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2020_BárbaradaSilvaFerreiraGonçalves.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorGonçalves, Bárbara da Silva Ferreira-
dc.date.accessioned2021-04-14T13:28:31Z-
dc.date.available2021-04-14T13:28:31Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.date.submitted2020-12-03-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Bárbara da Silva Ferreira. Práticas avaliativas no contexto da escola inclusiva: a subjetividade docente em foco. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40528-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA partir da necessidade de favorecer ao professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal oportunidade de expressão que possibilite revelar, no contexto da escola inclusiva, produções singulares que participam da prática de avaliar o estudante com Necessidades Educacionais Especiais e também, a partir da necessidade de entender o papel que a dimensão subjetiva docente tem nesse processo é que o presente trabalho buscou compreender a configuração subjetiva de uma professora do Ensino Fundamental, em relação ao processo avaliativo do estudante com Necessidades Educacionais Especiais, no contexto da escola inclusiva. A pesquisa trouxe para a discussão as diretrizes educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal assim como também as contribuições de autores que pesquisam a avaliação para a aprendizagem. Com base nos pressupostos teóricos da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey (2003) em uma perspectiva cultural-histórica, o estudo desloca o eixo da discussão da avaliação do estudante com Necessidades Educacionais Especiais, que dá ênfase em instrumentos, para a evidência do valor dos aspectos subjetivos na avaliação do professor que atua com esses estudantes. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal e a análise das informações se deu por meio do processo construtivo- interpretativo em um estudo de caso único. A metodologia de pesquisa decorreu da Epistemologia Qualitativa que ao estudar a subjetividade humana compreende a pesquisa como um processo de construção altamente dinâmico defendendo o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento e envolvendo a imersão da pesquisadora no campo de pesquisa em uma lógica configuracional. A abordagem favorece romper com o modelo abstrato de pesquisa que trata da temática da avaliação sob o ponto de vista formativo conceitual dialogando assim com o campo da avaliação a partir das produções subjetivas do professor. O estudo evidencia como que os processos subjetivos estão implicados na avaliação pedagógica do professor que atua com estudantes com Necessidades Educacionais Especiais e como o processo avaliativo varia em função desse sistema subjetivo. Compreender a configuração subjetiva da professora participante em relação à avaliação do estudante com Necessidades Educacionais Especiais, possibilitou evidenciar o valor que a qualidade do tecido relacional tem para o processo de ensino-aprendizagem, assim como também, viabilizou destacar três práticas avaliativas que julgamos favorecedoras à aprendizagem e ao desenvolvimento do estudante com Necessidades Educacionais Especiais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas avaliativas no contexto da escola inclusiva : a subjetividade docente em focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordEstudante com deficiênciapt_BR
dc.subject.keywordSubjetividade docentept_BR
dc.subject.keywordEscola inclusivapt_BR
dc.subject.keywordNecessidades educacionais especiaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Based on the need to favor the teacher of the Education Department of the Federal District an opportunity for expression that makes it possible to reveal, in the context of the inclusive school, singular productions that participate in the practice of evaluating students with Special Educational Needs and also, based on the need to understand the role that the subjective teacher dimension has in this process is that the present work sought to understand the subjective configuration of a teacher of Fundamental Education, in relation to the evaluation process of the student with Special Educational Needs, in the context of the inclusive school. The research brought to the discussion the educational guidelines of the State Secretariat of Education of the Federal District as well as the contributions of authors who research the assessment for learning. Based on the theoretical assumptions of the Theory of Subjectivity developed by González Rey (2003) in a cultural- historical perspective, the study shifts the axis of the discussion of the evaluation of students with Special Educational Needs, which emphasizes instruments, for the for the evidence of the value of the subjective aspects in the evaluation of the teacher who works with these students. The research was carried out in a public school in the Federal District and the information analysis took place through the constructive- interpretative process in a single case study. The research methodology arose from Qualitative Epistemology which, when studying human subjectivity, understands research as a highly dynamic construction process defending the constructive-interpretative character of knowledge and involving the researcher's immersion in the research field in a configurational logic. The approach favors breaking with the abstract research model that deals with the theme of evaluation from the conceptual formative point of view, thus dialoguing with the field of evaluation from subjective productions of the teacher. The study shows how the subjective processes are involved in the pedagogical evaluation of the teacher who works with students Special Education Needs and how the evaluation process varies depending on this subjective system. Understanding the subjective configuration of the participating teacher in relation to the evaluation of the student with Special Educational Needs, made it possible to highlight the value that the quality of the relational fabric has for the teaching-learning process, as well as making it possible to highlight three evaluative practices that we believe to favor the learning and development of students with Special Educational Needs.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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