Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana | - |
dc.contributor.author | Parreiras, Tauana Macedo de Britto Pereira e | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T13:39:17Z | - |
dc.date.available | 2021-04-13T13:39:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-16 | - |
dc.identifier.citation | PARREIRAS, Tauana Macedo de Britto Pereira e. O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais. 2020. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40513 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em um contexto de desvalorização e adoecimento de docentes, faz-se necessário
olhar para tais profissionais e pensar em condições propícias para uma atuação que lhes traga
prazer e sentido. Neste sentido, a pesquisa investiga estratégias que professores/as de artes
visuais utilizam para se manter com prazer e identificação com a prática docente na Educação
Básica. O conceito de eros pedagógico, que abarca a motivação, a satisfação, o afeto, o
prazer, o desejo e a identificação com a prática docente, é utilizado para pensar tais questões.
O pensamento de John Dewey acerca de uma prática de ensino voltada para a produção de
experiências significativas, com atenção ao conhecimento prático; de Paulo Freire, acerca de
uma pedagogia ancorada no diálogo e de bell hooks, que une ambos aspectos às noções de
eros e de comunidade, são as principais bases teóricas utilizadas. Foi escolhida uma
metodologia qualitativa que se insere na denominação da Investigação Baseada em Artes e,
mais especificamente, da A/r/tografia, na qual oito professores/as de artes trocaram cartas com
a pesquisadora acerca do prazer e identificação com a prática docente, as quais foram
analisadas e relacionadas com a parte teórica. Constatou-se a existência de uma variedade de
estratégias utilizadas por professores/as de artes visuais para se aproximar do prazer e da
identificação com a prática docente, destacando-se o importante papel das trocas com
outros/as profissionais, das ações criativas e do compromisso maior com o ensino das artes
visuais, o desenvolvimento dos/as estudantes e as próprias perspectivas do que com normas
institucionais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prazer | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eros pedagógico | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In a context of devaluation and illness of teachers, it is necessary to look at these
professionals and think of conditions that can lead to a practice that brings them pleasure and
meaning. In this regard, the research aims to investigate strategies used by visual arts teachers
to maintain themselves with pleasure, and identification with the teaching practice in the Basic
Education (from 0 to around 17 years old). Therefore, the concept of pedagogical eros, which
includes motivation, satisfaction, affection, pleasure, desire and identification with the teaching
practice, is used to think about these issues. John Dewey's thinking regarding teaching practice
directed to producing meaningful experiences, with attention to practical knowledge, Paulo
Freire´s thinking about a pedagogy anchored in dialogue, as well as bell hooks’, which unites
both aspects to the notion of eros and community, are the main theoretical bases used. A
qualitative methodology was chosen that falls within the denomination of Arts-Based Research
and, more specifically, of A/r/tography, in which eight art teachers exchanged letters with the
researcher about pleasure and identification with teaching practice, which were analyzed and
related to the theoretical part. It was found that there are a variety of strategies used by visual
arts teachers to approach pleasure and identification with teaching practice, highlighting the
important role of exchanges with other professionals, creative actions and the greater
commitment to the teaching of visual arts, the development of students and their own
perspectives than to institutional norms. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|