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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/40495
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2020_LuizHenriqueGomesSilva.pdf5,88 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães de-
dc.contributor.authorSilva, Luiz Henrique Gomes-
dc.date.accessioned2021-04-12T03:39:54Z-
dc.date.available2021-04-12T03:39:54Z-
dc.date.issued2021-04-11-
dc.date.submitted2020-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Henrique Gomes. Comunidade Quilombola São Domingos – MG: um estudo na perspectiva dos letramentos múltiplos e da sociolinguística. 2020. 213 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40495-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de pesquisa desenvolvido nesta tese busca desvelar qual a influência que os letramentos múltiplos possuem na perpetuação cultural e preservação identitária da comunidade quilombola São Domingos, em Paracatu-MG. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é “Analisar Práticas Culturais, Desenvolvimento e Conservação da Comunidade Quilombola São Domingos, por meio de Práticas de Letramentos de Líderes e moradores da Comunidade”, uma vez que constatamos uma grande fragmentação das comunidades quilombolas da região e despertou-nos o interesse em saber o motivo pelo qual a comunidade São Domingos consegue ter destaque em relação às outras comunidades do município. O trabalho está norteado pelos estudos Qualitativos e adota pressupostos metodológicos da etnografia para a constituição do corpus, que foi composto por entrevistas semiestruturadas, conversas informais com integrantes da comunidade, além de diários de campo. O referencial teórico utilizado para respaldar as análises na área dos letramentos são Street (2014, 2003), Scribner e Cole (1981), Kress, (2003), Kleiman (1995), Rojo (2009), Moita-Lopes (2006) dentre outros; na Sociolinguística Interacional os autores foram Allan Bell (2014), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Gumperz (1982), Dell Hymes (1974), Calvet (2002), Sousa (2006) e demais autores; já em Território, utilizamos autores como Souza e Teixeira (2009), Haesbaert (2007), Almeida (2008), dentre outros; para finalizar, os autores trabalhados em Identidades foram Hall (2003[1992]), Bauman (1999), Giddens (1991) e outros. A pesquisa apresentou como resultado que os letramentos possuem grande importância e contribuição na preservação cultural e perpetuação de comunidades, haja vista que é um fator relevante na comunidade quilombola São Domingos e, infelizmente, em outras comunidades visitadas não encontramos a mesma organização e conscientização por parte dos moradores. Como contribuição deste trabalho, esperamos fortalecer os estudos sobre letramentos e sociolinguística em comunidades quilombolas, de forma a aguçar em seus moradores a possibilidade de protagonismo emancipatório em relação a seus direitos e permitir que outros pesquisadores deem continuidade aos estudos em comunidades marginais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComunidade Quilombola São Domingos – MG : um estudo na perspectiva dos letramentos múltiplos e da sociolinguísticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordComunidade Quilombola São Domingospt_BR
dc.subject.keywordIdentidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordLetramentos múltiplospt_BR
dc.subject.keywordSociolinguísticapt_BR
dc.subject.keywordQuilombos - identidade socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research developed in this thesis seeks to unsee the influence that multiple literacies have on the cultural perpetuation and identity preservation of the Quilombola São Domingos community, in Paracatu-MG. In this context, the general objective of this research is to analyze cultural practices, development and conservation of the Quilombola São Domingos Community, through literacy practices of leaders and residents of the community, since we found a great fragmentation of the quilombola communities of the region and it aroused our interest in knowing why the São Domingos community can stand out in relation to the other communities of the municipality. The work is based on qualitative studies and adopts methodological assumptions of ethnography for the constitution of the corpus, which was composed of semistructured interviews, informal conversations with community members, as well as field diaries. The theoretical framework used to support the analyses in the area of literacies is Street (2014, 2003), Scribner and Cole (1981), Kress, (2003), Kleiman (1995), Rojo (2009), Moita-Lopes (2006) among others; in Interactional Sociolinguistics the authors were Allan Bell (2014), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Gumperz (1982), Dell Hymes (1974), Calvet (2002), Sousa (2006) and other authors; already inTerritory, we use authors such as Souza and Teixeira (2009), Haesbaert (2007), Almeida (2008), among others; finally, the authors working on Identities were Hall (2003[1992]), Bauman (1999), Giddens (1991) and others. The research presented as a result that literacies have great importance and contribution in the cultural preservation and perpetuation of communities, since it is a relevant factor in the quilombola community of São Domingos and, unfortunately, in other visited communities we do not find the same organization and awareness on the part of residents. As a contribution of this work, we hope to strengthen studies on literacy and sociolinguistics in quilombola communities, in order to sharpen in their inhabitants the possibility of emancipatory protagonism in relation to their rights and allow other researchers to continue studies in marginal communities.pt_BR
dc.description.abstract2El trabajo de investigación desarrollado en esta tesis busca desencontrañar la influencia que múltiples literacidades tienen en la perpetuación cultural y la preservación de la identidad de la comunidad Quilombola San Domingos, en Paracatu-MG. En este contexto, el objetivo general de esta investigación es "analizar las Prácticas Culturales, el Desarrollo y la Conservación de la Comunidad Quilombola San Domingos, a través de las Prácticas de literacidad de Líderes y Residentes de la Comunidad", ya que hemos observado una gran fragmentación de las comunidades quilombolas de la región y despertamos nuestro interés en saber por qué la comunidad de San Domingos puede destacar en relación con las otras comunidades del municipio. El trabajo se basa en estudios cualitativos y adopta supuestos metodológicos de la etnografía para la constitución del corpus, que se compone de entrevistas semiestructuradas, conversaciones informales con miembros de la comunidad, así como diarios de campo. El marco teórico utilizado para apoyar los análisis en el área de las literacidades son Street (2014, 2003), Scribner y Cole (1981), Kress, (2003), Kleiman (1995), Rojo (2009), Moita-Lopes (2006) entre otros; en Sociolinguistica Interaccional los autores fueron Allan Bell (2014), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Gumperz (1982), Dell Hymes (1974), Calvet (2002), Sousa (2006) y otros autores; en El Territorio, utilizamos autores como Souza y Teixeira (2009), Haesbaert (2007), Almeida (2008), entre otros; finalmente, los autores que trabajaron en Identities fueron Hall (2003[1992]), Bauman (1999), Giddens (1991) y otros. La investigación presentada como resultado de que las literacidades tienen gran importancia y contribución en la preservación cultural y perpetuación de las comunidades, ya que es un factor relevante en la comunidad quilombola de San Domingos y, por desgracia, en otras comunidades visitadas no encontramos la misma organización y conciencia por parte de los residentes. Como contribución de este trabajo, esperamos fortalecer los estudios sobre literacidad y sociolinguística en las comunidades quilombola, con el fin de agudizar en sus residentes la posibilidad de protagonismo emancipatorio en relación con sus derechos y permitir que otros investigadores continúen sus estudios en comunidades marginales.pt_BR
dc.contributor.emailprohenrique.gomes@gmail.compt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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