Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Clarice da Silva | - |
dc.contributor.author | Mesquita, William Marques | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T13:58:36Z | - |
dc.date.available | 2021-04-13T13:58:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-31 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, William Marques. Ceilândia: uma práxis didática transformadora: fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis. 2020. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40515 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta Dissertação de Mestrado pretende investigar através de uma ação pedagógica estética se é
possível influenciar ou modificar a percepção dos estudantes do 3o Segmento da Educação de Jovens
e Adultos do Centro Educacional 06 de Ceilândia, Distrito Federal, sobre o que eles pensam da cidade
que vivem. Essa investigação ainda reflete sobre a possibilidade de valorização identitária da Região
Administrativa de Ceilândia, bem como de seus espaços socioculturais através da literatura de cordel,
por meio de um estudo de caso. Destarte, a metodologia utilizada foi a aplicação dos questionários
sócio-histórico-culturais e os procedimentos das atividades relacionadas à produção do cordel, com
as temáticas de Ceilândia e a produção de xilogravuras (em isopor), associadas aos seus espaços, que
demonstram forte caráter simbólico, histórico e mnemônico apontados nos resultados das cartografias
afetivas de mapas mentais elaboradas pelos estudantes colaboradores. As teorias centrais que
fundamentam as discussões e as análises propostas nesta pesquisa são a utilização dos cordéis como
ferramenta pedagógica, o estudo demográfico de Ceilândia e a psicologia positiva. Para tanto, foram
utilizados os psicólogos Seligman, Vygotsky, Bruner e Csikszentmihalyi; os sociólogos Morin e Hall,
o filósofo Bachelard, o pedagogo Paulo Freire, o psicopedagogo Herbart, os professores Puig e
Teixeira Coelho e o psicólogo, filósofo, educador, cientista político e social, Dewey. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ceilândia (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cordel | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indivíduo práxico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia positiva | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Master's Dissertation intends to verify through an aesthetic pedagogical action if it is possible to
influence or modify the perception that the students of the 3rd Segment of Youth and Adult Education
from the Educational Center 06 of Ceilândia, Distrito Federal, regarding what they think about the
city they live. This investigation still reflects on a possibility of identity valorization of the Ceilândia
Administrative Region, as well as its socio-cultural spaces via Cordel literature, through a case study.
Thus, the methodology used was the application of the socio-historical-cultural questionnaires, the
procedures of activities related to the production of the Cordel, with the themes of Ceilândia and the
production of woodcuts with styrofoam, associated with its spaces, which demonstrate symbolic,
historical and mnemonic, strong character pointed out in the results of affective cartographies of
mental maps elaborated by the collaborating students. The central theories that underlie the
discussions and analyzes proposed in this research are the use of cordel as a pedagogical tool, the
ethnographic study of Ceilândia, and also positive psychology. To this end, psychologists Seligman,
Vygotsky, Bruner, and Csikszentmihalyi were used; the sociologists Morin and Hall, the philosopher
Bachelard, the pedagogue Paulo Freire, the psychopedagogue Herbart, the teachers Puig and Teixeira
Coelho and the psychologist, philosopher, educator, political and social scientist, Dewey. | pt_BR |
dc.contributor.email | will01emb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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