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Título: Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
Autor(es): Mendes, Jacqueline Ribeiro de Souza
Orientador(es): Carneiro, Maria Helena da Silva
Assunto: Leitura de esquemas
Respiração
Teoria da dupla codificação
Iconologia
Data de publicação: 14-Abr-2021
Referência: MENDES, Jacqueline Ribeiro de Souza. Leitura de esquemas e ensino de Biologia: o caso da respiração humana. 2020. 208 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho investigou a produção de sentidos a partir da leitura de esquemas didáticos que representam o conhecimento científico acerca da respiração humana. Esquemas são representações visuais amplamente utilizadas no ensino e aprendizagem de conceitos científicos e é crescente sua inserção nos livros didáticos das disciplinas de Ciências Naturais. Entretanto, em nossa prática docente, observamos que os estudantes apresentam dificuldades na interpretação de esquemas. O estudo foi realizado com alunos cursando Licenciatura em Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior no Distrito Federal. A metodologia de coleta de dados foi definida a partir de um estudo piloto. Da primeira etapa da coleta, que consistiu na realização de um exercício individual em sala de aula, participaram 17 alunos. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas individuais com cinco alunos. As atividades envolviam a leitura e a elaboração de esquemas. Definimos três níveis de leitura com base em princípios da Iconologia de Erwin Panofsky. A Teoria da Dupla Codificação de Alan Paivio também integrou nosso quadro teórico para análise dos dados. Os resultados indicaram que alguns alunos desconhecem o significado convencional de elementos composicionais dos esquemas, como as cores; fazem leituras narrativas acrescentando elementos aos esquemas a partir de seu conhecimento sobre o assunto veiculado; nem sempre realizam as inferências necessárias para a interpretação do esquema; apresentam dificuldade para expressar conhecimento nas formas verbal e por meio da elaboração de esquemas. Por fim, resultados do estudo principal foram semelhantes em alguns aspectos aos do estudo piloto, inclusive no que se refere às concepções sobre a respiração.
Abstract: This work aimed to investigate the reading and interpretation of schematic diagrams that represent scientific knowledge about human respiration. Schematic diagrams are visual representations widely used in the teaching and learning of scientific concepts. Their insertion in textbooks of the disciplines of Natural Sciences is increasingly high. However, in our teaching practice, we observed that students face difficulties in interpreting schematic diagrams. We carried out this study with students taking a degree in Pedagogy at a Higher Education Institution in the Federal District of Brazil. The data collection methodology was defined based on a pilot study. Seventeen students participated in the first stage of data collection. It consisted of individually answering a six questions exercise. Five students attended the second stage, wich involved reading and drawing schematic diagrams activities. We defined three levels of reading and interpreting based on the principles of Iconology by Erwin Panofsky's. Also, we considered Alan Paivio's Dual Coding Theory as a part of our theoretical framework for data analysis. The results indicated that some students are unaware of the conventional meaning of compositional elements of schematic diagrams, such as arrows and colours. We also found they do narrative readings adding elements from their knowledge to the schematic diagrams. Also, they do not always make the necessary inferences for the interpretation of the schematic diagrams; present difficulties in expressing knowledge in verbal forms and through the elaboration of schematic diagrams. Finally, results from the main study were similar in some respects to those from the pilot study, including preconceptions about respiration.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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