Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40563
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_IgnoranciaForcaAlgumasConsideracoes.pdf599,2 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Maria dos Remédios-
dc.contributor.authorSouza, Rodrigo Matos de-
dc.date.accessioned2021-04-16T13:20:07Z-
dc.date.available2021-04-16T13:20:07Z-
dc.date.issued2020-12-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40563-
dc.description.abstractO presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado da Bahia (UNEB)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPolíticapt_BR
dc.subject.keywordEnsaiospt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Esta Revista é licenciada por Creative Commons - (CC BY NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021.pt_BR
dc.description.abstract1This essay discusses the "school without a party" movement in its multiple variations, sometimes as a project, sometimes as a discourse, and still as a political movement. It analyses, from a hermeneutic approach, in a clear exercise of bricolage, the texts, and subtexts of the movement, proposing its observation as a phenomenon of authoritarian bias, of control of school spaces at the service of capital and moral conservatism. We conclude by alerting readers to the danger that surrounds discourses like this, the constitution of an authoritarian society.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/40563/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.