Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Thiago | - |
dc.contributor.author | Morais, Kellen Cristina França | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T12:36:30Z | - |
dc.date.available | 2021-04-07T12:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Kellen Cristina França. Currículo modelado e ensino de História: o lugar da consciência histórica no Ensino
Fundamental em Niquelândia-GO. 2020. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40447 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo principal a compreensão da abordagem dada a consciência
histórica (RÜSEN, 2001) na “modelagem de currículo” (SACRISTÁN, 2000), realizada pelos
professores da disciplina de História no 9o ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede
pública de ensino, do município de Niquelândia, Goiás, no período de março de 2019 a novembro
de 2020. O problema central, que principia a pesquisa, constituiu-se da indagação: “De que
maneira a consciência histórica é abordada no currículo modelado no Ensino de História no 9o
ano do Ensino Fundamental em uma escola de Niquelândia, Goiás?” Para responder a esta
questão partiu-se do pressuposto de que se o professor compreende as concepções da
consciência histórica e sua formação inicial esteve pautada no desenvolvimento dessa
consciência, estas abordagens estarão presentes na modelagem que este realiza nos currículos.
Para o estudo, traçou-se um caminho metodológico inspirado no materialismo histórico dialético,
com pesquisa de abordagem qualitativa, numa concepção crítica de currículo, tendo como ponto
de partida a organização do “estado do conhecimento” que compreende o levantamento de
publicações e estudos já realizados sobre as categorias principais desta pesquisa: consciência
histórica, ensino de história e currículo. Trata-se de um estudo de caso em que se buscou
compreender de forma aprofundada as aplicações da consciência histórica na prática docente
enquanto modela seu currículo. Utilizou-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica, para
estabelecimento dos conceitos teóricos e metodológicos, e a pesquisa empírica, que verificou
sua aplicação no ambiente escolar e de que forma estes conceitos são abordados na prática
pedagógica docente. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se nos aportes teóricos de acordo
com as categorias anunciadas. No que se refere à consciência histórica, analisa-se os conceitos
de diferentes autores como Bergman (1990), Lee (1987), Aron (1984), Gadamer (1998), Pandel
(1987), Heller (1993), assumindo-se a abordagem de Rüsen (2001, 2007) como base para este
estudo. Foi realizada entrevista com o autor Jörn Rüsen, a quem tomamos como referência nas
discussões sobre a consciência histórica para que, a partir do campo teórico, orientasse a prática
da modelagem do currículo com vistas ao desenvolvimento desta consciência. Numa análise
posterior, sobre o ensino de História, resgata-se a historicidade – conceito alinhado ao
pensamento de Heidegger (2005) – do ensino de História na História da Educação brasileira,
fazendo memória aos seus principais marcos e referenciais, a fim de que se possa compreender
como a História se constituiu enquanto disciplina escolar e suas transformações no que se refere
à sua utilização enquanto objeto de construção de identidade nacional, manutenção e
legitimação das instituições de poder. Nesta perspectiva, os autores Bittencourt (2008),
Guimarães (2012) e Saviani (2013) foram fundamentais, pois definem e organizam os conceitos
referentes à educação, ao ensino de História, bem como a historicidade da educação brasileira.
Quanto à abordagem do campo curricular, a teorização do currículo é compreendida em Silva
(2005), Apple (2006), Goodson (1997), Silva (2017). Para a articulação entre currículo e ensino
de História, centrou-se o debate nas concepções sobre modelagem de currículo discutida por
Sacristán (2000). Na análise empírica, pautada neste aporte teórico, utilizou-se a análise
documental, para a qual selecionou-se tanto os documentos legalmente constituídos (BNCC e
Documento Curricular de Goiás), como os modelados no ambiente escolar (PPP, plano de aula,
proposta pedagógica), também a entrevista em profundidade, aplicada em formulário
semiestruturado à docente responsável pela disciplina de História nos 9o anos do Ensino
Fundamental na unidade escolar pesquisada. Conforme os resultados alcançados constatamos
que a abordagem predominante na modelagem curricular analisada é a tradicional, negando a
pressuposição de que uma formação docente pautada nos princípios do desenvolvimento da
consciência histórica seja suficiente para sua aplicação em sua prática de modelagem curricular
caso este docente não possua autonomia no processo de modelagem do currículo. Conclui-se a
partir destes resultados que a proposta de uma educação transformadora precisa ter como
premissas a garantia da autonomia docente em sua prática e uma formação fundamentada na
prática da modelagem de currículo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Currículo modelado e ensino de História : o lugar da consciência histórica no Ensino Fundamental em Niquelândia-GO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consciência histórica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation has as the main objective to understand the approach given to the historical
awareness (RÜSEN, 2001) in “curriculum modeling” (SACRISTÁN, 2000), carried out by the
teachers of History discipline in the 9th grade of Elementary School in a public school from the
municipality of Niquelândia, Goiás, from March 2019 to November 2020. The central problem,
which starts the research, was made by the question: "How is historical awareness addressed in
the curriculum modeled in History Teaching in the 9th grade of Elementary School in schools in
Niquelândia, Goiás?”. To answer this question, it was assumed that if the teacher understands
the concepts of historical consciousness and his initial training was guided by the development
of that awareness, these approaches will be present in the modeling that he/she performs in the
curricula. For the study, a methodological path was traced, inspired by dialectical historical
materialism, with qualitative approach research, in a critical curriculum conception, having, as a
starting point, the organization of the “state of knowledge” that comprises the survey of
publications and studies already carried out on the main categories of this research: historical
awareness, history teaching and curriculum. It is about a case study in which we sought to
understand in depth the applications of historical consciousness in teaching practice while
modeling its curriculum. Bibliographic research was used as procedures to establish theoretical
and methodological concepts, and empirical research, which verified its application in the school
environment and how these concepts are addressed in teaching pedagogical practice. The
bibliographic research was based on theoretical contributions according to the categories
announced. With regard to historical consciousness, the concepts of different authors such as
Bergman (1990), Lee (1987), Aron (1984), Gadamer (1998), Pandel (1987), Heller (1993) were
analyzed, assuming Rüsen’s approach (2001, 2007) as the basis for this study. An interview was
conducted with the author Jörn Rüsen, whom we took as a reference in the discussions on
historical awareness so that, from the theoretical field, he could guide the practice of modeling
the curriculum with a view to the development of this awareness. In a later analysis, on the
teaching of History, historicity is recovered - a concept aligned with the thinking of Heidegger
(2005) - from the teaching of History in the History of Brazilian Education, remembering its main
landmarks and references, so that we can understand how History was constituted as a school
discipline and its transformations with regard to its use as an object of construction of national
identity, maintenance and legitimation of the institutions of power. In this perspective, the authors
Bittencourt (2008), Guimarães (2012) and Saviani (2013) were fundamental, as they define and
organize the concepts related to education, the teaching of History, as well as the historicity of
Brazilian education. As for the approach to the curriculum field, curriculum theorizing is
understood in Silva (2005), Apple (2006) and Goodson (1997). For the articulation between
curriculum and History teaching, the debate focused on the concepts of curriculum modeling
discussed by Sacristán (2000). In the empirical analysis, based on this theoretical contribution,
document analysis was used, for which both legally constituted documents (BNCC and Curricular
Document of Goiás) were selected, as well as those modeled in the school environment (PPP,
lesson plan, proposal pedagogical), also the in-depth interview, applied in a semi-structured form
to the teacher responsible for the discipline of History in the 9th years of elementary school in the
researched school unit. According to the results achieved, we found that the predominant
approach in the curricular modeling analyzed is the traditional one, it denies the assumption that
a teacher education based on the principles of the development of historical awareness is
sufficient for its application in its curriculum modeling practice. It is concluded, from these results,
that the proposal for a transformative education needs to have as premises the guarantee of the
teaching autonomy in its practice and a formation based on the practice of curriculum modeling. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:kellenmorais.unb@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|