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Título: Experiência de adolescentes no automanejo de sintomas urinários e intestinais no contexto da uroterapia
Autor(es): Gomes, Priscilla Lemos
E-mail do autor: priscillalegos@gmail.com
Orientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Urologia
Automanejo
Autogestão
Saúde do adolescente
Enfermagem pediátrica
Data de publicação: 14-Abr-2021
Referência: GOMES, Priscilla Lemos. Experiência de Adolescentes no Automanejo de Sintomas Urinários e Intestinais no Contexto da Uroterapia. 2020. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presença de sintomas urinários e intestinais na adolescência geram implicações de natureza psicossocial, podendo impactar negativamente na qualidade de vida dos adolescentes. É essencial que os profissionais de saúde, em especial, os enfermeiros com expertise na área de Urologia Pediátrica, atendam às necessidades de dimensão psicossocial a fim de garantir um cuidado integral a esses adolescentes. Objetivos: Compreender as experiências de adolescentes no automanejo de sintomas urinários e intestinais no contexto da uroterapia atendidos no ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria. Pressuposto Teórico: A Teoria de Gerenciamento de Sintoma (TGS) foi utilizada para fundamentar esta pesquisa. TGS é constituída por três componentes que estão interrelacionados: a experiência do sintoma, o gerenciamento do sintoma e resultados, que estão inseridas no contexto da pessoa, da saúde-doença e do meio ambiente. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório-descritivo realizado com adolescentes atendidos no Ambulatório de Prática Avançada de Uropediatria do Hospital Universitário de Brasília. Resultados: Identificou-se que o adolescente com sintomas urinário ou intestinal apresenta impacto negativo na dimensão emocional, pois vivenciam sentimento de tristeza, vergonha e constrangimento, e impacto negativo na dimensão social, pois apresentam dificuldade de compartilhar a experiência do sintoma entre pares, e vivenciam o medo relacionado ao bullying no contexto escolar. A família é tida como rede de apoio. As práticas de automanejo referem-se às mudanças de hábitos de vida associada às orientações fornecidas pelo serviço de PAEU. Conclusões/Considerações: Os achados desta pesquisa evidenciam que os adolescentes preferem receber informações de educação em saúde, especialmente as orientações/intervenções de uroterapia, por meio de mídias sociais, a saber: WhatsApp, Instagram, Youtube e jogos virtuais. Palavras-chaves: Urologia; Automanejo; Autogestão; Saúde do Adolescente; Enfermagem Pediátrica.
Abstract: The presence of urinary and intestinal symptoms in adolescence has psychosocial implications, which can negatively impact the quality of life of adolescents. It is essential that health professionals, especially nurses with expertise in the area of Pediatric Urology, meet the needs of a psychosocial dimension in order to ensure comprehensive care for these adolescents. Aim: Understand the experiences of adolescents in self-management of urinary and intestinal symptoms in the context of urotherapy treated at the Advanced Nursing Practice in Uropediatrics clinic. Theoretical assumption: The Symptom Management Theory (TGS) was used to support this research. TGS consists of three components that are interrelated: the experience of the symptom, the management of the symptom and results, which are inserted in the context of the person, health-disease and the environment. Method: This is a qualitative, exploratory-descriptive study carried out with adolescents attended at the Advanced Practice Clinic of Uropediatrics of Hospital Universitário de Brasília. Results: It was identified that the adolescent with urinary or intestinal symptoms has a negative impact on the emotional dimension, as they experience feelings of sadness, shame and embarrassment, and a negative impact on the social dimension, as they have difficulty sharing the experience of the symptom among peers, and experience the fear related to bullying in the school context. The family is seen as a support network. Self-management practices refer to changes in lifestyle associated with the guidelines provided by the PAEU service. The teenagers in this study prefer to receive health education information through social media, such as WhatsApp, Instagram, Youtube and virtual games. Conclusion: The findings of this research show that adolescents prefer to receive health education information, especially as urotherapy guidelines / procedures, through social media, a saber: WhatsApp, Instagram, Youtube and virtual games Keywords: Urology; Self-management; Self-management; Adolescent Health; Pediatric Nursing.
Resumen: La presencia de síntomas urinarios e intestinales en la adolescencia tiene implicaciones psicosociales, que pueden impactar negativamente en la calidad de vida de los adolescentes. Es fundamental que los profesionales de la salud, especialmente los enfermeros con experiencia en el área de Urología Pediátrica, atiendan las necesidades de una dimensión psicosocial para garantizar una atención integral a estos adolescentes. Objetivo: Conocer las experiencias de los adolescentes en el autocuidado de los síntomas urinarios e intestinales en el contexto de la uroterapia atendidos en la Clínica de Práctica Avanzada de Enfermería en Uropediatría. Supuesto Teórico: Se utilizó la Teoría de Manejo de Síntomas (TGS) para respaldar esta investigación. TGS consta de tres componentes que se interrelacionan: la experiencia del síntoma, el manejo del síntoma y los resultados, que se insertan en el contexto de la persona, salud-enfermedad y medio ambiente. Método: Se trata de un estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo realizado con adolescentes atendidos en la Clínica de Práctica Avanzada de Uropediatría del Hospital Universitario de Brasília. Resultados: Se identificó que el adolescente con síntomas urinarios o intestinales tiene un impacto negativo en la dimensión emocional, ya que experimenta sentimientos de tristeza, vergüenza y vergüenza, y un impacto negativo en la dimensión social, ya que tiene dificultad para compartir la experiencia del síntoma entre sus pares, y experimenta la miedo relacionado con el acoso escolar en el contexto escolar. La familia se ve como una red de apoyo. Las prácticas de autocuidado se refieren a cambios en el estilo de vida asociados a las pautas que brinda el servicio PAEU. Los adolescentes de este estudio prefieren recibir información sobre educación en salud a través de las redes sociales, como WhatsApp, Instagram, Youtube y juegos virtuales. Conclusión: Los hallazgos de esta investigación muestran que los adolescentes prefieren recibir información de educación en salud, especialmente como pautas / procedimientos de uroterapia, a través de las redes sociales, un sable: WhatsApp, Instagram, Youtube y juegos virtuales
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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