Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40447
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KellenCristinaFrançaMorais.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Francisco Thiago-
dc.contributor.authorMorais, Kellen Cristina França-
dc.date.accessioned2021-04-07T12:36:30Z-
dc.date.available2021-04-07T12:36:30Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.date.submitted2020-12-07-
dc.identifier.citationMORAIS, Kellen Cristina França. Currículo modelado e ensino de História: o lugar da consciência histórica no Ensino Fundamental em Niquelândia-GO. 2020. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40447-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo principal a compreensão da abordagem dada a consciência histórica (RÜSEN, 2001) na “modelagem de currículo” (SACRISTÁN, 2000), realizada pelos professores da disciplina de História no 9o ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino, do município de Niquelândia, Goiás, no período de março de 2019 a novembro de 2020. O problema central, que principia a pesquisa, constituiu-se da indagação: “De que maneira a consciência histórica é abordada no currículo modelado no Ensino de História no 9o ano do Ensino Fundamental em uma escola de Niquelândia, Goiás?” Para responder a esta questão partiu-se do pressuposto de que se o professor compreende as concepções da consciência histórica e sua formação inicial esteve pautada no desenvolvimento dessa consciência, estas abordagens estarão presentes na modelagem que este realiza nos currículos. Para o estudo, traçou-se um caminho metodológico inspirado no materialismo histórico dialético, com pesquisa de abordagem qualitativa, numa concepção crítica de currículo, tendo como ponto de partida a organização do “estado do conhecimento” que compreende o levantamento de publicações e estudos já realizados sobre as categorias principais desta pesquisa: consciência histórica, ensino de história e currículo. Trata-se de um estudo de caso em que se buscou compreender de forma aprofundada as aplicações da consciência histórica na prática docente enquanto modela seu currículo. Utilizou-se como procedimentos a pesquisa bibliográfica, para estabelecimento dos conceitos teóricos e metodológicos, e a pesquisa empírica, que verificou sua aplicação no ambiente escolar e de que forma estes conceitos são abordados na prática pedagógica docente. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se nos aportes teóricos de acordo com as categorias anunciadas. No que se refere à consciência histórica, analisa-se os conceitos de diferentes autores como Bergman (1990), Lee (1987), Aron (1984), Gadamer (1998), Pandel (1987), Heller (1993), assumindo-se a abordagem de Rüsen (2001, 2007) como base para este estudo. Foi realizada entrevista com o autor Jörn Rüsen, a quem tomamos como referência nas discussões sobre a consciência histórica para que, a partir do campo teórico, orientasse a prática da modelagem do currículo com vistas ao desenvolvimento desta consciência. Numa análise posterior, sobre o ensino de História, resgata-se a historicidade – conceito alinhado ao pensamento de Heidegger (2005) – do ensino de História na História da Educação brasileira, fazendo memória aos seus principais marcos e referenciais, a fim de que se possa compreender como a História se constituiu enquanto disciplina escolar e suas transformações no que se refere à sua utilização enquanto objeto de construção de identidade nacional, manutenção e legitimação das instituições de poder. Nesta perspectiva, os autores Bittencourt (2008), Guimarães (2012) e Saviani (2013) foram fundamentais, pois definem e organizam os conceitos referentes à educação, ao ensino de História, bem como a historicidade da educação brasileira. Quanto à abordagem do campo curricular, a teorização do currículo é compreendida em Silva (2005), Apple (2006), Goodson (1997), Silva (2017). Para a articulação entre currículo e ensino de História, centrou-se o debate nas concepções sobre modelagem de currículo discutida por Sacristán (2000). Na análise empírica, pautada neste aporte teórico, utilizou-se a análise documental, para a qual selecionou-se tanto os documentos legalmente constituídos (BNCC e Documento Curricular de Goiás), como os modelados no ambiente escolar (PPP, plano de aula, proposta pedagógica), também a entrevista em profundidade, aplicada em formulário semiestruturado à docente responsável pela disciplina de História nos 9o anos do Ensino Fundamental na unidade escolar pesquisada. Conforme os resultados alcançados constatamos que a abordagem predominante na modelagem curricular analisada é a tradicional, negando a pressuposição de que uma formação docente pautada nos princípios do desenvolvimento da consciência histórica seja suficiente para sua aplicação em sua prática de modelagem curricular caso este docente não possua autonomia no processo de modelagem do currículo. Conclui-se a partir destes resultados que a proposta de uma educação transformadora precisa ter como premissas a garantia da autonomia docente em sua prática e uma formação fundamentada na prática da modelagem de currículo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurrículo modelado e ensino de História : o lugar da consciência histórica no Ensino Fundamental em Niquelândia-GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo educacionalpt_BR
dc.subject.keywordConsciência históricapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation has as the main objective to understand the approach given to the historical awareness (RÜSEN, 2001) in “curriculum modeling” (SACRISTÁN, 2000), carried out by the teachers of History discipline in the 9th grade of Elementary School in a public school from the municipality of Niquelândia, Goiás, from March 2019 to November 2020. The central problem, which starts the research, was made by the question: "How is historical awareness addressed in the curriculum modeled in History Teaching in the 9th grade of Elementary School in schools in Niquelândia, Goiás?”. To answer this question, it was assumed that if the teacher understands the concepts of historical consciousness and his initial training was guided by the development of that awareness, these approaches will be present in the modeling that he/she performs in the curricula. For the study, a methodological path was traced, inspired by dialectical historical materialism, with qualitative approach research, in a critical curriculum conception, having, as a starting point, the organization of the “state of knowledge” that comprises the survey of publications and studies already carried out on the main categories of this research: historical awareness, history teaching and curriculum. It is about a case study in which we sought to understand in depth the applications of historical consciousness in teaching practice while modeling its curriculum. Bibliographic research was used as procedures to establish theoretical and methodological concepts, and empirical research, which verified its application in the school environment and how these concepts are addressed in teaching pedagogical practice. The bibliographic research was based on theoretical contributions according to the categories announced. With regard to historical consciousness, the concepts of different authors such as Bergman (1990), Lee (1987), Aron (1984), Gadamer (1998), Pandel (1987), Heller (1993) were analyzed, assuming Rüsen’s approach (2001, 2007) as the basis for this study. An interview was conducted with the author Jörn Rüsen, whom we took as a reference in the discussions on historical awareness so that, from the theoretical field, he could guide the practice of modeling the curriculum with a view to the development of this awareness. In a later analysis, on the teaching of History, historicity is recovered - a concept aligned with the thinking of Heidegger (2005) - from the teaching of History in the History of Brazilian Education, remembering its main landmarks and references, so that we can understand how History was constituted as a school discipline and its transformations with regard to its use as an object of construction of national identity, maintenance and legitimation of the institutions of power. In this perspective, the authors Bittencourt (2008), Guimarães (2012) and Saviani (2013) were fundamental, as they define and organize the concepts related to education, the teaching of History, as well as the historicity of Brazilian education. As for the approach to the curriculum field, curriculum theorizing is understood in Silva (2005), Apple (2006) and Goodson (1997). For the articulation between curriculum and History teaching, the debate focused on the concepts of curriculum modeling discussed by Sacristán (2000). In the empirical analysis, based on this theoretical contribution, document analysis was used, for which both legally constituted documents (BNCC and Curricular Document of Goiás) were selected, as well as those modeled in the school environment (PPP, lesson plan, proposal pedagogical), also the in-depth interview, applied in a semi-structured form to the teacher responsible for the discipline of History in the 9th years of elementary school in the researched school unit. According to the results achieved, we found that the predominant approach in the curricular modeling analyzed is the traditional one, it denies the assumption that a teacher education based on the principles of the development of historical awareness is sufficient for its application in its curriculum modeling practice. It is concluded, from these results, that the proposal for a transformative education needs to have as premises the guarantee of the teaching autonomy in its practice and a formation based on the practice of curriculum modeling.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:kellenmorais.unb@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.