnemônico).
Abstract: In the last two decades, several studies have shown the involvement of the ventral posterior parietal cortex (vPPC) in the retrieval of episodic memories. The nature of this involvement, however, is still a matter of debate. Recent studies suggest that vPPC’s role in memory is restricted to the retrieval of multimodal information (e.g., binding of visual and auditory features during retrieval). More specifically, Yazar et al. (2017) showed that disrupting activity in the vPPC with transcranial magnetic stimulation impaired source memory retrieval in multimodal trials, but not in unimodal trials. Two hypotheses aim to explain vPPC’s role in episodic memory. According to cortical binding of relational activity (CoBRA) hypothesis, the vPPC is involved in multimodal retrieval due to its location as a convergence zone that brings together information from separate modalities during memory retrieval. However, results from patients with lesions in the vPPC revealed a dissociation between accuracy and confidence. In those patients, confidence in their own memory judgments was reduced, whereas accuracy was relatively spared. These results motivated the idea that the vPPC is associated with the vividness of remembered episodes, not with multimodal binding (Subjective Experience hypothesis; SE). The aim of this study is to test predictions from both CoBRA and SE hypotheses, replicating and extending the experimental design of Yazar et al. (2017). To modulate the activity in the vPPC, we applied cathodal transcranial direct current stimulation (tDCS) over P5 (a site close to the vPPC) while participants retrieved multimodal or unimodal information. To evaluate the impact of tDCS on the subjective experience of episodic retrieval, we added confidence judgment trials after each memory trial. Fifty- three subjects attended two sessions: a cathodal stimulation session (1,5 mA for 20 min) and a placebo stimulation session (sham; 1,5 mA for 30 s). Participants completed two phases during each session. In the study phase, they studied visual and auditory stimuli (e.g., an object placed in the top- left corner and a male voice speaking the name of the object with a Brazilian Portuguese accent). In the test phase, participants were instructed to (a) recognize the objects presented during study phase (item memory), (b) retrieve contextual details about these objects (multimodal or unimodal source memory; i.e., to indicate whether the object was located on the right or on the left side of the scene and/or whether the voice speaking the name of the object was from a male or from a female speaker) and (c) provide confidence judgements about their decisions in (a) and (b). Results showed that tDCS had no effect on any of those measures (item memory, source memory and confidence judgements). Hence, these results did not allow us to differentiate between CoBRA and SE. Nevertheless, tDCS affected response times. Cathodal stimulation reduced response times on item memory trials (false alarms), source memory trials (visual modality) and confidence judgements for source memory trials (auditory modality). The latter results support the alternative view that the PPC is involved in evidence accumulation during episodic memory retrieval (mnemonic accumulator hypothesis).
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
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