Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Sousa, Rosineide Magalhães de | - |
dc.contributor.author | Silva, Luiz Henrique Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T03:39:54Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T03:39:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Henrique Gomes. Comunidade Quilombola São Domingos – MG: um estudo na perspectiva dos letramentos múltiplos e da sociolinguística. 2020. 213 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40495 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho de pesquisa desenvolvido nesta tese busca desvelar qual a influência que os letramentos múltiplos possuem na perpetuação cultural e preservação identitária da comunidade quilombola São Domingos, em Paracatu-MG. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é “Analisar Práticas Culturais, Desenvolvimento e Conservação da Comunidade Quilombola São Domingos, por meio de Práticas de Letramentos de Líderes e moradores da Comunidade”, uma vez que constatamos uma grande fragmentação das comunidades quilombolas da região e despertou-nos o interesse em saber o motivo pelo qual a comunidade São Domingos consegue ter destaque em relação às outras comunidades do município. O trabalho está norteado pelos estudos Qualitativos e adota pressupostos metodológicos da etnografia para a constituição do corpus, que foi composto por entrevistas semiestruturadas, conversas informais com integrantes da comunidade, além de diários de campo. O referencial teórico utilizado para respaldar as análises na área dos letramentos são Street (2014, 2003), Scribner e Cole (1981), Kress, (2003), Kleiman (1995), Rojo (2009), Moita-Lopes (2006) dentre outros; na Sociolinguística Interacional os autores foram Allan Bell (2014), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Gumperz (1982), Dell Hymes (1974), Calvet (2002), Sousa (2006) e demais autores; já em Território, utilizamos autores como Souza e Teixeira (2009), Haesbaert (2007), Almeida (2008), dentre outros; para finalizar, os autores trabalhados em Identidades foram Hall (2003[1992]), Bauman (1999), Giddens (1991) e outros. A pesquisa apresentou como resultado que os letramentos possuem grande importância e contribuição na preservação cultural e perpetuação de comunidades, haja vista que é um fator relevante na comunidade quilombola São Domingos e, infelizmente, em outras comunidades visitadas não encontramos a mesma organização e conscientização por parte dos moradores. Como contribuição deste trabalho, esperamos fortalecer os estudos sobre letramentos e sociolinguística em comunidades quilombolas, de forma a aguçar em seus moradores a possibilidade de protagonismo emancipatório em relação a seus direitos e permitir que outros pesquisadores deem continuidade aos estudos em comunidades marginais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Comunidade Quilombola São Domingos – MG : um estudo na perspectiva dos letramentos múltiplos e da sociolinguística | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade Quilombola São Domingos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramentos múltiplos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quilombos - identidade social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research developed in this thesis seeks to unsee the influence that multiple literacies have
on the cultural perpetuation and identity preservation of the Quilombola São Domingos
community, in Paracatu-MG. In this context, the general objective of this research is to analyze
cultural practices, development and conservation of the Quilombola São Domingos Community,
through literacy practices of leaders and residents of the community, since we found a great
fragmentation of the quilombola communities of the region and it aroused our interest in
knowing why the São Domingos community can stand out in relation to the other communities
of the municipality. The work is based on qualitative studies and adopts methodological
assumptions of ethnography for the constitution of the corpus, which was composed of semistructured interviews, informal conversations with community members, as well as field diaries.
The theoretical framework used to support the analyses in the area of literacies is Street (2014,
2003), Scribner and Cole (1981), Kress, (2003), Kleiman (1995), Rojo (2009), Moita-Lopes
(2006) among others; in Interactional Sociolinguistics the authors were Allan Bell (2014),
Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Gumperz (1982), Dell Hymes (1974), Calvet (2002), Sousa
(2006) and other authors; already inTerritory, we use authors such as Souza and Teixeira
(2009), Haesbaert (2007), Almeida (2008), among others; finally, the authors working on
Identities were Hall (2003[1992]), Bauman (1999), Giddens (1991) and others. The research
presented as a result that literacies have great importance and contribution in the cultural
preservation and perpetuation of communities, since it is a relevant factor in the quilombola
community of São Domingos and, unfortunately, in other visited communities we do not find the
same organization and awareness on the part of residents. As a contribution of this work, we
hope to strengthen studies on literacy and sociolinguistics in quilombola communities, in order
to sharpen in their inhabitants the possibility of emancipatory protagonism in relation to their
rights and allow other researchers to continue studies in marginal communities. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El trabajo de investigación desarrollado en esta tesis busca desencontrañar la influencia que
múltiples literacidades tienen en la perpetuación cultural y la preservación de la identidad de
la comunidad Quilombola San Domingos, en Paracatu-MG. En este contexto, el objetivo
general de esta investigación es "analizar las Prácticas Culturales, el Desarrollo y la
Conservación de la Comunidad Quilombola San Domingos, a través de las Prácticas de
literacidad de Líderes y Residentes de la Comunidad", ya que hemos observado una gran
fragmentación de las comunidades quilombolas de la región y despertamos nuestro interés en
saber por qué la comunidad de San Domingos puede destacar en relación con las otras
comunidades del municipio. El trabajo se basa en estudios cualitativos y adopta supuestos
metodológicos de la etnografía para la constitución del corpus, que se compone de entrevistas
semiestructuradas, conversaciones informales con miembros de la comunidad, así como
diarios de campo. El marco teórico utilizado para apoyar los análisis en el área de las
literacidades son Street (2014, 2003), Scribner y Cole (1981), Kress, (2003), Kleiman (1995),
Rojo (2009), Moita-Lopes (2006) entre otros; en Sociolinguistica Interaccional los autores
fueron Allan Bell (2014), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Gumperz (1982), Dell Hymes
(1974), Calvet (2002), Sousa (2006) y otros autores; en El Territorio, utilizamos autores como
Souza y Teixeira (2009), Haesbaert (2007), Almeida (2008), entre otros; finalmente, los
autores que trabajaron en Identities fueron Hall (2003[1992]), Bauman (1999), Giddens
(1991) y otros. La investigación presentada como resultado de que las literacidades tienen
gran importancia y contribución en la preservación cultural y perpetuación de las
comunidades, ya que es un factor relevante en la comunidad quilombola de San Domingos y,
por desgracia, en otras comunidades visitadas no encontramos la misma organización y
conciencia por parte de los residentes. Como contribución de este trabajo, esperamos
fortalecer los estudios sobre literacidad y sociolinguística en las comunidades quilombola, con
el fin de agudizar en sus residentes la posibilidad de protagonismo emancipatorio en relación
con sus derechos y permitir que otros investigadores continúen sus estudios en comunidades
marginales. | pt_BR |
dc.contributor.email | prohenrique.gomes@gmail.com | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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